expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

#Livros - A Espia da Rainha, de Philippa Gregory


#Livros - A Espia da Rainha, de Philippa Gregory

Sinopse

No Inverno de 1553, a jovem Hannah, uma judia de 14 anos, e o pai fogem para Londres perseguidos pela Inquisição Espanhola. Fixam-se nesta cidade e abrem uma livraria onde Hannah conhece o Lord Robert Dudley, um aristocrata influente. Dudley apercebe-se de que Hannah tem o dom de ver o futuro e leva-a para a corte para ser o bobo e espiar as irmãs, rivais e pretendentes ao trono, Mary Tudor e Elizabeth. 

Contratada como bobo, mas a trabalhar como espia, prometida em casamento a um judeu, mas apaixonada por Lord Robert Dudley, ameaçada pelas leis contra a heresia, traição e feitiçaria, Hannah tem que escolher entre a vida segura e tranquila de uma pessoa comum, ou a vida no centro das perigosas intrigas da família real. 

Opinião

Estamos de volta com um romance histórico da minha autora favorita dentro do género, Philippa Gregory. Voltamos aos Tudor, no reinado de Eduardo Tudor e acompanhamos a ascensão de Mary e os anos sangrentos do seu reinado. Tudo isto através dos olhos de uma menina que se infiltra na Corte e espia as irmãs, por ordem do ambicioso Dudley.

Hannah é judia e vive no temor das perseguições aos hereges e com pavor de ter o mesmo destino que a sua mãe. No entanto, a chamada para a Corte permite que conheça gente importante e veja como as intrigas são formadas em torno do trono da Inglaterra. Começa por ver a queda de Eduardo e os interesseiros agruparem-se em torno das candidatas, conforme os seus interesses.

Fica a conhecer Mary e Elizabeth, as irmãs rivais, cujo passado une e as diferenças separam. É uma jornada longa que a faz amar Mary e admirar Elizabeth, sentindo-se em falta com uma por gostar da outra. Como se a sua fidelidade e amor só pudesse ser dado a uma das princesas.

Entretanto, sente-se ainda mais dividida entre o seu amor pueril por Robert Dudley e o seu noivo judeu, que lhe oferece amor dentro das suas tradições, mas é um amor que a faz sentir presa a convenções com as quais não está habituada. O seu conflito interior é avassalador, pois conhecendo o coração dos homens, ainda assim, não consegue fugir da vontade de viver no centro do mundo e presenciar os acontecimentos que podem mudar a sua vida.

Como sempre, Gregory não falha na tarefa de nos envolver na trama, transportando-nos para uma época antiga, repleta de intrigas e de conspiradores, sempre colocando a perspectiva feminina no centro, como protagonista do seu tempo e das suas vidas. Numa época de rainhas, parece óbvia a importância das mulheres, mas que ficaram na História sob o olhar masculino e machista.

"Neste mundo, as ideias são mais perigosas do que uma espada desembainhada, metade delas são proibidas e a outra metade leva um homem a questionar a localização da própria Terra no centro do universo."

Esta é mais uma história incrível, deliciosa de se ler mas que, infelizmente, encontra-se esgotada em português. No entanto, podes encomendar o teu exemplar, em inglês, na Book Depository, com 9% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo. 

Outros livros de Philippa Gregory com opinião publicada no blog: 


A Senhora dos Rios
A Rainha Branca
A Rainha Vermelha
A Filha do Conspirador
A Princesa Branca
A Maldição do Rei

Catarina de Aragão
Três Irmãs, Três Rainhas
Duas Irmãs, Um Rei
A Herança Bolena
O Amante da Rainha
A Outra Rainha

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter