expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 25 de setembro de 2018

#Livros - Catarina de Aragão, de Philippa Gregory


#Livros - Catarina de Aragão, de Philippa Gregory

Sinopse

Catarina de Aragão nasce Catarina, Infanta da Espanha, de pais que eram reis cruzados. Aos três anos foi prometida ao príncipe Artur, filho e herdeiro de Henrique VII da Inglaterra, e é educada para ser princesa de Gales. Sabe que o seu destino é reinar sobre aquela terra distante, húmida e fria. A sua fé é posta à prova quando o futuro sogro a recebe no seu novo país com uma grande afronta; Artur parece ser pouco mais do que uma criança; a comida é estranha e os costumes vulgares. 

Lentamente, adapta-se à sua primeira corte Tudor, e a vida como mulher de Artur vai-se tornando mais suportável. Inesperadamente, neste casamento arranjado começa a nascer um amor terno e apaixonado. Mas, quando o jovem Artur morre, ela tem de construir o seu próprio futuro: como pode agora ser rainha da Inglaterra e fundar uma dinastia? Só casando com o irmão mais novo de Artur, o alegre, mas mimado Henrique. O pai e a avó de Henrique são contra e os poderosos progenitores de Catarina revelam-se de pouca utilidade. No entanto, Catarina possui um espírito lutador e indomável e fará qualquer coisa para alcançar o seu objectivo; mesmo que tal implique contar a maior das mentiras e mantê-la. 

Opinião

O tempo que andei à procura deste livro, que andava esgotado em toda a parte, até que recebi, no início deste ano, a notícia de que voltaria a ser publicado em Portugal com uma nova capa ainda mais bonita que a anterior. Foi uma notícia excelente e que muito me animou, especialmente, porque isso significou que a obra de Philippa Gregory está a ter o destaque que merece e novas traduções estão a ser feitas de livros inéditos que entretanto também têm saído para as livrarias. Enfim, só alegrias!

Este é um livro que, cronologicamente, está colocado no seguimento dos acontecimentos do livro Princesa Branca, mas o foco já não está na luta entre a casa de Lencastre e Iorque, mas no estabelecimento da dinastia Tudor como sucessores colocados de forma real e consistente no trono da Inglaterra. Afinal, estava claro o quanto o trono inglês era um lugar desejado e para o qual os pretendentes surgiam de toda a parte.

Aqui, o destaque é colocado no herdeiro do trono e filho primogénito de Henrique VII e na sua jovem esposa que chega de Espanha, filha dos reis cruzados, e tenta se adaptar a um país estranho e, a seus olhos, bárbaro e com estranhos hábitos e costumes. O próprio marido estava longe de ser um homem feito e parecia mais um menino frágil e com pouco interesse por ela.

Além da corte inglesa, que é normal nos ser apresentada nos livros desta autora, ao nos apresentar a infanta espanhola ela abre as portas para o que se passava nesse país, durante a cruzada que expulsou os muçulmanos da Península Ibérica e após a paz se instalar. A comparação não poderia ser mais oposta, tanto pelo clima e pela alimentação como pela cultura tão diferente da fria Inglaterra.

A jovem princesa, educada para ser a próxima rainha da Inglaterra, leva algum tempo a adaptar-se ao seu novo país e a aceitar o seu destino como algo que a poderia fazer feliz. Só que, quando se apaixona pelo marido e começa a planear o seu reinado a dois, vê-se viúva sem sequer ter se aproximado no trono pelo qual esperava.

As descrições que constroem a personalidade de Catarina são muito interessantes e complexas, mas as minhas favoritas são as que fazem o paralelo entre os dois irmãos, Artur e Henrique. Quando Catarina e Artur se casam, Henrique ainda era uma criança mimada e apaixonada, com a convicção de que todos os seus desejos deviam ser satisfeitos. A criança que nos é apresentada é o verdadeiro oposto do irmão que deveria ter sido rei, se a morte não tivesse chegado tão cedo.

Nunca o que poderia ter sido o futuro da Inglaterra nos é apresentado de forma tão clara, como quando conhecemos o príncipe Artur e o tão diferente e melhor era do que o seu irmão que acabou por herdar o trono e revolucionar um país pela voracidade dos seus desejos e pelo egocentrismo de quem se acha a pessoa mais importante da sua vida.

O livro acompanha a princesa viúva e a sua travessia no deserto, enquanto o seu destino era tão incerto que se viu obrigada a vender o seu dote para alimentar a sua casa e pagar as suas despesas. O pai não obrigava a um compromisso e o seu sogro não aceitava sustentar a infanta espanhola. Contudo, a sua paciência e determinação foi recompensada quando o rei Henrique VIII sobe ao trono e decide casar com a que tinha sido sua cunhada.

Assim, Catarina sente que o seu destino se cumpre e torna-se na rainha de Inglaterra que sonhou ser com Artur. Influencia o seu marido ao longo do seu reinado e tem um papel determinante no seu percurso, chegando a liderar um ataque defensivo contra a Escócia na ausência de Henrique. Mais uma vez acontece que, apesar de conhecermos o que a ficou registado na História e, portanto, sabermos como irá terminar a vida de Catarina de Aragão, ficamos agarrados ao enredo, presos na descoberto das personalidades díspares dos envolvidos.

Como sempre, Philippa Gregory não desilude e continua a erguer o seu lugar no meu coração como a melhor autora de romance histórico que conheço. No seguimento desta leitura apaixonante, tenho dois livros na minha lista de desejos imediatos que são O Juramento da Rainha, que retrata a ascensão da mãe de Catarina e que já ocupa a minha mesa de cabeceira nas últimas noites, e A Maldição do Rei, livro da mesma autora que parece tratar do que acontece depois deste livro.

Depois de tanto te falar desta autora, já te rendeste aos seus livros? Qual o livro de Philippa Gregory que queres muito ler?

"Parece-me que ele foi mais inteligente do que eu - trouxe consigo o amor pela sua terra, e reconstrói a sua 'casa', em qualquer lugar onde esteja. Na minha ânsia de ser a Rainha Catarina da Inglaterra, desisti de ser Catarina de Espanha." 

Podes encomendar o teu exemplar na Wook, com 10% de desconto em cartão e portes grátis, ou comprar a versão em inglês na Book Depository, com 9% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo.

Outros livros de Philippa Gregory com opinião publicada no blog:


A Senhora dos Rios
A Rainha Branca
A Rainha Vermelha
A Filha do Conspirador
A Princesa Branca

Duas Irmãs, Um Rei
A Herança Bolena
O Amante da Rainha
A Outra Rainha

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter