expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 22 de outubro de 2019

#Livros - O Hobbit, de J. R. R. Tolkien


#Livros - O Hobbit, de J. R. R. Tolkien

Sinopse

O Hobbit é a história das aventuras de um grupo de anões que vão à procura de um tesouro guardado por um terrível dragão. 
São relutantemente acompanhados por Bilbo Baggins, um hobbit apreciador do conforto e vida calma. Encontros com elfos, gnomos e aranhas gigantes, conversas com o dragão, Smaug, o Magnífico, e a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das experiências por que Bilbo passará. O Hobbit é não só uma história maravilhosa, como o prelúdio a O Senhor dos Anéis

Opinião

Agora está na hora de regressar aos clássicos e logo com um autor incrível como J. R. R. Tolkien, que nos trouxe todo um mundo novo, repleto de fantasia e criaturas mágicas. Ainda na adolescência, tentei ler O Senhor dos Anéis, sem ter muito sucesso. Achei demasiado complexo e descritivo e acabei por ficar apenas pelos filmes na época. 

Entretanto, decidi voltar a este autor e começar pelo início da história com O Hobbit. Trata-se de um livro mais curto e de leitura rápida, com uma linguagem muito acessível, especialmente tendo em conta que foi criado como história para ser lida aos filhos do autor. Não penses que é infantil, nada disso. É uma aventura espectacular e cheia de elementos maravilhosos, mas sem palavras ou expressões difíceis. 

Podes ler a minha opinião sobre Orgulho e Preconceito

Aqui ficamos a conhecer um pouco sobre os hobbits e o seu modo de vida pacato, o seu gosto por boa comida e lugares confortáveis e o quanto apreciam as suas rotinas, temendo tudo o que os afaste delas. Somos também apresentados ao misterioso Gandalf e aos tumultuosos anões. Este estranho grupo reúne-se pela necessidade de encontrar mais um elemento para os acompanhar na jornada longa que pretendem iniciar. 

Os anões consideram o hobbit um elemento inútil, mas aceitam a sua companhia para evitar serem treze, algo de pouca sorte para uma aventura que tanta sorte exige. Afinal de contas, a viagem é longa e repleta de perigos, e o destino igualmente perigoso, dado que os aguarda um dragão que guarda o tesouro que os anões pretendem reconquistar. 


Ficamos também a conhecer os elfos, gnomos e outras criaturas sombrias. Algumas bastante familiares, mesmo para quem apenas viu os filmes. Ficamos também a saber como o famoso anel foi parar às mãos de Bilbo e como ele usou esse poder para contornar problemas e salvar os seus companheiros de viagem em diversas ocasiões. 

São pouco mais de duzentas e cinquenta páginas, onde as aventuras se sucedem a um ritmo alucinante e torna impossível parar de ler. Fiquei tão entusiasmada com esta leitura que fiquei a morrer de vontade de ler tudo e, especialmente, a trilogia incontornável, O Senhor dos Anéis

Podes ler também a minha opinião sobre O Grande Gatsby

"É uma coisa estranha, mas das coisas que são boas de ter e dos dias que são bons de passar depressa se fala e pouco se ouve; enquanto as coisas que são desconfortáveis, palpitantes e até sinistras, podem dar uma boa história e levar muito tempo a contar."

Este livro encontra-se esgotado em Portugal, infelizmente, mas podes encomendar o teu exemplar, em inglês, na Book Depository, com 6% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo. 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter