expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 11 de setembro de 2018

#Livros - A Outra Rainha, de Philippa Gregory


#Livros - A Outra Rainha, de Philippa Gregory

Sinopse

Com a característica combinação de magnífica narrativa com um contexto histórico autêntico, Philippa Gregory dá vida a esta época de grandes mudanças, numa fascinante história de traição, lealdade, política e paixão. 

Maria Stuart, Rainha dos Escoceses, está em prisão domiciliária em casa de Bess de Hardwick, recém-casada com o Conde de Shrewsbury, mas continua a lutar para recuperar o seu reino.
Maria é Rainha da Escócia mas foi forçada a abandonar o seu país e a refugiar-se na Inglaterra, governada pela sua prima Isabel. Nesta época, a Inglaterra é um país com um protestantismo mal alicerçado, pressionado pelo poder da Espanha, da França e de Roma, e a presença de uma carismática governante católica pode ser perigosa. Cecil, o conselheiro-mor da Rainha Isabel, concebe então um plano para que Maria viva enclausurada com a sua cúmplice, Bess de Hardwick. 

Bess é uma mulher empreendedora, uma sobrevivente perspicaz, recém-casada com o Conde de Shrewsbury (o seu quarto marido). Mas que casamento resiste aos encantos de Maria? Ou à ameaça de rebelião que a acompanha a todo o momento? No seu cativeiro privilegiado, Maria tem de aguardar pelo regresso à Escócia e pelo reencontro com o seu filho. Mas esperar não significa nada fazer! 

Opinião
Depois de me ter debruçado sobre a série Guerra dos Primos, retorno aos Tudor com o último livro publicado por Philippa Gregory sobre a mais interessante época da monarquia inglesa. Pela parte que me toca, não me canso de ler os livros desta autora, que transforma a História em enredos interessantes e empolgantes.

Estamos no reinado de Isabel I e somos apresentados à sua prima, a Rainha da Escócia. Mais jovem, mais bela, em idade fértil, católica e com direito ao trono da Inglaterra. Em suma, tinha todos os ingredientes para estar numa posição delicada na Inglaterra da prima. Afinal, Isabel era conhecida por ser ciumenta e querer todas as atenções concentradas na sua pessoa. Nada lhe desagradava mais do que ter como hóspede esta outra rainha que poderia mobilizar os católicos que ainda viviam escondidos no seu reino.

O relato é nos feito pela Rainha Maria e pelos seus anfitriões em Inglaterra que assistem à destruição da sua fortuna para manter a outra rainha e a sua corte. Apesar das diferenças que separavam estas rainhas e que as colocavam em rota de colisão, tinham também muitas características comuns, como a teimosia, o desejo de vencer e a capacidade de conspirar em prol dos seus interesses. A ambição destas rainhas era infinita e tornou impossível que vivessem em harmonia, tão grande era a desconfiança que tinham uma pela outra.

Este conflito prolongou-se nos anos, ficando Maria dos Escoceses a viver como prisioneira em Inglaterra, sem que a prima fosse capaz de a colocar no trono ao qual ela pretendia voltar. No entanto, na Escócia os nobres não queriam aceitar o regresso da rainha que expulsaram sem negociar o melhor que podiam os seus privilégios e a sua nova religião.

Contudo, Maria não estava habituada a esperar, especialmente quando acreditava que se tratava de algo que lhe pertencia de pleno direito. Como tal, conspirava para voltar ao seu lugar de todas as formas que sabia e aliando-se a todos os planos de fuga que lhe propunham. Não terá sido uma atitude sensata pois estava presa na Inglaterra de Cecil e dos seus espiões, que se multiplicavam e se podiam encontrar por todo o lado e faziam chegar aos ouvidos do seu chefe tudo o que se fazia e dizia no reino e até fora dele.

O clima foi-se intensificando e tornando cada vez mais tensas as relações entre as duas primas e rainhas. Uma sem trono e prisioneira, a outra no trono da Inglaterra, mas sem ter ainda casado e dado um herdeiro à coroa e à Casa Tudor. É neste clima de conspirações constantes e de espiões por toda a parte que este livro se passa e onde nos é contada a história dos anos em que a Rainha da Escócia viveu sob a alçada de Inglaterra de Inglaterra.

Aqui não existem inocentes, pois cada um dos intervenientes procurava o seu proveito próprio. O problema é que a prisioneira encontrava-se numa posição mais frágil que Isabel e, por isso mesmo, foi a derrotada nesta disputa que levou longos anos e poderia muito bem ter colocada a Inglaterra de regresso à religião antiga.

Apesar de termos duas rainhas poderosas e que deslumbravam o povo neste livro, a figura de Bess é igualmente ou até mais interessante do que elas. É admirável esta mulher que, tendo origens humildes, foi capaz de obter uma fortuna e tornar-se proprietária de terras e uma mulher respeitada por quem com ela fazia negócios. Empreendedora, uma mulher à frente do seu tempo e que se soube casar obtendo o máximo de proveito de cada um dos seus maridos.

Como vem sendo hábito, a autora coloca as mulheres no centro das suas tramas, dando-lhes o protagonismo que merecem e contando a História com uma visão feminina dos acontecimentos. De novo, mesmo sabendo os factos históricos e qual o destino dos intervenientes neste livro, o interesse não se encolhe por causa disso. A forma brilhante como nos consegue prender à narrativa e os retratos que faz da época são algumas das razões que tornam Philippa Gregory a minha autora favorita de romances históricos.

Já te rendeste a esta autora? Que outros romances históricos já leste? 

"Uma rainha que pretende manter as suas terras tem de ser mais terrena. Uma rainha que espera sobreviver ao ódio que todos os homens sentem naturalmente pelas mulheres que contradizem a lei de Deus colocando-se na posição de líderes tem de ser uma rainha semelhante a uma pedra, algo terreno. A minha própria rainha está enraizada no seu poder. É uma Tudor com todos os seus apetites mortais e ambição terrena. A minha rainha Isabel é um ser extremamente sólido, tão terrena como um homem. Mas esta é uma rainha etérea e angelical. É uma rainha de fogo e fumo."

Infelizmente, este livro encontra-se esgotado em Portugal e ainda não foi lançada nova edição do mesmo. Por isso mesmo, resta-te a opção de comprar o livro usado em português ou encomendar na Book Depository, a versão em inglês, com 21% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo.

Aproveita para descobrir Onde comprar livros ao melhor preço e fazer um bom negócio. 

Outros livros de Philippa Gregory com opinião publicada no blog:


A Senhora dos Rios
A Rainha Branca
A Rainha Vermelha
A Filha do Conspirador
A Princesa Branca

Duas Irmãs, Um Rei
A Herança Bolena
O Amante da Rainha

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter