expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

6 Dicas para ler mais e melhor


6 Dicas para ler mais e melhor

Devo dizer que sou leitora desde muito cedo e esse foi um prazer que cresceu comigo ao longos dos anos e a cada novo livro terminado. É das melhores formas de passar o tempo sem precisar de companhia. Viajamos sem sair do lugar, aprendemos coisas diferentes a cada leitura, inclusive nas releituras. Talvez seja mesmo um dos meus passatempos favoritos de um modo geral. 

No entanto, sei bem que não é assim para toda a gente. Tenho consciência de que existe muita gente que tem verdadeira aversão a todo e qualquer livro, especialmente os clássicos e que consideram tijolos todos os livros com mais de 200 páginas. Acredito que não imaginam o que estão a perder, caso contrário teriam muito mais motivação para criarem os seus hábitos de leitura. 

Portanto, para quem anda com vontade de começar a ler mais e conquistar o prazer da leitura, decidi partilhar algumas dicas que podem ajudar na criação dessa rotina. Mesmo para quem já ganhou o gosto por esta actividade, poderá encontrar aqui dicas para conseguir ler mais páginas e mais livros em menos tempo e até a conseguir cumprir os seus objectivos de livros por mês ou por ano. Vamos a elas? 

1. Decide os teus hábitos de leitura


O primeiro passo é criares uma rotina onde conste um lugar específico onde vais ler e um horário. É importante que o espaço seja agradável e confortável, de forma a que o teu cérebro associe o acto de ler com algo positivo. O horário também é importante para não ficares a adiar eternamente sem que pegues no livro uma vez que seja durante todo o dia. O ideal é começares por definir um horário matinal, se te for possível. 

Pessoalmente, gosto de ler na cama antes de dormir e é esse o meu ritual diário de leitura. Para quem ainda não tem esse hábito consolidado é mais difícil implementar neste horário porque é mais fácil encontrar desculpas para evitar, mas comigo funciona muito bem. 

6 Dicas para ler mais e melhor

2. Tem um livro sempre contigo


Esta é uma dica essencial e que te vai ajudar a apreciar a leitura enquanto foges dos momentos de tédio que todos temos ao longo do dia. Actualmente, usamos esses momentos para ficar agarrados ao telemóvel e, regra geral, ficamos ali a perder tempo nas redes sociais ou em jogos aleatórios. Se trouxeres um livro sempre contigo poderás aproveitar o tempo que passas nos transportes públicos, nas filas de espera, na tua hora de almoço no trabalho ou qualquer momento mais morto do teu dia. E nem a desculpa do peso te vai servir porque existem imensos livros pequenos, leves e com menos páginas, sem falar nos ebooks que podes ler até no teu telemóvel. 


3. Começa com 20 páginas por dia


Para quem ainda lê devagar ou não dispõe de muito tempo, o ideal é começar com objectivos pequenos como é o exemplo de vinte páginas. Claro que, quando um livro te pegar a jeito, vais dar por ti a ler sem conseguir parar e sem pensar nas horas mas, até esse dia chegar, vinte páginas permitem que consigas ler um número simpático de livros por mês. 

Pela parte que me toca, gosto de ler sem ter esse limite, o que nem sempre é possível. Quando tenho de acordar cedo e não posso me esticar, defino um limite de cinquenta páginas para me obrigar a parar, o que só faço quando esse capítulo termina. Manias de leitor, eu sei. 

6 Dicas para ler mais e melhor

4. Elimina distracções


Seja qual for a actividade a que te propões, é muito fácil encontrar distracções que fomentam a procrastinação. Logo, quando falamos de implementar hábitos de leitura o caso não é diferente. Quando fores para o teu espaço dedicado à leitura, trata de te manter afastada da televisão, do computador e do telemóvel. Colocar no silêncio ou em modo de voo também serve para que a tua atenção não disperse das páginas que precisas de ler nesse dia. 


5. Marca as páginas e faz anotações 


Para que tires mais proveito da leitura e retenhas os momentos mais especiais ou as frases que mais te tocaram podes e deves marcar o teu livro. Se isso não te incomoda, podes sublinhar o livro ou usar marcadores. Se fores como eu, que não gosta muito de fazer essas marcações nas próprias páginas do livro, podes usar aqueles marcadores ou post-its e destacar passagens que consideras importantes, úteis ou qualquer outra coisa que te passe pela cabeça. 

Esta é uma técnica que me ajuda muito na hora de escrever as opiniões por aqui e sei que outros produtores de conteúdo também a usam, mas acho que também pode ser útil mesmo para quem lê apenas por prazer. Além de que é muito revelador voltar a pegar num livro que se leu no passado e ver que passagens destacámos. Será uma experiência interessante e que mostra a pessoa que éramos na altura ou o que estava a acontecer na nossa vida na época. 

6. Lê sobre temas que gostas


Esta dica pode parecer óbvia, mas nunca é demais lembrar porque não falta quem goste de complicar o que é simples. Olha para os teus interesses e passatempos, coisas que te dão prazer, e procura livros sobre esses assuntos. Se gostas de desporto, procura dentro dessa temática. Se gostas de artesanato, existem imensos livros sobre isso. Se preferes viajar, procura livros de viajantes. Acredita, existem livros sobre todos os assuntos que possas imaginar. Queres apostar? Deixa um comentário com a tua área de interesse que vou te responder com sugestões literárias. 

Entretanto, inspira-te com estes Livros para ler no Dia da Mulher (e não só)

Agora, espero que estejas neste momento a pôr todas estas dicas em prática e te tornes um leitor melhor para teu próprio proveito. Qual achaste mais útil no teu caso? E que outras dicas tens para partilhar? 

4 comentários:

  1. Uma mão cheia de boas sugestões! Não gosto de marcar nos livros mas compro daqueles bloquinhos que parecem pequenos livros e aí escrevo tudo o que me chama a atenção nas páginas que leio. Este Verão deitei a mão a uma colecção de livros clássicos e tem sido uma redescoberta - porque alguns eu já conhecia. São pequenos, 27, em duas noites leio. Hei-de escrever sobre isso, mas só quando terminar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu também não escrevo nos livros mas tenho sempre marcadores e esses blocos de notas.
      Fiquei muito curiosa e mal posso esperar para ver o que tens andado a ler :)

      Eliminar
    2. São mesmo velharias! Escreverei sobre isso, sim, mas ainda faltam uns tantos para acabar!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter