expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 27 de agosto de 2019

#Livros - O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald


#Livros - O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald

Sinopse

A existência de F. Scott Fitzgerald coincide literariamente com os dois decénios que separam as duas guerras, repartindo-se entre a América onde nasceu, numa pacata cidade do Middle West, no Minnesota, e a França, onde viveu durante vários anos com a família. O seu nome evoca-nos uma geração que associamos à lendária idade do jazz, vertiginosa e fútil. Fitzgerald pertenceu a essa geração, foi um dos seus arautos. A sua vida tão precocemente visitada pela fama, e tão cedo destruída, é a carne e o sangue de que é feita a sua obra. O Grande Gatsby é o seu maior romance, talvez porque nele se fundem com rara felicidade essa matéria-prima, a sua própria experiência de vida, e uma linguagem de grande qualidade poética.

Opinião

Continua a minha saga para ler mais clássicos da literatura, decisão que me tem feito descobrir obras e autores incríveis, sem nada de complicado ou assustador. Tem sido uma aventura muito interessante e à qual tenho dedicado mais tempo e atenção em 2019 e que pretendo que se mantenha pelos anos vindouros. Se ainda tens medo dos clássicos, não sabes o que andas a perder! 

Ainda por cima, neste caso em concreto, estamos a falar de um livro com menos de duzentas páginas que se consegue ler de uma assentada. Aliás, tirando os dois ou três capítulos iniciais, tudo acontece de forma vertiginosa e fica muito difícil parar de ler. Queremos saber sempre mais sobre o passado e o futuro das personagens principais, e como irá terminar o triângulo amoroso que pode também ser considerado um quadrado.

Descobre a minha opinião sobre o filme O Grande Gatsby

Tudo começa com o narrador, Nick Carraway, que nos conta o que aconteceu na Primavera de 1922, quando decidiu ir para Nova Iorque iniciar uma nova carreira. Durante esse período conheceu a personagem que dá nome ao livro e que o assombrou e lhe causou também alguma repulsa, por vezes. Chegado a Nova Iorque e depois de se instalar numa casa simples mas do lado dos novos ricos, aceita o convite da prima e do amigo com quem estudou em Yale, casal pertencente às famílias antigas e ricas dos Estados Unidos. 

É nesse jantar que ficamos a conhecer a célebre Daisy e os seus encantos, bem como o seu marido rico e desportista. Nessa noite, o nosso narrador descobre também que, apesar da beleza de Daisy, Tom tem uma amante na cidade. Somos ainda apresentados a Jordan, amiga de Daisy e Tom, que irá tornar-se no interesse amoroso de Nick. Mas de Gatsby só temos o nome e algumas referências misteriosas durante este relato que só aumentam a nossa ansiedade para que o próprio faça, finalmente, a sua aparição na história. 

Por fim, acontece que Nick é convidado para as festas megalómanas da casa ao lado e conhece o famoso Gatsby e todos os rumores e todas as histórias que se contam a seu respeito. Com tanta intriga, a verdade parece impossível de alcançar e temos a sensação de ver o protagonista envolto num nevoeiro que não nos deixa distinguir quem de facto é e a sua verdadeira índole. 


Com o encontro percebemos qual o verdadeiro interesse de Gatsby em Nova Iorque e no humilde Nick. Tudo se resume ao seu desejo de reencontrar Daisy, que conheceu muito antes dela se casar e constituir família, com quem perdeu o contacto devido à guerra mas de quem nunca se esqueceu. É aqui que tudo se adensa, pois Gatsby pede que Nick convide Daisy para tomar chá na sua casa para que a possa encontrar sem que ela saiba ao que vem. Apesar de dividido, Nick acede ao pedido e a partir daqui não te conto mais nada, apenas que daqui em diante não vais conseguir parar de ler. 

Apesar de estarmos nos loucos anos 20, nada de explicitamente é dito que remeta a sexo ou nada do género. Fitzgerald é subtil nas suas referências a esses momentos e, apesar de alguma pompa na sua escrita tem, certamente, muita beleza poética. São tantas e tão bonitas que é preciso refrear a vontade de assinalar todas as páginas. Existe sempre um certo tom melancólico que talvez seja reflexo da personalidade e da experiência de vida do autor e que balança muito bem com toda a loucura do que acontece, como as festas extravagantes e a quantidade de dinheiro que todos parecem ter de forma fácil e sem esforço.

Para uma análise mais completa e com informações técnicas podes ver o vídeo do Literatura Fundamental da UNIVESP sobre esta obra. 

Foi um prazer descobrir a obra mais famosa deste autor e perceber as razões que a tornaram num clássico da literatura americana. Ainda por cima não se trata de um calhamaço, por isso, não tens desculpas para fugir dele! Vais ler ou já leste O Grande Gatsby? 

"É invariavelmente uma triste experiência, isto de olhar com os olhos diferentes para coisas sobre as quais já havíamos exercido os nossos próprios dons de ajustamento."

Podes encomendar o teu exemplar na Wook,  com 20% de desconto imediato. Existe também uma versão bilíngue, que está com 10% de desconto em cartão e portes grátis, que podia muito bem vir morar para minha casa de tão linda que é. Mas se preferes a versão original, podes encomendar na Book Depository, com 9% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo.  

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter