expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

#Livros - Orgulho e Preconceito, de Jane Austen


#Livros - Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Sinopse

Orgulho e Preconceito é o romance mais conhecido de Jane Austen. Embora o universo que retrata seja circunscrito - a sociedade inglesa rural da época -, graças ao génio de Austen o seu apelo mantém-se intacto. É uma história de amor poderosa, entre Elizabeth Bennet, a filha de espírito vivo e independente de um pequeno proprietário rural, e Mr. Darcy, um aristocrata altivo da mais antiga linhagem. Mas é também uma deliciosa comédia social, à qual estão subjacentes temáticas mais profundas. A sua atmosfera é iluminada por uma jovialidade contagiante, por uma variedade de personagens e vozes que tornam o enredo vibrante e constantemente agitado pelo elemento surpresa, pela genialidade da inteligência e da ironia de Austen. 

Opinião

E cá estou eu na minha caminhada pelos clássicos da Literatura mundial que me faltam ler e aproveitando para deles falar no blog. Não sou uma fundamentalista que defende que só os clássicos são bons e que tudo o resto não presta para nada. Pelo contrário, acredito que o importante é ler. Não importa o quê. Mesmo que sejam livros de qualidade duvidosa. Pois penso que só conhecendo o mau se pode valorizar e tirar verdadeiro prazer do bom que nos vem parar às mãos.

É o caso do livro mais famoso de Jane Austen, Orgulho e Preconceito. Embora tenha visto o filme, passados tantos anos, isso não atrapalhou em nada a surpresa da leitura. Até porque os finais dos romances são, regra geral, bastante previsíveis. Raros são os que, de facto, surpreendem. O que importa são os acontecimentos e peripécias que sucedem entre o início e o desfecho esperado e desejado pelo leitor.

Desde 2016, quando enumerei os 20 clássicos que me faltam ler, que queria muito agarrar na obra de Jane Austen e neste livro em particular. Devo dizer, em abono da verdade, que a edição que li não é das melhores. Não só pela qualidade e beleza do livro, mas sobretudo por causa da tradução que deixa muito a desejar. Serviu para me iniciar na autora, mas pretendo, logo que seja possível, comprar uma edição melhor. Como por exemplo esta edição bilíngue e de capa dura, que ficava a matar na minha estante!

Antes de mais, é preciso colocar este livro no contexto da sua época. Afinal, Austen é fruto do seu tempo, embora tenho um olhar crítico sobre a sociedade onde se insere. Em Orgulho e Preconceito, ficamos a conhecer Elizabeth Bennet, uma jovem inteligente e de língua aguçada, segunda filha de uma família de classe média, que vivia num meio rural. Este é um livro repleto de humor, embora os melhores momentos cómicos são protagonizados pela mãe Bennet, que é desprovida de qualquer ponderação, falando o que pensa sem se preocupar com quem a rodeia.

No lado oposto temos o cosmopolita, rico e orgulhoso Mr. Darcy, que se encanta contra a sua vontade pela nossa protagonista. Apesar de lhe reconhecer todas as qualidades, tem muita dificuldade em aceitar a sua família, o meio onde se movimenta e a sua falta de recursos financeiros. Enquanto tenta lutar contra o que sente, muitos mal entendidos surgem no caminho e impedem que seja bem recebido pela sua amada quando lhe declara o seu amor.

Primeiro quero destacar os diálogos brilhantes que se podem encontrar neste livro. São deliciosos e, assim que terminam, só temos vontade de voltar a ler e absorver tudo o que dentro deles se encerra. Essa é uma das razões que fazem deste livro intemporal e que lhe garantiram o título de clássico da Literatura. A outra razão é a forma subtil e irónica como Jane Austen critica a sociedade, as mulheres e o casamento.

Não se trata de uma critica aberta, mas de algo subliminar que se percebe pela voz do narrador. Na época, para as mulheres o casamento era uma forma de garantir a segurança financeira. Uma mulher que não arranjasse marido, ficava refém da boa vontade da família. Sem um marido que lhe garantisse o sustento, um tecto e comida na mesa, era muito difícil uma mulher sobreviver condignamente. Essa mentalidade está bem expressa ao longo de todo o livro, mas sempre polvilhada com o picante da ironia bem disposta, como uma alfinetada que critica o que está estabelecido.

Se queres saber mais sobre este livro, aconselho-te a ver este vídeo, e a assistir a uma análise mais técnica e conhecedora da obra e da própria autora. Pela minha parte, fiquei rendida a este livro incrível e já decidi que quero ler tudo o que esta mulher escreveu. E tu, já leste Jane Austen? Qual o teu livro favorito da autora?

"(...) a perda de virtude numa mulher é irreparável, que um passo em falso pode causar-lhe a maior das ruínas, que a sua reputação é um bem tão frágil como belo, e que uma mulher não pode ter um comportamento demasiado precavido contra os indignos membros do sexo oposto." 

Podes encomendar o teu exemplar na Wook, com 10% de desconto em cartão e portes grátis, ou na Book Depository, com 16% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo. 

6 comentários:

  1. Apenas vi o filme alguns anos atrás e foi uma boa experiência, o livro eu ainda não tive a oportunidade de ler por falta de tempo e programação, mas adoraria um dia poder fazê-lo

    blog: https://acoisaminha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Dos teus 20 clássicos só li um, tenho que fazer uma lista assim :)

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual leste?
      Quando fizeres, partilha para poder dar uma olhada ;)

      Eliminar
  3. Jane Austen é a deusa absoluta da literatura! Uma mulher a frente de seu tempo e Orgulho e Preconceito é uma obra prima <3

    http://assunto-infinito.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este foi o primeiro livro da autora que li e fiquei rendida. Agora só quero ler tudo o que esta mulher escreveu!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter