expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

#Livros - Imortal, de José Rodrigues dos Santos


#Livros - Imortal, de José Rodrigues dos Santos

Sinopse

Um cientista chinês anuncia de surpresa o nascimento de dois bebés geneticamente modificados. Logo a seguir é raptado. A imprensa internacional interroga-se, os serviços secretos mexem-se. 

Tomás Noronha é interpelado em Lisboa por um desconhecido. Pertence à agência americana de tecnologia, DARPA, e revela-lhe um projecto secreto inspirado no Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. 

De repente, o apartamento onde ambos se encontram explode e o metro para onde fogem sofre uma colisão mortífera. O mundo parece enlouquecer e Tomás torna-se testemunha do maior acontecimento da história da humanidade. 

Transcendência. 

A nova aventura do grande herói das modernas letras portuguesas mostra-nos o momento em que a máquina supera o homem. A Singularidade. 

Estará a humanidade à beira do fim? 
Ou perante um novo início? 

Baseado na pesquisa científica mais avançada, José Rodrigues dos Santos mostra-nos como a ciência está perto do seu maior feito: acabar com a morte. 

Como viver para sempre.

Imortal traz-nos o escritor favorito dos portugueses no apogeu do seu imenso talento. Uma aventura de cortar a respiração que nos desvenda o extraordinário destino da humanidade. 

Opinião

Finalmente pus as mãos em cima do último livro de José Rodrigues dos Santos e devorei o dito em três ou quatro dias de tão bom e interessante que é. Embora ler este autor seja sempre como ter uma aula particular, desta vez os assuntos científicos são tão profundos que requerem alguma atenção redobrada durante a sua leitura. Não por falta de interesse, bem pelo contrário, mas porque os termos técnicos são mais que muitos e eu sou uma leiga nessas coisas da ciência.

Todo o livro gira em torno dos progressos alcançados devido à evolução da Inteligência Artificial e nas consequências que esses avanços trazem e irão trazer para a Humanidade. Afinal, estamos perante uma revolução que afecta todas as vertentes das nossas vidas e da nossa forma de estar. Aliás, estamos perante algo que altera tudo o que conhecemos e tudo o que damos por garantido agora.

Podes ler também a minha opinião sobre Origem, de Dan Brown

O mistério começa com o cientista chinês que, após fazer uma revelação bombástica e reveladora da posição da China no assunto da Inteligência Artificial, é raptado e o seu paradeiro é desconhecido do resto do mundo. Depois deste prólogo, a narrativa segue e alterna-se entre o nosso já conhecido Tomás Noronha e o próprio cientista misterioso.

"Lá diz o ditado, por vezes encontramos o destino no sítio que mais queremos evitar."

Assim sendo, os acontecimentos alternam-se entre a nossa Lisboa e a vigiada China, com toda a tecnologia posta ao serviço do Governo para controlar os seus habitantes e até os turistas. É um contraste absoluto e até chocante de observar e que nos faz pensar nos riscos de permitir o uso intensivo de câmaras e telemóveis que nos identificam pelo rosto, pelas impressões digitais ou pelos dados pessoais.

Podes ler ainda a minha opinião sobre a biografia de Leonardo da Vinci

Pelo meio da aula particular sobre estas novas tecnologias que todos os dias são desenvolvidas a um ritmo que nenhum ser humano consegue acompanhar na totalidade, segue-se uma perseguição digna de um filme de James Bond que coloca Lisboa em estado de sítio de uma forma difícil de imaginar, tão pacífica é a nossa capital. Aliás, no final deste livro, fiquei novamente com a sensação que o azar do nosso autor é ser português, porque se isto fosse escrito por um autor americano ou britânico já teriam sido comprados os direitos e teríamos uma série de filmes sobre o Tomás Noronha.

"Na corrida à inteligência artificial, man, toda a gente sabe que a América inventa, a China copia e a Europa regula. A inovação não existe na Europa. Qualquer génio europeu tem de emigrar para a América para apostar na inovação pois aqui não consegue fazer nada de nada, tantas são as restrições e os desencorajamentos." 

Devo dizer que esta foi uma leitura fascinante, mais do que pelas aventuras e acontecimentos pouco típicos de Portugal, mas por explorar o futuro da Humanidade de uma forma que discutimos muito pouco, sempre com o pensamento de que essa realidade será numa futuro distante e que não nos afecta. A verdade é que esse futuro está a acontecer neste momento, sem que nos apercebamos, e não nos é incutida nenhuma consciência das consequências dos nossos actos.

Já leste o novo livro de Rodrigues dos Santos? O que achaste de Imortal? 

Podes encomendar o teu exemplar na Wook, com 10% de desconto imediato. 

Outros livros de José Rodrigues dos Santos com opinião publicada: 


A Ilha das Trevas
O Codex 632
Anjo Branco
O Homem de Constantinopla
Um Milionário em Lisboa
A Mão do Diabo
Vaticanum
As Flores de Lótus
O Pavilhão Púrpura
O Reino do Meio
Sinal de Vida
A Amante do Governador

2 comentários:

  1. Também já li esse livro, e apesar de concordar que é uma leitura fascinante, nunca mais li livros dele. Não sei explicar, não gosto muito do seu estilo de escrita.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho a sensação que ele escreve como quem dá uma aula e adapta todo o enredo a esse método. Pessoalmente, gosto pelos assuntos que aborda, mas percebo que nem sempre possa funcionar como técnica de ficção.
      Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter