expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

#Livros - Persuasão, de Jane Austen


#Livros - Persuasão, de Jane Austen

Sinopse

É em Persuasão, o último romance acabado de Jane Austen, que encontramos a sua heroína mais notável - Anne Elliot. Sobre ela escreveu, um dia, a autora: «Ela é quase demasiadamente boa para mim.»

No entanto, naquela que é a sua obra mais amadurecida, que descreve uma órbita de afastamento nítida em relação ao tom predominantemente satírico dos seus anteriores romances, Jane Austen trata o carácter e os afectos da protagonista de uma forma que, sem perder totalmente de vista a ironia, é, sem sombra de dúvida, muito mais terna, e anuncia já uma percepção mais aberta e dinâmica da personalidade e comportamentos humanos. 

Uma história de amor, desenvolvida com profundidade e subtileza, proporciona o campo ideal para um estudo reflectido, que sustenta na sua linha de horizonte o complexo relacionamento entre os dois sexos, e no qual homem e mulher surgem como seres moralmente análogos. 

Opinião

Este foi o último livro que terminei de ler em 2019 e cuja opinião tem sido adiada por demasiado tempo. Foi o segundo livro de Jane Austen que li e, apesar de menos famoso, está longe de ter menos qualidade. É, claramente, um livro mais maduro e com personagens ainda mais profundas e invulgares.

A ironia e o sarcasmo são marcas que se encontram em toda a obra desta autora inglesa, mas neste caso está presente de forma muito mais subtil. Quase como se, mesmo criticando a sociedade da sua época, o foco estivesse muito mais voltado para esta protagonista e empenhada em criar uma mulher mais madura, que aprendeu com os seus erros da juventude e pronta para assumir as consequências do que daí venha.

Vê também a minha opinião sobre Orgulho e Preconceito

Primeiro, é preciso referir que Anne Elliot vive numa família onde está longe de se enquadrar. O pai e a irmã mais velha vivem para as aparências, tanto no que toca à beleza física como da posição social que julgam ocupar na sociedade, sempre procurando viver acima das suas reais posses económicas. Nas suas preocupações repletas de futilidade, quase se esquecem da mais nova Anne, que está longe de concordar com este estilo de vida.

Aos 19 anos, apaixonou-se por um jovem rapaz que pouco tinha para lhe oferecer e viu-se forçada pela influência familiar a recusar o noivado que desejava. Entretanto, foi novamente pedida em casamento, pedido que acabou por recusar também, mas por vontade própria, e o rapaz acaba por se tornar no seu cunhado e pai dos seus sobrinhos.

Vê ainda a lista com os 20 clássicos que me faltam ler

Oito anos se passam e é no presente que a vida da família sofre uma reviravolta e o seu destino volta a cruzar-se com o do homem que amou no passado. Os ressentimentos são muitos e as suas relações começam por ser tensas e pouco amistosas. Só que apesar dos esforços que ambos fazem para se manter afastados um do outro, é inevitável conviverem e perceberem o que o tempo fez a cada um. É assim que acabam a conhecer-se de novo e a apreciar a companhia um do outro.

Claro que ambos despertam sentimentos noutras pessoas e quando nos apercebemos estamos perante um quadrado amoroso. Em suma, aqui estão todos os ingredientes de sucesso de uma bela história de amor, com o tempero que só o talento de Jane Austen imprime às mulheres. Que espectáculo de livro e que me espanta não ser mais conhecido, pois vale tanto a pena.

O que já leste de Jane Austen? Qual o teu livro favorito da autora? 

"Nós certamente que não vos esquecemos tão depressa como vocês nos esquecem. Isso é talvez o nosso destino, e não o nosso mérito. Não conseguimos evitá-lo. Nós vivemos em casa, sossegadas, confinadas, e os nossos sentimentos perseguem-nos. Os homens são obrigados a ter uma actividade. Têm sempre uma profissão, interesses, negócios de um tipo ou de outro, para os levar imediatamente de volta para o mundo, e a ocupação e a alteração constantes depressa diminuem qualquer depressão."

Podes encomendar o teu exemplar na Wook, com 10% de desconto em cartão, ou na Book Depository, com 16% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo. 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter