expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

#Séries - Os Tudors


#Séries - Os Tudors

Sinopse

Os Tudors é uma série televisiva que recria os primeiros e tumultuosos anos do reinado de Henrique VIII da Inglaterra. Paixão, ambição e traição transformam-se no fio condutor deste drama televisivo, que mostra um Henrique VIII muito diferente do que aparece nos livros de História. Jovem, atraente e poderoso, mostra-se um rei da Inglaterra capaz de grandes proezas atléticas. Sem dúvida alguma um monarca que não colocava os assuntos de Estado entre as suas prioridades e que sempre deixava os problemas oficias nas mãos do Cardeal Thomas Wolsen. 

Para aqueles próximos de Sua Majestade, satisfazer o rei era uma faca de dois gumes. Henrique VIII era até mesmo capaz de desafiar a instituição mais poderosa da Europa medieval: a Igreja Católica Romana. Também era conhecido por mandar executar os seus súbditos diante da mínima demonstração de insubordinação. 

Filmada na Irlanda, a trama desta produção desenvolve-se na Inglaterra, nos dez primeiros anos do reinado de Henrique VIII. Um reinado que se iniciou em 1509, quando ele tinha apenas 19 anos de idade. Além de mostrar as alianças políticas mais significativas do monarca, a série gira em torno das companheiras femininas do rei: Catarina de Aragão e Ana Bolena. Também é dado destaque à particular relação que o rei mantinha com Charles Brandon, o Cardeal Wolsey e o filósofo Thomas More. 

Opinião

Ainda a terminar as coisas que vi e que li em 2019, tenho de falar da série Os Tudors, que terminei em Dezembro, mas sobre a qual ainda não tinha dito nada por aqui. E acredita que não faltam coisas para dizer sobre esta série incrível, onde nem as falhas de rigor histórico causam impacto na qualidade do enredo. Claro que o período histórico que retrata contribui muito para alimentar o fascínio que nos transmite a cada novo episódio.

Tudo começa nos primeiros anos do reinado do famoso Henrique VIII de Inglaterra, quando o seu casamento com Catarina de Aragão já começava a acusar algum desgaste, sobretudo pela falta de um herdeiro varão para suceder ao trono. A linhagem Tudor era recém-chegada ao trono de Inglaterra e Henrique sabia da importância de ter um filho para lhe suceder e prosperar em tempos tão conturbados para quem usa a coroa inglesa.

Podes ver também a minha opinião sobre Grimm

A primeira temporada acompanha o final desse primeiro casamento e o início do romance com Ana Bolena, bem como todos os conflitos que aí começaram. De católico devoto e fiel ao Papa, Henrique transforma-se no maior protestante, criando toda uma nova religião para o seu país. Claro que este movimento dividiu a Inglaterra, sobretudo porque todos percebiam os reais motivos para a mudança de convicção do rei e a rainha Catarina era muito querida pelo seu povo.

#Séries - Os Tudors

A segunda temporada acompanha a ascensão e queda de Ana que termina com um novo casamento e com o tão esperado filho varão. Na terceira temporada, após ficar viúvo, somos apresentados à quarta esposa, enquanto que na último temporada, acompanhamos um rei cada vez mais velho e doente e acompanhamos o seu quinto e o seu último casamento.

Podes ver também a minha opinião sobre Suits

Devo dizer que o elenco de todas as temporadas é espectacular e repleta de talento, contando com grandes nomes e com interpretações inacreditáveis de tão boas. Jonathan Rhys Meyers faz um Henrique lindo de morrer que me transportou para os primeiros relatos do jovem príncipe que encantava e seduzia as mulheres ao seu redor. Aliás, estamos perante um actor tão bonito que, no processo de envelhecimento, ficou difícil colocá-lo com a imagem de homem doente, velho, gordo e feio. Pelo menos visualmente, porque o carácter pouco ético fica mais exposto a cada novo episódio, temporada atrás de temporada.

Todos já sabem a minha paixão por esta época da História da Inglaterra, e o quanto recomendo os livros de Philippa Gregory precisamente por nos transportar de uma forma brilhante para este período histórico, fazendo-nos sentir emoções e modos de viver tão distintos dos nossos na actualidade. Se andas perdido sem saber por onde começar e queres seguir os acontecimentos narrados na série, aconselho que comeces pelo Duas Irmãs, Um Rei e mergulhe neste universo fantástico.


Pela minha parte, não poderia recomendar mais esta série e só tenho pena que tenha chegado ao fim com a morte do monarca. Teria gostado muito de ter acompanhado os Tudors que se lhe seguiram, porque foram também fascinantes e polémicos. Também já viste esta série? O que achas dela? Que outras séries do género me aconselhas? 

2 comentários:

  1. Vi esta série quando estreou na televisão. Por acaso ainda há dias falei dela por causa da crise com o vírus chinês. Há uma doença que toma conta de Londres e atinge a corte. A Ana Bolena fica infectada mas sobrevive. E há uma cena em que o Henry bebe de um frasquinho algo que garantidamente o há-de proteger da doença do suor! Até hoje não se conseguiu perceber que doença foi esta ao contrário da peste bubónica - ou peste negra - que foi bem compreendida. Gostei de ver mas ela teve muitas críticas negativas, sobretudo falta de rigor histórico. Todavia é,sem dúvida, bom entretenimento. Também o actor nada parecido com o rei foi tido por má escolha. Mas eu acho que ela nos transporta para o clima daquela corte, as suas intrigas, jogos e traições de uma forma acessível e que nos envolve. Desde que a gente não se sinta enganada, por mim, está ok. No meu 12º ano dei história de Inglaterra e tive uma professora muito entusiasta de tudo quanto era "british" que me comunicou o seu entusiasmo. Dura desde aí o meu interesse, não apenas por este reinado dos Tudors. Na altura sabia mais da história deles do que da nossa, os meus colegas detestavam o programa, quem é que queria saber da dinastia dos Stuarts, dos Plantagenetas! As melhores series (mais rigorosas quanto à história) sobre os Tudors são In the shadow of the tower, The six wives of Henry, e Elizabeth R, com a Glenda Jackson. Terminei há dias Peaky Blinders que também tem sido criticada pela falta de rigor histórico. Sou um pouco tolerante com isso, tenho, em relação a ela outras críticas. Também a vejo mais como entretenimento. As duas temporadas iniciais são muito boas, depois comecei a encontrar questões! Quero ver se escrevo algo sobre essa... O período histórico desta vai de 1920 até II Guerra, Inglaterra e centra-se, inicialmente nas actividades de um gangue, depois é sobretudo a história da família Shelby e do seu mundo/modo arriscado de vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A falta de rigor histórico numa série de ficção não me incomoda nada. Quem procura rigor poderá sempre ver documentários ou ler livros técnicos.
      A escolha do actor agradou-me bastante, até porque guardamos apenas a imagem do rei envelhecido e maluco, mas esquecemo-nos que começou por ser um jovem príncipe celebrado pela sua beleza e cultura e é isso mesmo que vemos nas primeiras temporadas.
      Vou espreitar as séries que sugeriste :)
      O The Crown, também vês?

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter