expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

#Livros - Sinal de Vida, de José Rodrigues dos Santos



Sinopse
Um observatório astronómico capta uma estranha emissão vinda do espaço na frequência dos 1,42 megahertz. Um sinal de vida. O governo americano e a ONU são imediatamente informados. 
Um objecto dirige-se à Terra.

A NASA prepara com urgência uma missão espacial internacional para ir ao encontro da nave desconhecida. Tomás Noronha, o maior criptanalista do mundo, é recrutado para a equipa de astronautas. 

Começa assim a mais invulgar aventura do grande herói das letras portuguesas modernas, uma história de cortar a respiração que nos leva ao coração do maior mistério do universo. Será a vida um acidente ou resultará de um desígnio? Estaremos sós ou seremos um entre milhões de mundos habitados? 
A existência é um acaso ou tem um propósito? 

Sinal de Vida traz-nos José Rodrigues dos Santos, o escritor favorito dos portugueses, no apogeu das suas extraordinárias capacidades narrativas. Um romance empolgante que, pelo fio de uma intriga intensa e absorvente, nos interpela sobre a vida, o seu objectivo e o nosso lugar no universo. 

Opinião
A pessoa ainda não se tinha refeito do final da Trilogia do Lótus, com O Reino do Meio, quando descobre que, no mesmo ano, é lançado mais um calhamaço de José Rodrigues dos Santos. Sinceramente, não sei como é que este homem consegue escrever a este ritmo, sem perder o vigor nem a capacidade de nos deixar no fio da navalha ao longo de cada história. 

Mas quanto a isto, só a minha carteira se queixa por existirem novos livros que preciso ter com a máxima urgência! É a triste realidade da vida das pessoas remediadas que precisam fazer contas à vida a cada nova despesa. Só que quando se trata de comprar livros novos (ou usados), sempre se arranja um jeito, que a curiosidade pode matar. 

E assim me dediquei a mais uma leitura vertiginosa pela aventura de Tomás Noronha no Espaço. A verdade é que não sou a maior fã de ficção científica e quando li a sinopse pensei que seria isso que ia encontrar neste novo livro de José Rodrigues dos Santos. Não poderia estar mais errada. Claro que existe uma forte componente de fantasia, como sempre acontece, mas tudo bem sustentado numa base científica e com alguns factos históricos interessantes e que nos mostram o quanto desconhecemos sobre esta temática sobre a vida fora da Terra. 

O enredo acontece a uma velocidade vertiginosa, num instante estamos no Vaticano e no seguinte já estamos nos Estados Unidos, absorvidos pelo treino intenso e desgastante que os astronautas precisam fazer antes de ir para o espaço. Por entre os treinos, temos muita discussão sobre o que poderão encontrar neste contacto inesperado e muitos argumentos contra e a favor. 

Por fim, chegamos à viagem propriamente dita e os acontecimentos são assombrosos. A descrição da primeira vez que Tomás vê a Terra é deliciosa e quase que nos sentimos lá também. O que sucede nesta viagem é assunto proibido pois não sou adepta de spoilers e não quero mesmo estragar as surpresas que te esperam a cada novo capítulo. Porque é isso que vai acontecer. Quando pensas que sabes o que aconteceu, logo em seguida surge uma nova reviravolta e tudo muda. 

Mais um livro de leitura obrigatória onde José Rodrigues dos Santos explora um novo ponto de vista sobre a existência da Vida, através dos olhos da Biologia. Já leste Sinal de Vida? O que esperas para descobrir um pouco mais sobre os mistérios da Vida?

"O professor é um herói para muita gente, um homem comum que a todos representa, com a vantagem de possuir capacidades inigualáveis de decifração de enigmas. Além do mais, sendo português, vem de uma nação de grandes descobridores. O navegador que iniciou a globalização, Vasco da Gama, era português. Mais, o primeiro homem a dar a volta ao planeta, Fernão de Magalhães, também era português. Os seus antepassados foram os primeiros a cruzar os três grandes oceanos de uma assentada e chegaram aos cantos mais remotos da Terra, do Brasil ao Japão, de Angola ao Tibete, de Cabo Verde à Indonésia, da Índia à Austrália. Cruzaram-se com culturas diversas e tornaram-se intermediários de todas elas. Porque não fazer o mesmo no espaço?"

Podes encomendar o teu exemplar de Sinais de Vida aqui, com 10% de desconto imediato e portes grátis.

Outros livros de José Rodrigues dos Santos com opinião publicada: 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter