expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Top 5 - Melhores Leituras de 2019


Top 5 - Melhores Leituras de 2019

O ano terminou e ao longo de 2019 muitos foram os livros que li. Não cheguei aos cinquenta, como secretamente desejava, mas fiquei pelos trinta e oito títulos. Dezembro foi um mês complicado para a leitura e para o blog no geral mas, ainda assim, devo dizer que li algumas coisas espectaculares, novos autores, mais clássicos e regressei a alguns dos meus autores favoritos da vida. Em suma, foi um bom ano para a Literatura o que só dificultou a minha tarefa de estabelecer este Top 5 com as melhores leituras de 2019. 

Desta lista, deixei de fora os clássicos porque, apesar de terem sido leituras espectaculares, nenhum me surpreendeu ao ponto de achar necessário colocá-los nesta posição de destaque. Posto isto, vamos passar ao Top 5, ok? 

1. Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson


Este foi, claramente, o melhor livro do ano. Aliás, entra para a minha lista de melhores leituras da vida, com todo o mérito. É óbvio que o próprio Leonardo da Vinci é uma figura fascinante, mas esta biografia é tão bem escrita que nos posiciona perfeitamente no contexto histórico e pessoal de Leonardo, sem esquecer as suas obras de arte que chegaram aos dias de hoje. Ficamos a conhecer o homem, com os seus defeitos e qualidades, o contexto em que cresceu e o que poderá ter moldado a sua personalidade; e o artista das obras mais icónicas da História. E nada disto se torna aborrecido em qualquer momento. 

É um livro gigante que poderá assustar alguns, mas só não se lê de uma assentada, por se tratar de um calhamaço. Depois desta leitura, fica o desejo de ver um dia publicados os cadernos de Leonardo que ainda existem e de ler todas as biografias que este autor já escreveu. 

Lê a minha opinião sobre Leonardo da Vinci

Top 5 - Melhores Leituras de 2019 - Leonardo da Vinci

2. A Maldição do Rei, de Philippa Gregory


Já todos sabem que esta é a minha autora favorita no que toca ao romance histórico e que sou fascinada pela época dos Tudors. Logo, a sua presença neste Top 5 seria obrigatória para não ser injusta. Li vários livros dela ao longo de 2019, mas este foi o que mais me marcou. Em A Maldição do Rei, a protagonista é uma mulher Plantageneta que tentou passar despercebida no reinado dos inseguros Tudors. Apesar de já a termos visto noutros livros da série, neste ficamos a conhecer o seu percurso e a posição que ocupou nas cortes por onde passou ao longo da sua longa vida. É o último livro da saga Plantageneta e é incrível! 

Lê a minha opinião sobre A Maldição do Rei

Top 5 - Melhores Leituras de 2019 - A Maldição do Rei

3. Anita Garibaldi, de Thales Guaracy


Mais uma figura espectacular da história brasileira e uma mulher à frente do seu tempo. Assim que pus os olhos neste livro, sabia que tinha de o ler e não desiludiu de forma alguma. É uma obra de ficção que procura retratar a vida de Anita desde que conheceu o homem da sua vida, contada pelo próprio Giuseppe Garibaldi. Só vos posso dizer que poderá ser controverso, mas não deixa de ser uma leitura espectacular, passada numa época rica em revoltas e lutas pela tão amada Liberdade. 

Lê a minha opinião sobre Anita Garibaldi

Top 5 - Melhores Leituras de 2019 - Anita Garibaldi

4. Filipa de Lencastre, de Isabel Stilwell


Em 2019, finalmente, comecei a ler a autora portuguesa de romance histórico mais famosa e devo dizer que não fiquei em nada desiludida. Este livro é fascinante e vem ligar-se a muitas personagens que já conhecia dos romances de Philippa Gregory, visto que Filipa pertencia aos Plantagenetas. Se isto já não fosse razão suficiente, ainda temos o bónus de se tratar da mãe da Ínclita Geração e de ser também responsável pelo lançar da semente que daria origem aos Descobrimentos portugueses. De autora desconhecida, passa directamente para a lista dos autores de quem quero ler tudo o que existe publicado. 

Lê a minha opinião sobre Filipa de Lencastre

Top 5 - Melhores Leituras de 2019 - Filipa de Lencastre

5. O Homem Mais Rico do Mundo, de Jonathan Conlin


O último livro desta lista é também uma biografia de mais uma personagem icónica que atravessou o século XIX e brilhou no século XX, deixando a sua marca e o seu nome em Portugal. Falo de Calouste Gulbenkian cuja vida é retratada neste livro desde a infância até à morte no nosso país. Pelo meio, muitos segredos são revelados, mitos são desfeitos e fica a certeza de que muito ficou por saber sobre um homem que fez do mistério a sua imagem de marca. 

Lê a minha opinião sobre O Homem Mais Rico do Mundo

Top 5 - Melhores Leituras de 2019 - O Homem Mais Rico do Mundo

Estas foram as melhores leituras do meu ano, sendo que muitas mais ficaram por destacar. Agora, conta-me, o que de melhor leste em 2019? Que livro me recomendarias para 2020? 

4 comentários:

  1. Não conhecia nenhum dos livros, mas confesso que fiquei curiosa com o 1º e com o 5ºlivro até porque o nome da minha faculdade era Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian. Recentemente fiz post no meu blog com as leituras do ano e os favoritos (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São duas biografias incríveis e, se gostas do género e das personalidades em causa, valem mesmo a pena! :)

      Eliminar
  2. Não conhecia estes, achei algumas capas bem chamativas, fiqueicuriosa apesar de não ser meu estilo de leitura

    ___________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Blog Meu Baú de Estrelas
    Meu Canal no Youtube
    Instagram

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter