expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Desafio de Cinema (24/52) - Documentário



Já tens o teu lugar reservado para a sugestão desta semana do Desafio de Cinema? Se não tens devias ter, porque é imperdível. Portanto, o melhor que tens a fazer é escolher o lugar mais confortável para assistires ao que hoje te vou sugerir.

Assim que bati os olhos neste tema, o Documentário, lembrei-me de um que assisti durante uma aula da minha mais recente incursão pelo ensino profissional, em 2014. Depois comecei a preparar o post de hoje e percebi que isto estava catalogado como uma mini-série. Ups, pensei eu. Ainda ponderei procurar outra opção, mas nenhuma outra me enchia as medidas como esta.

Especialmente, tendo em conta os tempos que vivemos, onde a memória de uma passado demasiado próximo mas, ainda assim, com cada vez menos testemunhos vivos que o tivessem visto acontecer, se começa a desvanecer e novos perigos surgem para constatar se aprendemos com os erros ou se os vamos voltar a repetir.

Portanto, mandei às urtigas o termo como catalogam o título que se segue, e decidi sugerir na mesma o que tinha vontade. E é assim que chegamos a "Hitler: A Ascensão do Mal". Aqui é-nos apresentada a infância do maior ditador da Europa, como cresceu e como, depois de passar pela Primeira Guerra Mundial e pelas prisões alemãs, chega ao poder, seduzindo os que se encontravam descontentes com o rumo da Alemanha.

A perda do orgulho nacional, os problemas económicos e a culpabilização dos cidadãos estrangeiros alimentaram a sua fome de poder. Um cenário familiar, não te parece? Como sempre digo, muito se aprende quando se analisa a História, uma vez que ela tem tendência a repetir-se ciclicamente. Este homem e a sua loucura foram considerados inofensivos pelos líderes que o poderiam ter parado a tempo, o que permitiu que ganhasse força e cada vez mais poder.

A sua capacidade de empolgar com os seus discursos arrastaram multidões. Tudo isto pode ser visto neste "Documentário". O resto vocês já sabem, ou seja, o final não foi bonito. Será que é isso que queremos para a nossa Europa? 


Sinopse
Hitler: A Ascensão do Mal começa por fazer o retrato da mente jovem e em desenvolvimento de um louco embrionário, acompanhando-o nos seus anos de formação e em como evolui no homem que explorou a nação, que apelou por um líder que pudessem seguir. Motivado pela raiva e distorcido pelo ego, Hitler luta num mundo que acredita dever-lhe algo, seduzindo a Alemanha numa dança macabra de rendição e controlo. 


Podes acompanhar o Desafio de Cinema - 52 Filmes em 52 Semanas e ver os próximos temas. 

2 comentários:

  1. Realmente faz lembrar os documentários que vemos na escola.
    Mas pareceu me super interessante.

    Beiinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito interessante, porque mostra o "antes" de chegar ao poder e dá contexto a muito do que aconteceu depois.
      Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter