expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

#Livros - O Regresso de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle

 

A foto de capa do livro de bolso "O Regresso de Sherlock Holmes" é marcante e sugestiva. Com um fundo vermelho intenso, que remete à aura misteriosa e emocionante das investigações do famoso detetive, destaca-se a silhueta inconfundível de Sherlock Holmes, visivelmente destacada em preto.  Através de sua elegante postura e semblante sério, o enigmático personagem é enfatizado como o protagonista principal das fascinantes histórias deste livro. Sua silhueta delineada proporciona uma atmosfera envolvente, despertando nos leitores a expectativa de se envolverem em intrigas e enigmas bem arquitetados.  A escolha da cor vermelha como fundo é extremamente acertada, pois atua como um estímulo visual, transmitindo uma sensação de perigo iminente e trazendo à tona a habilidade de Holmes em desvendar mistérios e solucionar casos complexos.  A sobriedade e a simplicidade do preto adicionam sofisticação à imagem, representando a afiada inteligência e perspicácia do personagem. A silhueta nítida e reconhecível evoca uma sensação de familiaridade entre os fãs de Sherlock Holmes, ao mesmo tempo em que cativa novos leitores, instigando-os a se aventurarem no mundo da dedução e da lógica.  Essa imagem enigmática e icônica da capa do livro de bolso "O Regresso de Sherlock Holmes" funciona como um convite irresistível para os amantes do gênero detectivesco e para todos aqueles que se encantam com tramas bem elaboradas e personagens memoráveis.


Sinopse

Quando, em 1902, Conan Doyle acaba de escrever O Cão dos Baskervilles e, apesar de ter sido peremptório quanto à morte de Sherlock Holmes - já que esta novela é cronologicamente anterior à morte do detective -, começa novamente a receber inúmeros pedidos de admiradores que querem novas aventuras de Holmes. Finalmente, nos finais de 1903, Doyle não consegue recusar a tentadora oferta da revista americana «Collier's» e ressuscita Holmes na Aventura da Casa Vazia, onde este explica ao Dr. Watson como conseguiu sobreviver à luta com o professor Moriarty em Reichenbach. Neste conjunto de treze novas aventuras, verifica-se o fim da parceria que Doyle manteve com o talentoso ilustrador Sidney Paget. 

Para além da Aventura da Casa Vazia, ficaram célebres a Aventura dos Dançarinos - onde Holmes resolve um estranho caso através da leitura de mensagens desenhadas com pequenos bonecos -, a Aventura da Ciclista Solitária - em que o caso anda à volta de um ciclista fantasma - e a Aventura dos Seis Napoleões - com a perseguição e destruição de bustos do Imperador - entre outras. 


Buy Me A Coffee

Opinião 

O Regresso de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle, é uma obra que reintroduz o consagrado detective Sherlock Holmes aos leitores, depois de ter marcado o seu desaparecimento definitivo pelo autor. Conan Doyle, autor britânico nascido em 1859, foi um dos maiores escritores de sucesso da sua época e conquistou fama mundial com a sua série de livros sobre Sherlock Holmes. Doyle, além de escritor, foi também médico e teve uma carreira multifacetada. A série protagonizada pelo icónico detective, composta por quatro romances e cinquenta e seis contos no total, tornou-se um marco na Literatura policial e influenciou a criação de numerosos personagens investigativos no século XX. Conan Doyle conseguiu criar um detective único, brilhante e excêntrico, dotado duma habilidade dedutiva impressionante, que se tornou referência para toda as gerações futuras de escritores do género.


Este livro em particular, apresenta-se como uma emocionante continuação das histórias já conhecidas do detective mais famoso da Literatura. Com uma habilidade ímpar para resolver os mais complexos enigmas, Sherlock Holmes retorna em grande estilo, oferecendo aos leitores a oportunidade de se deliciarem com novas reviravoltas e intrigantes mistérios a desvendar. Neste livro, os fãs têm a chance de reencontrar-se com o génio dedutivo e mergulhar numa jornada repleta de emoção, suspense e brilhantismo, enquanto o detective enfrenta desafios ainda mais intricados na sua busca incansável pela verdade. 


Podes ler também a minha opinião sobre As Viagens de Gulliver


A obra desenrola-se no final do século XIX, na Inglaterra vitoriana. Esse período histórico, que engloba a maior parte do reinado da Rainha Vitória, foi marcado por inovações e transformações sociais, políticas e tecnológicas. Durante esta época, a Inglaterra passou por uma revolução industrial, que impulsionou o crescimento económico e a urbanização, além de se ter estabelecido como uma potência mundial. A sociedade vitoriana também foi caracterizada por uma rígida hierarquia social e valores morais conservadores, que se refletem na obra de Conan Doyle. O autor retratou este período com maestria, utilizando-o como pano de fundo para as investigações de Sherlock Holmes. 


"Nesse momento deixou de ser uma máquina de raciocinar e descobriu a sua debilidade humana pela admiração e pelo aplauso." 


Nesta colectânea de treze histórias envolventes e intrigantes, encontramos Holmes e o seu fiel companheiro, Dr. Watson, a enfrentar mistérios aparentemente insolúveis e desvendando casos que desafiam a lógica. Arthur Conan Doyle é conhecido pelo seu estilo de escrita cativante, repleto de descrições minuciosas e diálogos envolventes, o que pude comprovar na minha estreia com este autor tão famoso. Ficou clara para mim a habilidade de Conan Doyle para manter o leitor preso à narrativa através de enredos intrigantes e tramas bem desenvolvidas, mesmo no caso de histórias curtas como estas. Aqui fica comprovada ainda a sua capacidade de criar mistérios complexos e de desvendá-los de maneira surpreendente. Além disso, o autor também introduz elementos de humor e ironia na trama, o que adiciona um toque muito especial à sua narrativa. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre The Turn of the Screw


O que torna Sherlock Holmes um personagem tão fascinante e querido pelo público, que tem sobrevivido à passagem do tempo, são os diversos elementos que o definem como um génio intelectual e uma personalidade intrigante. Desde as suas habilidades de dedução inigualáveis até à sua natureza excêntrica e peculiar, Holmes cativa os leitores com o seu charme irresistível e a sua mente afiada. A sua dedicação obsessiva à resolução de quebra-cabeças complexos e casos aparentemente insolúveis fazem dele um herói incomparável e amado por públicos de todas as idades. Adicionalmente, os seus aspectos únicos, como o seu cachimbo e as suas roupas características, contribuem para reforçar a sua singularidade e torná-lo num ícone atemporal da Literatura. Com uma mistura cativante de genialidade, mistério e humor seco, Sherlock Holmes conquista o coração dos leitores e mantém a sua popularidade até aos dias de hoje. 


"Devo admitir que tem uma capacidade de seleção que compensa largamente o lamentável das suas narrações, porque com o seu funesto costume de considerar os casos como histórias, em vez de como análises científicas, arruinou toda uma série de demonstrações instrutivas e, até, clássicas."


Por outro lado, não nos podemos esquecer do Dr. Watson, fiel companheiro e narrador das aventuras de Holmes que é a personificação do homem comum. Mesmo sendo médico, Watson fica encantado com a astúcia de Holmes e a sua abordagem singular para resolver problemas. A sua lealdade inabalável para com o detective e a sua habilidade para narrar as histórias são características que tornam Watson fundamental na construção dos mistérios e no envolvimento do leitor com as tramas. Juntos, Holmes e Watson formam uma dupla inigualável, cuja química e dinâmica tornaram-se sinónimo de investigação e contribuem em grande parte para o sucesso de toda a obra que protagonizam. Não podemos esquecer, ainda, o impacto cultural de Sherlock Holmes que pode ser percebido nos inúmeros filmes, séries, adaptações e obras inspiradas no detective ao longo dos anos. 


Estamos perante um livro imperdível para todos os fãs do género policial. Através destas novas histórias de casos intrigantes, Doyle reforça todas as qualidades que tornaram Sherlock Holmes um ícone da Literatura: a sua genialidade dedutiva, a sua sagacidade implacável e a sua habilidade única de desvendar mistérios mais complexos. Com narrativas envolventes, repletas de reviravoltas e descrições detalhadas, o livros estimula-nos a explorar e mergulhar no fascinante universo do detective mais famoso da Literatura e, pessoalmente, quero ler tudo o mais que existe sobre este personagem inspirador. Para ti que desejas desvendar enigmas e desfrutar duma leitura cativante, O Regresso de Sherlock Holmes é um tesouro a ser descoberto. E não te preocupes com a ordem cronológica, pois esta foi a minha estreia nas suas aventuras e não me senti de todo perdida ou com dificuldades em entender os acontecimentos. 


Agora quero saber de ti. Já leste algum livro com o nosso Sherlock Holmes? Qual a tua história favorita? Gostaste das adaptações para o Cinema? Conta-me tudo nos comentários e vamos conversar sobre o detective mais famoso do mundo! 


Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Presentes de Natal 2023

 

A mágica do Natal em 2023 esbanja sutileza e encanto nesta foto de capa. Uma exuberante árvore de Natal adornada com tons de vermelho e branco se destaca ao fundo, irradiando alegria festiva. No primeiro plano, uma delicada mão segurando com amor um presente decorativo, cuidadosamente envolvido com um laço vermelho, pronta para desvendar os tesouros surpreendentes desta temporada especial.

Este post vai para o ar no dia do meu aniversário, portanto até que faz sentido falar de presentes, não é? Mas, para já, vamos falar dos presentes maravilhosos que recebi no Natal de 2023. O Natal é uma data muito especial, repleta de amor, alegria, comida saborosa, da companhia da família e, é claro, de presentes também. É um momento em que trocamos carinho e lembranças com aqueles que amamos, e receber estes presentes enche-me de gratidão. Não são o mais importante da quadra, mas quem não gosta de receber coisas bonitas e desejadas? Hoje, irei partilhar contigo alguns dos presentes mais significativos que recebi no ano passado. Conto contigo nesta viagem pelo Natal de 2023? 


Buy Me A Coffee

Uma foto encantadora mostra uma pilha de livros, distintamente selecionados como presentes de Natal 2023, junto com um CD nostálgico da famosa banda sonora do filme Dirty Dancing. Os livros empilhados oferecem um mergulho em diferentes gêneros literários, desde clássicos consagrados a sucessos contemporâneos, proporcionando horas de entretenimento e conhecimento. Já a trilha sonora de Dirty Dancing, trazendo ritmos cativantes e emocionantes, evoca memórias nostálgicas e alegres momentos de dança. Uma combinação perfeita para mergulhar em histórias envolventes e reviver a magia da dança, tornando esses presentes de Natal verdadeiros tesouros para apreciar ao longo do ano.

Lá seria possível haver Natal sem livros novos? Talvez para outras pessoas, não para mim. Falta na foto um dos livros que se encontram listados abaixo, que estava a morar na minha mesa de cabeceira e que já foi devorado e cuja opinião já podes encontrar no blog. Como bónus, ainda recebi a banda sonora do filme mais espectacular de todo o sempre, Dirty Dancing! Os livros foram:


1. D. Afonso Henriques, de José Mattoso

2. Snu e a Vida Privada com Sá Carneiro, de Cândida Pinto

3. Um Dia, de David Nicholls

4. Cebola Crua com Sal e Broa, de Miguel Sousa Tavares

5. Ficções, de Jorge Luis Borges

6. A Última Ceia, de Nuno Nepomuceno


Uma foto mágica dos Presentes de Natal 2023: um maravilhoso coffret de perfumes e uma adorável caixa em forma de coração, delicadamente decorada. Esses presentes trazem consigo a alegria e o encanto dessa temporada especial, proporcionando momentos de felicidade e fragrâncias envolventes. Descubra as surpresas que esses presentes guardam e mergulhe na atmosfera mágica do Natal!

Muitas vezes, mais importante do que o presente específico ou do valor financeiro dele, é quem nos ofereceu, quem se lembrou de nós e quis materializar o carinho com um objecto físico. É o caso de quem ofereceu este conjunto de perfumes e esta linda caixa em forma de coração, caixa que podes encontrar, de vários tamanhos e formatos, na Arte sem rosto e que ainda podes pedir para personalizar ao teu gosto ou de quem queres presentear. 


"Capa estilizada da agenda para 2024 da Girly Things. Um presente encantador e funcional que promete tornar o próximo ano organizado e cheio de estilo. Perfeita para anotar compromissos, metas e momentos especiais, essa agenda será minha companheira inseparável. Mal posso esperar para preencher suas páginas com novas conquistas e sonhos realizados!

Como sempre, o meu presente de Natal para mim mesma é a agenda para o novo ano. Fiquei rendida à funcionalidade e à beleza da agenda que comprei no ano passado da Girly Things, portanto, para 2024 voltei a encomendar a lindona da foto para me acompanhar e inspirar neste novo ano, que espero que seja extraordinário. Importante referir ainda que, sabes que estás a ficar velho quando recebes de presente de Natal um Micro-ondas e isso te faz feliz. Coisas da vida adulta, quer-me parecer, mas que fazem parte e são necessárias. 


Espero que tenhas gostado de conhecer alguns dos presentes de Natal que recebi em 2023. Foi mesmo especial receber tantas lembranças maravilhosas de pessoas únicas na minha vida. Agora quero saber de ti. Deixa nos comentários quais foram os teus presentes de Natal favoritos, os que mais te aqueceram o coração! 

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

#Livros - A Última Ceia, de Nuno Nepomuceno

 

A foto da capa do livro "A Última Ceia" retrata a famosa igreja de Santa Maria delle Grazie, localizada em Milão, Itália. A imagem revela a imponência e a beleza arquitetônica da igreja, com sua fachada histórica e detalhada.  É interessante notar que a fotografia possui uma atmosfera levemente sombria, através da iluminação em contra luz. Nesse contexto, destaca-se a figura misteriosa de um homem, cujo rosto permanece oculto, adicionando um elemento intrigante à imagem. A silhueta enigmática sugere um personagem misterioso e enigmático presente na trama do livro.  A combinação da igreja, com toda sua simbologia religiosa, e a figura misteriosa adiciona um elemento visualmente impactante à capa do livro. Essa imagem convida os leitores a explorarem uma trama repleta de segredos, mistérios e revelações, ambientada em um cenário icônico da cidade italiana de Milão.

Sinopse

Uma nota enigmática é encontrada junto a lascas de tinta e tela, e à moldura vazia de um quadro famoso. O ladrão deixou um recado. Promete repetir a façanha dentro de um ano. De visita à igreja de Santa Maria delle Grazie em Milão, uma jovem mulher apaixona-se por um carismático milionário. Mas quando alguns meses depois é abordada por um antigo professor, Sofia é colocada inesperadamente perante um dilema. Deverá denunciar o homem com quem vai casar-se, ou permitir tornar-se cúmplice deste ladrão de arte irresistível? 

Enquanto a intimidade entre o casal aumenta, um jogo de morte, do gato e do rato, começa. E aquilo que ao início aparentava ser um conto de fadas, transforma-se rapidamente num pesadelo, enquanto um plano ousado e meticuloso é urdido para roubar a obra-prima de Leonardo da Vinci. Requintado, intimista, inspirado em acontecimentos verídicos, A Última Ceia transporta-nos até ao elitista mundo da arte. Passado entre Londres e Milão, habitado por uma coleção extraordinária de personagens, para as quais a ambição e fama sobrepõem-se a qualquer outro valor, este é um thriller sofisticado de leitura compulsiva. Uma viagem surpreendente ao centro de uma teia de intrigas, romances e traições. 


Buy Me A Coffee

Opinião 

A Última Ceia é o terceiro livro que leio de Nuno Nepomuceno, um extraordinário autor português perito em escrever thrillers viciantes. Nesta obra, Nepomuceno apresenta uma trama envolvente e repleta de suspense, mistério e reviravoltas, que promete prender a atenção do leitor do início ao fim. O autor, conhecido pela sua habilidade para criar enredos intricados e personagens complexos, já recebeu diversos prémios e elogios da crítica literária. Com este terceiro volume da séria Afonso Catalão, o autor entrega uma história cativante, que mistura passado e presente, segredos e traições, levando-nos a questionar a verdade por trás das aparências. 


O título sugestivo faz uma clara alusão à obra-prima de Leonardo da Vinci, que é a peça central de todo este mistério. A obra original está num mural em Milão, num estado de conservação que está longe de ser o desejado para tamanha peça de arte, mas que impossibilita que dali seja retirado. No entanto, existem cópias antigas que parecem mostrar o esplendor da obra quando criada pelo nosso brilhante artista. E esta história começa precisamente com o roubo dessas cópias, de forma absurdamente eficiente, e que é acompanhado por um bilhete que promete repetir o feito com a terceira e mais famosa cópia da Última Ceia, exactamente um ano depois. 


Podes ler também a minha opinião sobre A Célula Adormecida


Nuno Nepomuceno apresenta-nos uma série de personagens intrigantes e complexos. Entre eles, temos o protagonista Afonso Catalão, que demorou tanto a aparecer nos primeiros capítulos que, por momentos, pensei que tinha sido enganada e este livro não fazia parte da série. Quando aparece, novamente procurado pelos Serviços Secretos portugueses, não fica claro qual poderá ser o seu real contributo para esta investigação que procura evitar o terceiro roubo e apanhar o culpado, sobre o qual existem muitas suspeitas, mas poucas provas concretas. Outro personagem importante é Sofia Conti, descrita como uma mulher inteligente e muito bonita, que se revela o elo de ligação com o criminoso, um italiano milionário, lindo, charmoso, sedutor e muito perigoso, que pretende casar-se com ela a todo o custo. Numa acção conjunta entre polícias portuguesas, italianas e inglesas, pretende-se mostrar a Sofia quem é de facto o seu noivo e procurar que ajuda as autoridades a reunir provas contra esse homem. 


"Se um extraterrestre visitasse o nosso planeta, escolheria conhecer Londres, com certeza. Seria a melhor forma de contactar rapidamente com um pouco de todos nós naquela que há muito se assumiu como a rainha das cidades, um ser multifacetado que nasceu e proliferou ao longo do curso majestoso do Tamisa."


A ambientação da história é feita entre as ruas de Milão, de Londres e de Lisboa, com os seus cenários explorados habilmente, cada um com a sua própria atmosfera e cultura, o que enriquece a trama e cria tensões significativas. Milão, com a sua rica história e cenários pitorescos, proporciona um ambiente exuberante e sedutor para a trama de mistério e traição que se desenrola. Por outro lado, Londres, com a sua vibrante vida urbana, adiciona uma dimensão intrigante à história. Já a calma Lisboa, serve de ponto de ligação entre o nosso professor Afonso e a sua ex-aluna, Sofia, escondendo mais do que revelando o turbilhão de sentimentos e de segredos que este protagonista ainda encerra. Os saltos de cenário, bem como os saltos temporais, transmitem uma sensação de perigo iminente, revelando detalhes, deixando mais perguntas do que respostas claras. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Pecados Santos


Ao longo da narrativa, diversos conflitos e enigmas vão-se desdobrando, mantendo o leitor constantemente envolvido na história, e dificultando a tarefa de fazer pausas na leitura. Entre os principais conflitos que movem a trama, destaco a misteriosa morte do arcebispo de Milão, o passado duvidoso desse personagem da Igreja e a dúvida que paira sobre a participação de Sofia como cúmplice dos crimes que foram cometidos no final. No entanto, há uma série de mistérios que vão se revelando mais perto do final, mas que não me deixaram a sensação de encerramento, de respostas claras e definidas, não senti que tenha sido oferecido ao leitor respostas totalmente reveladoras. Fica no ar a possibilidade de existir outros mistérios por trás do que foi contado, ou até de terem sido contadas mentiras que ocultariam as verdades mais tenebrosas. 


"As mulheres sabem mentir com maior naturalidade porque têm de fazê-lo desde muito cedo, seja para protegerem os filhos, agradar aos maridos ou singrar profissionalmente. É um ato de sobrevivência num mundo que ainda é dominado pelos homens. Privadas da força, usam a inteligência para obterem o que querem." 


O autor explora a psicologia dos personagens, revelando as dores e angústias que os impulsionam a agir de determinada maneira. A complexidade das relações humanas, os traumas e os dilemas morais são temas recorrentes na história, elevando a profundidade da trama e instigando o leitor a refletir sobre o impacto destes factores na vida das pessoas. A verdade é que, desde o início, o autor constrói uma atmosfera de mistério, apresentando pistas subtis e criando dúvidas que ficam a pairar na mente do leitor. Pessoalmente, durante esta leitura fiquei imersa num mundo repleto de mistério, suspense, reviravoltas intrigantes e obras de arte icónicas. As páginas conduziram-me por uma trama electrizante, repleta de personagens complexos e envolventes, sendo que fiquei com a impressão de que haveria mais a descobrir ainda. A cada capítulo, a minha curiosidade só aumentava, e a narrativa hábil e fluída do Nuno envolveu-me de tal forma que era impossível largar o livro, o que resultou em ter terminado de o ler em dois dias. 


A Última Ceia é um livro que merece muito ser lido pelos amantes de suspense e mistério. Com uma trama intricada e cheia de reviravoltas, Nuno Nepomuceno apresenta-nos segredos, desafios e personagens fascinantes. Não sei o que ainda falta descobrir nos próximos volumes da série, mas, até agora, estou a adorar seguir os personagens permanentes e conhecer os novos que o autor nos apresenta em cada nova aventura. Portanto, só posso deixar-te o convite para que conheças esta aventura, mergulhes neste mistério e formes as tuas próprias opiniões sobre esta história envolvente. Já te permitiste conhecer os livro de Nuno Nepomuceno? Chegaste ao terceiro? Se já leste A Última Ceia, o que achaste do final da Sofia? Achas que todas as respostas foram dadas? Deixa o teu comentário e vamos conversar sobre este livro tão rico em detalhes! 


Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand 

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Os Mais Lidos de 2023

 

Foto de capa com balões dourados em forma do ano 2023. Os artigos mais lidos do blog são destaque neste ano, trazendo conteúdo relevante e informativo para os leitores.

O ano de 2023 chegou ao fim e é chegada a hora, como vem sendo hábito por aqui, de partilhar contigo os artigos mais lidos do ano. No início de um novo ano, é sempre emocionante poder refletir sobre o que tem atraído a atenção e o interesse de todos os que visitam este espaço de partilha. Desde que comecei a escrever neste blog, sempre procurei trazer conteúdos enriquecedores e relevantes, e é muito gratificante perceber que tu tens valorizado e apreciado o que escrevo. Assim, prepara-te para explorar uma selecção diversificada de tópicos e, caso não os tenhas lido, convido-te a ler agora e descobrir o que chamou a atenção de tanta gente. 


Então, sem mais demoras, vamos começar esta viagem pelos artigos mais populares de 2023. Espero que desfrutes tanto quanto eu ao revisitar estes artigos! 


Buy Me A Coffee

1. Janeiro 

#Livros - Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf


2. Fevereiro

#Filmes - Joker


3. Março 

#Review - Bebidas Vegetais Nescafé Gold


Foto mostrando as embalagens das três variedades de Bebidas Vegetais Nescafé Gold: Amêndoa, Aveia e Coco. Descubra a resenha completa sobre essas deliciosas alternativas vegetais ao café, muito apreciadas pelos leitores do blog em 2023. Saiba mais sobre o sabor, textura e benefícios dessas bebidas saudáveis e práticas para o dia a dia.

4. Abril

#Places - Tio Fafá


5. Maio

BUY ME A COFFEE


6. Junho 

Compras na Feira do Livro de Lisboa 2023


7. Julho

#Places - Sushi Barreiro


de sushi fresco e colorido, cuidadosamente dispostas num prato elegante. Através desta imagem, é possível sentir a essência gastronômica do restaurante Sushi Barreiro e imaginar a explosão de sabores que aguardam os amantes da culinária japonesa. Descubra neste artigo o sucesso que tornou o restaurante conhecido em 2023 e o que o diferenciou como um dos destinos gastronômicos mais procurados do ano.

8. Agosto

#Filmes - Cruella


9. Setembro

#Filmes - Barbie


10. Outubro

#Places - Restaurante Chiveve


11. Novembro

#Places - O Telheiro


Uma seleção irresistível de pratos exibidos na mesa do Restaurante O Telheiro, protagonistas da nossa visita incrível durante o ano de 2023. Nessa avaliação detalhada, explore o incrível sabor e apresentação dos pratos que experimentamos, descobrindo por que essa experiência culinária se tornou um dos artigos mais lidos do nosso blog.

12. Dezembro

#Places - Massa9va


Agora que a nossa lista chegou ao fim, quero saber a tua opinião! Deixa o teu comentário e partilha o que achaste dos artigos mais populares de 2023 e se algum foi o teu favorito. Aproveita também para deixares a tua sugestão para futuros conteúdos, que é sempre bem vindo neste estaminé! 

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

#Livros - Olhos de Cão Azul, de Gabriel García Márquez

 

A capa do livro "Olhos de cão azul" publicado pela Dom Quixote é minimalista e elegante. Em um fundo branco puro e sereno, destaca-se uma bela ilustração de uma palmeira solitária que se ergue em direção ao céu. A imagem transmite uma sensação de calma e tranquilidade, capturando a essência da natureza e sua ligação com a narrativa do livro.  A palmeira, com seus galhos finos e suas folhas exuberantes, cria uma atmosfera de mistério e exotismo. Sua silhueta curva-se graciosamente, como se estivesse dançando ao ritmo do vento, evocando um ambiente tropical e desconhecido.  A combinação de cores sutil, com tons de verde delicados contrastando com o branco imaculado do fundo, confere uma sensação de serenidade e paz ao design da capa. Essa simplicidade visual cativa o leitor, convidando-o a explorar as profundezas do enredo cativante de Gabriel Garcia Marquez.  A escolha desta imagem icônica e evocativa retrata visualmente a temática do livro e cria uma conexão imediata entre o leitor e a história contada nas páginas de "Olhos de cão azul". A capa convida o leitor a mergulhar em um universo de emoção, amor e descobertas surpreendentes que aguardam dentro dessa obra magistral.

Sinopse

Escritos entre 1947 e 1955, os treze contos deste volume atestam o talento do colombiano. 

Gabriel García Márquez, Prémio Nobel de Literatura de 1982.

Consagrado primeiro como romancista, García Márquez só lançaria este Olhos de Cão Azul em 1974. 

Inclui um dos seus contos mais célebres Monólogo de Isabel vendo chover em Macondo. 

Este relato, hoje incluído em todas as antologias do conto latino-americano, foi a primeira pedra do gigantesco edifício que culminaria numa das obras literárias mais poderosas do nosso tempo, Cem Anos de Solidão


Buy Me A Coffee

Opinião 

Gabriel García Márquez, considerado um dos maiores escritores latino-americanos e um dos meus favoritos da vida, nasceu em Aracataca, na Colômbia, em 1927. A sua obra singular e marcante tornou-o um ícone da Literatura mundial, conquistando leitores de todas as idades e lugares do planeta. Márquez é sobejamente conhecido pelo seu estilo literário envolvente e pela sua capacidade de combinar a realidade com elementos fantásticos, criando assim um universo próprio e intrigante. Os seus romances e contos são reconhecidos pelas narrativas cativantes, personagens memoráveis e temas profundos que abordam questões sociais e políticas. Com Olhos de Cão Azul, o autor presenteia-nos com a sua prosa habilidosa e a sua visão original do mundo numa série de contos fantásticos. 


Olhos de Cão Azul traz consigo as características e elementos marcantes do universo do realismo mágico, género literário que se consagrou nas obras do escritor colombiano. Considerado um dos principais expoentes desta corrente literária, Márquez utiliza de uma narrativa surrealista e fantástica, misturando elementos do quotidiano com elementos imaginários e míticos. Esta obra é composta por doze histórias curtas, que abordam diferentes personagens e situações, revelando a maestria narrativa do autor ao explorar temas como solidão, amor, injustiça e o absurdo da existência. Foi publicado em 1974 e é um livro muito importante na trajetória literária do autor, sendo o favorito de muita gente. 


Podes ler também a minha opinião sobre Cem Anos de Solidão


A narrativa fragmentada e não linear de Olhos de Cão Azul é um recurso literário que se destaca ao transmitir as emoções e experiências dos personagens de forma mais intensa e impactante. Ao desviar-se da tradicional linearidade narrativa, o autor envolve-nos num emaranhado temporal que nos permite vivenciar os momentos de angústia, tristeza e alegria dos personagens de uma maneira mais realista e profunda. Ao abraçar esta narrativa não linear, García Márquez eleva a experiencia literária a outro patamar, tornando-a tão visceral e tocante quanto os sentimentos que permeiam a trama. Como é habitual encontrar nas obras do autor, o realismo mágico está aqui bem presente, criando um universo particular e único, conferindo-lhe ainda uma aura poética e sensorial, fazendo com que o leitor adentre nas profundezas da imaginação e da reflexão. 


"De repente, notou que se lhe tinha desmoronado a beleza, a beleza que chegara a doer-lhe fisicamente, como um tumor ou um cancro. Recordava ainda o peso desse privilégio que trouxera no corpo durante a adolescência e que agora tinha deixado cair - ninguém sabe onde - com um cansaço resignado, com um último gesto de animal decadente." 


Um aspecto fundamental na construção narrativa dos contos de Olhos de Cão Azul é a utilização dos objectos simbólicos ao longo da trama. São esses objectos que intensificam a atmosfera misteriosa da obra, ampliando as possibilidades interpretativas e aprofundando a compreensão do leitor sobre os temas abordados. Em todos os contos o autor mergulha profundamente na temática da solidão e da busca incessante por conexões emocionais, obrigando o leitor a refletir sobre a condição humana e as consequências devastadoras da falta de interações significativas. Nesta jornada emocionalmente provocativa, onde a morte tem um papel fundamental, ainda que por vezes subtil, somos confrontados com a realidade de que, sem conexões emocionais profundas, somos apenas seres à deriva num mundo repleto de isolamento e desesperança. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre O Amor nos Tempos de Cólera


As metáforas presentes na narrativa transcendem a simples descrição de personagens e situações, alcançando níveis mais profundos de significado, que senti nem sempre ter entendido na sua totalidade. Através das entrelinhas e das camadas de sentido encontradas nas metáforas e nos simbolismos, o autor instiga o imaginário do leitor e estimula a sua interpretação, enriquecendo a nossa conexão com a obra e deixando um desejo imenso de ler e reler e reler, vezes sem conta, com a certeza de que iremos perceber coisas novas a cada releitura. Pessoalmente, é o que conto fazer nos próximos anos, mantendo este livro por perto e regressando a ele sempre que possível. 


"Teria sido a respeitável senhora da casa se tivesse sido a mulher de um bom burguês ou a concubina de um homem sério, mas acostumou-se a viver numa única dimensão, como a linha recta, talvez porque os seus vícios ou as suas virtudes não pudessem conhecer-se de perfil." 


A verdade é que Olhos de Cão Azul é uma obra complexa que desperta diferentes perspectivas e análises ao longo da sua leitura. Do que não existe qualquer dúvida é da maestria narrativa do autor, com a inevitável presença de elementos do realismo mágico, típico da escrita de Gabriel García Márquez, que nos desafia e desperta a imaginação a cada nova história. Uma verdadeira aventura fascinante e perturbadora que precisa ser partilhada e divulgada. Talvez seja distração minha, mas nunca ouvi falar deste livro em Portugal, e só o descobri pelo vlog espectacular da Tatiana Feltrin, que me deixou em pulgas e com uma vontade imensa de pegar neste livro curto e mergulhar neste universo único, que nos permite até voltar a Macondo. 


Só posso deixar o convite para que leias Olhos de Cão Azul e te atrevas a mergulhar profundamente no universo íntimo e complexo criado por Gabriel García Márquez. Posso assegurar-te que será uma viagem inesquecível e que vai ficar contigo por muito tempo depois de ter terminado a leitura. No entanto, se ainda precisas de mais incentivos para iniciar esta leitura, podes ver o vlog que te referi acima, aposto que não vais resistir a este desafio. Agora quero saber de ti nos comentários. Já conheces este livro de contos de García Márquez? Que impressões te deixou esta leitura misteriosa? 


Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand 

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Top 3 - Filmes de 2023

 

A imagem mostra um vibrante balde de pipocas douradas e dois bilhetes de cinema cuidadosamente colocados sobre a capa do artigo ‘Top 3 Filmes de 2023’. Essa combinação perfeita de pipocas crocantes e bilhetes de cinema é um convite para uma experiência cinematográfica inesquecível. Prepare-se para descobrir os melhores filmes lançados em 2023 e desfrute dos seus momentos mais emocionantes e envolventes na tela grande. Prepare-se para uma aventura cinematográfica de tirar o fôlego enquanto saboreia essa dupla imbatível de delícias. Garanta seu lugar nas primeiras filas, pegue seu balde de pipocas e deixe-se envolver pelos filmes mais impactantes e empolgantes deste ano!

Mais um ano que chegou ao fim e é o momento de ainda espreitar para o que ficou para trás e fazer balanços. Já foi feito o Balanço da vida e o Top 10 de Melhores Leituras, agora é chegado o momento de olharmos para os filmes vistos em 2023. Foi um ano muito interessante para os amantes do Cinema, embora não tenha conseguido ver todos os que pretendia, nem tão pouco consegui dedicar tanto tempo quanto gostaria nas plataformas de streaming. Ainda assim, consegui ir ao Cinema algumas vezes e assisti a filmes marcantes e que se destacaram dos demais. 

Assim, é com muito entusiasmo que partilho contigo os três filmes que considero os melhores que tive a oportunidade de ver em 2023, para que te sirvam de inspiração, caso ainda não os tenhas visto, ou confirmem aquilo que já sabes, pois também os viste e adoraste. Prepara-te para conhecer o meu Top 3 para 2023! Conto contigo? 


Buy Me A Coffee

1. Joker

Gotham City, início da década de 1980. Habituado ao desprezo dos seus semelhantes, o comediante Arthur Fleck esforça-se por arrancar sorrisos aos poucos espectadores que ainda lhe restam. Amargurado e emocionalmente desequilibrado, é obrigado a comparecer a reuniões periódicas com uma assistente social para avaliação psicológica. 

Um dia, após ter sido despedido da agência de talentos onde trabalhava, é barbaramente agredido. Nesse momento, a sua já ténue lucidez desintegra-se numa raiva descontrolada. É assim que, das profundezas da sua mente atormentada, surge o psicopata impiedoso que será conhecido pelo nome de Joker e que se tornará no grande antagonista de Batman.


A imagem retrata a icônica capa do filme "Joker". Com uma atmosfera sombria e intensa, a capa apresenta o rosto pintado do protagonista, o lendário vilão Joker, interpretado brilhantemente pelo renomado ator. O filme é uma verdadeira obra-prima, transportando os espectadores para a mente perturbada e caótica do personagem, explorando a trajetória de sua transformação no criminoso icônico que se tornou. Com uma direção magistral, roteiro envolvente e atuações brilhantes, "Joker" é sem dúvidas um dos três melhores filmes de 2023, prendendo a atenção dos espectadores do início ao fim.

2. Cruella

Passado na Londres dos anos 70 em meio à revolução do punk rock, o filme da Disney mostra a história de uma jovem vigarista chamada Estella. Inteligente, criativa e determinada a fazer um nome para si através dos seus designs, ela acaba por chamar a atenção da Baronesa Von Hellman, uma lenda fashion que é devastadoramente chique e assustadora. Entretanto, o relacionamento delas desencadeia um curso de eventos e revelações que farão com que Estella abrace o seu lado rebelde e se torne na Cruella, uma pessoa má, elegante e voltada para a vingança. 


A foto com a capa do filme "Cruella" mostra uma bela e elegante Emma Stone, interpretando a icônica vilã dos filmes da Disney. Com um olhar desafiador e um sorriso sinistro nos lábios, ela personifica perfeitamente a famosa Cruella de Vil. Com um estilo punk e ousado, a imagem transmite a atmosfera única do longa-metragem que revela as origens sombrias da famosa antagonista de "101 Dálmatas".

3. Barbie

No fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland - o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e as suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas começa a perceber que talvez a sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido da sua existência e alarmando as suas companheiras. Logo, a sua vida no mundo cor de rosa começa a mudar e, eventualmente, ela sai de Barbieland. 

Forçada a viver no mundo real, Barbie precisa lutar com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca - pelo menos ela está acompanhada do seu fiel e amado Ken, que parece cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior de cada um. 


Capa do emocionante filme live-action 'Barbie' de 2023, estrelado por uma talentosa atriz no icônico papel principal. A imagem mostra Barbie em um cenário deslumbrante, exibindo seu estilo único e elegante. Com sua beleza e personalidade encantadora, ela traz à vida a amada boneca em uma aventura cheia de magia, amizade e empoderamento. Prepare-se para ser transportado para um mundo mágico de sonhos e descobertas com 'Barbie' - um filme imperdível para todas as idades.

Espero que tenhas gostado da minha selecção de filmes espectaculares que vi em 2023. Pessoalmente, ver estes filmes foi uma experiência memorável e que recomendo a todos os amantes de Cinema. Agora quero saber a tua opinião sobre os filmes que fazem parte do meu Top 3 e descobrir quais foram os melhores filmes que tu viste em 2023. Encontramo-nos nos comentários? 

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

#Livros - Chega de Saudade, de Ruy Castro

 

A foto da capa deste livro retrata uma cena nostálgica e envolvente em preto e branco. Um jovem talentoso toca o violão enquanto é cercado por outros jovens, que o escutam com atenção e admiração. A atmosfera da imagem transmite um sentimento de intimidade e imersão profunda na música. O fundo branco destaca as expressões faciais e as interações entre os personagens, criando um contraste vívido e cativante. Essa imagem representa perfeitamente o espírito do livro "Chega de Saudade", escrito por Ruy Castro e lançado pela editora portuguesa Tinta da China, que explora a história e o significado do gênero musical da bossa nova, trazendo à tona a intensidade e a relevância política e cultural dessa época.

Sinopse

Chega de Saudade: a história e as histórias da Bossa Nova reconstitui a vida boémia e cultural carioca dos tempos da Bossa Nova - discoteca a discoteca, história a história. Para compor esse fascinante mosaico envolvendo música e sociedade, Ruy Castro ouviu dezenas de protagonistas: compositores, cantores, instrumentistas, bem como os seus amigos e inimigos. Uma narrativa que se lê como um romance, cheia de paixões e traições, amores e desamores, episódios cómicos e trágicos - protagonizados por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Nara Leão, Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Maysa, Johnny Alf, Sylvinha Telles, Elis Regina e toda uma legião de jovens que eles seduziram com o seu charme e as suas canções. 


Buy Me A Coffee

Opinião 

Chega de Saudade, livro escrito por Ruy Castro, é uma importante obra da literatura brasileira que retrata a história e o impacto do movimento da Bossa Nova no país e no mundo. Publicado pela primeira vez em 1990, o autor mergulha na origem deste género musical que revolucionou a música brasileira e o modo de se fazer arte. Com uma narrativa envolvente e rica em detalhes, o autor apresenta aos leitores a efervescência cultural da época e revela como a Bossa Nova rompeu barreiras e influenciou gerações de artistas. O livro destaca-se pela pesquisa cuidadosa e pelo olhar apurado do autor, consolidando-se como uma referência indispensável para compreender a evolução da música popular brasileira e a sua relevância na cultura do país. 


A Bossa Nova surgiu no final da década de 1950 e marcou um importante momento na história da música brasileira. Com raízes no samba e influencias do jazz, este género musical trouxe uma nova sonoridade, com arranjos mais suaves e uma harmonia refinada. Além disso, a Bossa Nova também se destacou pelas suas letras poéticas e pela interpretação intimista dos músicos. Este movimento musical teve um impacto significativo na cultura brasileira, pois representou uma renovação estética e uma valorização da música brasileira no cenário internacional. Através da Bossa Nova, artistas talentosos como António Carlos Jobim e João Gilberto conquistaram reconhecimento e influenciaram várias gerações de músicos, que também se tornaram referências da música brasileira. 


Podes ler também a minha opinião sobre Steve Jobs


Ruy Castro é um famoso escritor e jornalista brasileiro, nascido em 1948, no Rio de Janeiro. A sua trajetória literária teve início na década de 1980, quando publicou os seus primeiros livros de crónicas. Desde então, tornou-se referência no género, conquistando uma legião de leitores e vários prémios. Entretanto, aventurou-se a escrever biografias de personalidades célebres, como a de Carmen Miranda e Nelson Rodrigues, esta última que já mora na minha estante. Em Chega de Saudade, o autor demonstra de forma impecável a sua habilidade narrativa, prendendo o leitor desde as primeiras páginas. O seu estilo envolvente e detalhado transporta-nos para a boemia carioca dos anos 1950, fazendo com que nos sintamos como personagens presenciando o nascimento da Bossa Nova e toda a sua efervescência cultural. A capacidade do autor de retratar os ambientes, os músicos e as canções, sem perder o ritmo nem deixar fugir o interesse do leitor, é digna de admiração. 


"João Gilberto acabara de mostrar que, se quisesse, poderia ser Lucio Alves. Em seu disco, iria provar que podia ser também Orlando Silva. O que aconteceria quando resolvesse tornar-se ele mesmo - João Gilberto?"


Neste livro somos conduzidos por um guia apaixonado pela música e pela História, e só desejamos descobrir cada segredo e cada melodia que nasce nesta época brilhante. Chega de Saudade é uma obra que se destaca não apenas pela sua escrita envolvente, mas também pela sua organização em capítulos temáticos. O autor utiliza esta estrutura para explorar de forma minuciosa e abrangente, respeitando uma ordem cronológica dos acontecimentos. São abordados diferentes aspectos desta rica história, desde os bastidores dos estúdios de gravação até as personalidades icónicas que moldaram o movimento. Esta organização permite uma imersão mais profunda no contexto histórico e artístico da época, além de tornar a leitura mais cativante e dinâmica. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Amália a Biografia


Ao longo do enredo, Ruy Castro retrata diversos personagens históricos e artistas fundamentais para o desenvolvimento e reconhecimento da Bossa Nova. Figuras icónicas como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto, Nara Leão e Carlos Lyra são minuciosamente exploradas, revelando as suas trajetórias pessoais e artísticas, as suas colaborações musicais e os seus legados duradouros na cultura brasileira. São tão vívidas as descrições dos artistas e das músicas que é possível ouvi-las ao longo da leitura, como se escorressem por entre as páginas que vamos devorando. Perfeito seria que o livro fosse acompanhado por uma playlist para ouvir em cada capítulo, até porque o autor vai bem atrás, às origens e influências antes da primeira canção Bossa Nova de facto ser criada e refere canções e artistas menos conhecidos das décadas anteriores, sobre os quais tive a curiosidade de pesquisar o rosto e as suas músicas. 


"Então os dois se trancaram no apartamento de Vinicius, beberam metade da produção da Escócia e só saíram à rua três meses depois, com 25 canções prontas."


Um dos aspectos mais impressionantes do livro Chega de Saudade é a pesquisa minuciosa e rigorosa realizada pelo autor Ruy Castro. Através duma extensa investigação, o autor mergulha nas origens, com os fãs clubes onde se reuniram inicialmente algumas das figuras mais importantes deste movimento, e nas influências nacionais e estrangeiras que culminaram numa revolução cultural e musical. Ao analisar cada personagem, cada acontecimento e cada composição, o autor transporta-nos para a época de ouro da Bossa Nova de forma vívida e detalhada. Seja ao descrever as boates cariocas onde os artistas se reuniam, seja ao explicar as nuances das melodias e letras das canções, Ruy Castro demonstra um domínio completo do assunto. A sua pesquisa minuciosa e rigorosa é evidente em cada página, e o resultado é uma obra que resgata e preserva o legado desse movimento ímpar na história da música brasileira. 


Em suma, Chega de Saudade firma-se como uma referência indispensável para compreendermos a trajetória e a essência da Bossa Nova. O autor transporta-nos para um universo recheado de histórias reais e personagens emblemáticos que contribuíram para o surgimento deste género musical que se tornou um símbolo mundial da cultura brasileira. Ao explorar minuciosamente os contextos social, político, cultural e artístico da época, Ruy Castro entrega um retrato fiel e apaixonante da Bossa Nova, permitindo que o leitor mergulhe com prazer na sua atmosfera e compreenda as suas raízes e influências. Portanto, este livro será certamente uma leitura imperdível para os amantes da música brasileira e da cultura desse país extraordinário, oferecendo uma experiência enriquecedora e fascinante, que me permitiu saber mais sobre alguns dos êxitos que todos conhecemos desde sempre. 


Já conhecias este livro incrível e o trabalho de biógrafo de Ruy Castro? Deixa nos comentários as tuas impressões ou as tuas questões sobre esta obra tão especial! 


Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand 

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Top 10 - Melhores Leituras de 2023

 

Descubra as obras inesquecíveis que encantaram leitores em 2023. Conheça os 10 melhores livros do ano, repletos de histórias envolventes, personagens cativantes e surpresas apaixonantes. Uma leitura indispensável que vai conquistar sua imaginação, transcender seu universo e despertar suas emoções. Não perca esta seleção exclusiva que vai transportá-lo para mundos repletos de magia e aventura. Seja transportado para um universo de leituras memoráveis e embarque nessa jornada emocionante que promete se tornar clássica.

Este ano foi repleto de descobertas literárias incríveis e, diante de tantas opções fascinantes, é uma tarefa árdua seleccionar apenas dez obras para compor a clássica lista das melhores leituras de 2023. Entre romances arrebatadores, tramas envolventes e narrativas que nos transportam para universos extraordinários, esta selecção promete cativar até mesmo os leitores mais exigentes. Aqui vais encontrar livros Clássicos, contemporâneos, Biografias e Crónicas, só para dar alguns exemplos do que de melhor tive oportunidade de ler neste ano que passou. Prepara-te para conhecer, em seguida, os títulos que se destacaram entre as resenhas de 2023 e mergulhar comigo numa viagem inesquecível pelos mundos literários desse ano! 


Podes ver também as Melhores Leituras de 2022


Buy Me A Coffee


1. Um Homem Chamado Ove, de Fredrik Backman

Um livro que deixei passar durante todo o hype que o rodeou e que, agora que o li, percebi que mereceu tudo o que disseram e ainda mais. Tornou-se um favorito da vida e deixou a semente do desejo de ler tudo o resto que este autor escreveu. Ainda não sei qual será o de 2024, mas quase que aposto que ele irá marcar presença novamente na minha lista de leituras. 


Descubra nesta cativante obra a história de Ove, um homem peculiar, cuja vida aparentemente ordinária esconde segredos e emoções extraordinárias. Em 'Um Homem Chamado Ove', o renomado autor Fredrik Backman nos envolve com uma narrativa envolvente e ricamente detalhada, explorando temas universais como amizade, perda e a busca pelo verdadeiro significado da vida. Uma leitura irresistível, que iluminará seu coração e deixará uma marca duradoura. Imperdível para os amantes de histórias que tocam profundamente a alma.

Wook | Bertrand


2. Pecados Santos, de Nuno Nepomuceno

Este é um autor que entrou para a minha lista de leituras obrigatórias. Entrei no segundo volume da série Afonso Catalão e cada vez estou mais rendida ao seu talento, tanto que veio marcar presença nesta lista. Este tenho a certeza absoluta que irei ler em 2024 pois já comprei o terceiro volume desta série. 


"Pecados Santos" da renomado autor Nuno Nepomuceno é uma obra envolvente e arrebatadora que vai além da imaginação. Com personagens cativantes e uma trama intrincada, este livro promete ser uma leitura imperdível para os amantes do mistério e do suspense. Prepare-se para mergulhar em um mundo onde segredos sagrados se misturam com pecados mortais, levando o leitor a questionar sua própria moralidade. Esta é uma história que irá cativá-lo desde a primeira página até o seu surpreendente desfecho.

Wook | Bertrand


3. Madre Paula, de Patrícia Müller

Depois de ter visto a Série da RTP, fiquei obcecada por ler o livro que lhe deu origem. Pelas personagens fascinantes e para saber de que forma o enredo foi tratado na palavra escrita da autora. O mínimo que posso dizer é que não desiludiu! 


Mergulhe nas páginas envolventes de 'Madre Paula', o mais recente sucesso literário de Patrícia Müller. Descubra o romance apaixonante e proibido entre a jovem altarista Paula e um padre, no cenário histórico fascinante do século XIX. Uma história cativante que testa os limites do amor e da ética, fazendo com que 'Madre Paula' seja uma leitura imperdível para os amantes de romances históricos.

Wook | Bertrand


4. Steve Jobs, de Walter Isaacson

Depois de ter descoberto o trabalho deste autor com a biografia de Leonardo da Vinci, percebi que estava perante um caso sério de talento e profissionalismo. Aliando a isto, a vontade de descobrir sobre o fascinante Steve Jobs, esta foi uma viagem incrível, inspiradora e reveladora do homem além do génio e do visionário. 


A história revolucionária de um visionário: Steve Jobs, escrito por Walter Isaacson, é uma jornada fascinante pela vida do fundador da Apple, revelando seus segredos, triunfos e desafios. Descubra como Jobs tornou-se um ícone da tecnologia, um empreendedor brilhante e um líder inspirador, deixando um legado duradouro no mundo da inovação. Uma leitura essencial para aqueles que buscam inspiração e insights sobre como transformar sonhos em realidade.

Wook | Bertrand


5. Perestroika, de João Cerqueira

Esta foi uma total surpresa para a qual não tinha nenhuma expectativa. O livro foi-me gentilmente enviado pelo autor e tornou-se numa leitura viciante e que me prendeu duma maneira que não contava. Fiquei fã do seu estilo e já tenho outro do João na estante para ler em 2024. 


Uma jornada fascinante pelas memórias de um mundo em transformação, o livro 'Perestroika' de João Cerqueira cativa com sua narrativa envolvente e personagens cativantes. Explore os desafios da reconstrução societal nesse conto inovador que mistura ficção histórica, política e drama, sendo uma leitura imperdível para os aficionados por literatura intrigante e reflexiva. Descubra por que 'Perestroika' é uma das melhores leituras de 2023!

Wook | Bertrand


6. Um Mundo Sem Fim, de Ken Follett

Regressei a Kingsbridge em 2023 e adorei esta viagem épica, com novos personagens mas com o mesmo estilo a que o autor nos habituou. Os seus romances históricos passaram a ser leitura obrigatória na minha vida e no futuro podes contar voltar a encontrar Ken Follett por aqui. 


Descubra um épico romance histórico em 'Um Mundo sem Fim' do renomado autor Ken Follett. Viaje para a Idade Média e mergulhe em uma trama repleta de vingança, amor proibido e conspirações obscuras. Nesta sequência espetacular de 'Os Pilares da Terra', Follett nos envolve em um ambiente fascinante, destacando a luta pelo poder e a busca por um mundo melhor. Uma leitura cativante que certamente irá surpreender e entreter os leitores mais exigentes. Não perca essa incrível obra-prima literária!

Wook | Bertrand


7. Doutor Jivago, de Boris Pasternak

Não podia faltar um russo nesta lista de melhores leituras do ano. Foi a minha estreia com este autor, mas com a sua obra-prima, que é um livro extraordinário e que precisa mesmo ser lido, pois é mais um relato do que foi feito naquelas terras por gente doida e irresponsável. 


Doutor Jivago é uma obra-prima literária aclamada internacionalmente, ambientada na Rússia revolucionária do início do século XX. Com uma narrativa apaixonante e personagens memoráveis, Boris Pasternak nos transporta por um romance épico e emocionante, repleto de amor, guerra e a busca incansável pela liberdade. Imperdível na lista das melhores leituras de 2023, esta obra-prima oferece uma experiência literária ímpar, que certamente cativará todos os leitores com suas ricas nuances e a profundidade de sua história.

Wook | Bertrand 


8. O Jogo do Mundo, de Julio Cortázar

Este talvez seja o livro do ano e muito provavelmente da vida. Cortázar leva a Literatura para novos caminhos, mas com uma consistência e qualidade que não nos permite em momento algum questionar a validade da sua proposta. Eu não defendo leituras obrigatórias, mas se existe um livro que toda a gente devia ler nem que fosse uma vez na vida, é este! 


Descubra um mundo intrigante e enigmático em 'O Jogo do Mundo', a obra-prima literária de Julio Cortázar. Neste envolvente romance, mergulhe em uma trama repleta de mistério, realidade distorcida e reviravoltas surpreendentes. Prepare-se para uma leitura intensa e cativante que irá desafiar suas percepções sobre o que é possível no jogo da vida.

Wook | Bertrand


9. A vida como ela é, de Nelson Rodrigues

Finalmente, pus as mãos num livro do icónico de Nelson Rodrigues e fiz uma viagem inesquecível pela sua narrativa singular. Os livros da Tinta da China são lindos de morrer e apresentam títulos sempre tão pertinentes que é impossível ignorar o seu trabalho meritório. Para 2024 voltarei a estar de olho nos seus livros, com toda a certeza. 


A Vida como Ela É: Uma coleção de contos chocantes e provocativos do renomado autor brasileiro Nelson Rodrigues. Descubra o lado obscuro e surpreendente da sociedade através de suas histórias críticas, que abrangem temas como amor, traição e as profundezas da alma humana. Prepare-se para uma leitura repleta de suspense, tensão e reviravoltas que irão te deixar sem fôlego. Um clássico contemporâneo que promete desafiar suas convicções e mexer com suas emoções.

Wook | Bertrand


10. The Running Grave, de Robert Galbraith

Já todos conhecem a minha paixão pela escrita de J. K. Rowling e o quanto estou viciada na sua nova série policial. Apesar das traduções para português parecerem estar a entrar num ritmo saudável, ainda assim, não consigo esperar por elas e voltei a perder-me na sua nova aventura que me parecem estar cada vez melhores, mesmo quando achava que isso não era já possível. Este sétimo volume deixou-me tão envolvida que o li duas vezes seguidas! 


Do aclamado autor do gênero policial, Robert Galbraith, vem um suspense eletrizante que vai deixar os leitores sem fôlego. Em 'The Running Grave', o detetive Cormoran Strike é confrontado com um dos casos mais complexos de sua carreira. Com uma mistura envolvente de reviravoltas, personagens cativantes e uma trama intricada, este livro é uma leitura obrigatória para os amantes do suspense. Prepare-se para uma corrida contra o tempo em um thriller de tirar o fôlego.

Wook | Bertrand


Para concluir, 2023 foi mesmo um ano incrível para a Literatura na minha casa e nas minhas estantes, com uma variedade de obras extraordinárias que me cativaram e transportaram para outros mundos. Desde os Clássicos até aos contemporâneos, cada leitura desta lista proporcionou-me momentos de reflexão, emoção e entretenimento. Portanto, se ainda não os leste, ficam aqui excelentes sugestões para agarrares em 2024 e garantir leituras inesquecíveis para este ano. Que assim possa inspirar todos os amantes da leitura, abrindo portas para novas descobertas e experiências literárias significativas. Agora é a tua vez de me inspirar com as tuas melhores leituras de 2023! Deixa nos comentários os teus favoritos para que os possa considerar em 2024! 

Subscreve a Newsletter