O gato comeu-te a língua está localizado em Vila Nova de Gaia e em Leça da Palmeira e gostava muito que a expansão fosse possível cá mais para o sul do país. A minha visita foi ao espaço de Vila Nova de Gaia, que se encontra numa área central da cidade, com bons acessos e onde é relativamente fácil estacionar nas ruas à volta. O nome curioso e original do espaço desperta a curiosidade desde logo, preparando os clientes para uma experiência gastronómica memorável num ambiente que combina autenticidade com muita criatividade. Esta foi a escolha perfeita para um jantar com a prima do coração, para pôr a conversa em dia, durante as minhas últimas férias, enquanto nos deliciávamos com todas as iguarias que este lugar oferece e que nos deixam de água na boca só de olhar para a ementa.
A minha prima já conhecia esta casa, por isso, as minhas expectativas estavam bem altas. Desde o primeiro contacto, a atmosfera transmite uma mistura de charme e originalidade, fazendo antever uma experiência repleta de criatividade e sabor. O ambiente é acolhedor e descontraído, perfeito para relaxar e desfrutar. A sala é grande, com diferentes espaços com decorações modernas e de bom gosto, mas onde o conforto e o convívio são privilegiados. Já o serviço destaca-se pela simpatia e profissionalismo. Os funcionários que nos atenderam mostraram atenção e disponibilidade para esclarecer as nossas dúvidas e oferecer recomendações com verdadeira simpatia.
Podes ler também sobre o Tio Fafá
Desta vez, e porque estava a contar guardar espaço para as sobremesas gigantes, não pedimos entradas, embora tenha ficado de olho nos mini calzones. Nos pratos principais, a variedade é muita e ficou difícil escolher o que viria para a mesa, porque a vontade era provar tudo. Mas acabámos por optar pelo Pica Pau, com carne de novilho, salsicha fresca, linguiça defumada, queijo, molho de francesinha, pão alentejano e pickles, e pelo Burguer Guloso, com dois hamburgueres de novilho de carne barrosã, bacon, ovo estrelado, queijo cheddar, maionese de alho e acompanhado por batata frita. Em termos de apresentação, o cuidado aos detalhes é evidente e a prova de que os olhos também comem, e os sabores estavam perfeitos, equilibrados e verdadeiramente deliciosos.
Estas foram as nossas escolhas, e sei que a minha prima já experimentou a francesinha também. Mas muito mais O gato comeu-te a língua tem para te oferecer. Assim, podes escolher Tostas gigantes, Risottos e Massas e Saladas. As crianças também são bem-vindas e existem menus a pensar só nelas. Para além disso, aqui também encontras uma interessante variedade de opções vegetarianas e veganas, bem como sem glúten e sem lactose, o que permite chegar a todos os gostos e incluir mesmo quem pratica uma dieta restritiva de alguma forma. Ao desfolhar a ementa, fiquei a saber que, para além de almoços e jantares, também podes vir aqui tomar um belo pequeno-almoço, lanche ou até brunch. Para beber e regar esta bela refeição, escolhemos uma bela, fresca e saborosa Sangria de Maracujá, que estava perfeita.
Podes ler ainda sobre o Barril
A qualidade dos ingredientes é verdadeiramente notável, mostrando um compromisso com a frescura e a selecção cuidadosa dos produtos utilizados em cada prato. Os ingredientes, muitos de origem local, são de alta qualidade, o que se traduz em sabores intensos e autênticos. Sem esquecer a apresentação dos pratos que é cuidada e muito criativa, demonstrando uma preocupação em oferecer uma experiência visual tão agradável quanto o paladar, e que torna tudo altamente instagramável. É precisamente o caso das sobremesas, o ponto forte deste estabelecimento. A nossa vontade era encomendar um de cada, mas a experiência da prima fez-nos encomendar apenas uma para dividir, e depois ver se ainda existia espaço para irmos à segunda. Comprovou-se sensato, porque nem conseguimos terminar a primeira, que era um prato cheio de gelado e diferentes tipos de chocolate. Uma combinação de sabores explosivos, ao ponto de não me lembrar do nome nem encontrar na ementa agora. Mas existe e é delicioso e servido numa dose bem generosa, é o que te posso dizer.
Quanto à faixa de preços no O gato comeu-te a língua, posso dizer que tens opções para todos os bolsos, dos mais acessíveis aos mais puxados, o que permite que desfrutes qualquer que seja a tua capacidade financeira no momento. Os pratos principais apresentam um custo razoável, e muitos permitem dividir com outra pessoa. As sobremesas são um pouco puxadas, mas a verdade é que são doses generosas que também podem e devem ser divididas. Tendo em conta a qualidade de todos os ingredientes, que resultam na qualidade dos pratos que provei, não considero que seja de todo caro comer no O gato comeu-te a língua e gostaria muito de lá voltar para descobrir o que ficou por provar.
Como podes perceber, foram muitos os aspectos positivos nesta visita. Mas destaco a decoração criativa e original que reflete bem o conceito único na região, que desperta curiosidade e interesse, além de vontade de lá voltar. Em suma, a experiência foi verdadeiramente memorável, marcada por um ambiente acolhedor e descontraído, com funcionários simpáticos e atenciosos e comidas deliciosas, do início ao fim da refeição. Pessoalmente, como estava de férias, fomos conhecer este espaço durante a semana, mas, segundo ouvi dizer, aos fins de semana a sala enche, por isso talvez seja boa ideia reservar. Mas agora quero muito saber a tua opinião! Já conhecias O gato comeu-te a língua? Visitaste o espaço em Vila Nova de Gaia ou em Leça da Palmeira? Tens algum prato favorito e que recomendes a toda a gente? Conta-me tudo nos comentários abaixo!
 




 
 



















