expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

#Livros - The Turn of the Screw and Other Stories, de Henry James

 

A capa do livro "The Turn of the Screw and Other Stories" de Henry James apresenta uma imagem intrigante e arrepiante. No centro da foto, uma boneca sinistra é vislumbrada, com seu rosto pálido e expressão inquietante. Seus olhos sem vida parecem fixar o espectador, criando uma sensação de desconforto. A boneca está colocada em um fundo negro, que aumenta a atmosfera sombria da imagem. A combinação entre a boneca inquietante e o plano de fundo escuro deixa claro que o livro promete mergulhar o leitor em histórias carregadas de suspense, mistério e horror. Esta capa assombrosa é um convite para adentrar no universo sombrio criado por Henry James, que promete envolver e aterrorizar os leitores ao longo das páginas deste livro de contos.

Sinopse

The young governess is hired by a man who has become responsible for his young nephew and niece, Miles and Flora, after the deaths of their parents. He is not interested in raising them and he gives the governess full charge of the children. Soon thereafter, around the grounds of the estate the governess begins to see the figures of a man and woman whom she does not recognise. These figures come and go at will whitout ever being seen or challenged by other members of the household, and they seem to the governess to be supernatural. She learns from Mrs. Grose that the governess' predecessor, Miss Jessel, and another employee, Peter Quint, had had a sexual relationship. Before their deaths, Jessel and Quint spent much of their time with Flora and Miles, and this fact has grim significance for the current governess when she becomes conviced that the two children are secretly aware of the ghosts' presence. 


Buy Me A Coffee

Opinião 

The Turn of the Screw and Other Stories é uma colecção de contos escritos por Henry James, que sabe claramente como envolver o leitor num mistério inquietante. Esta obra começa com a história principal que dá nome ao livro, The Turn of the Screw, uma narrativa arrepiante com uma governanta assombrada pela presença de fantasmas numa antiga mansão. James, de forma muito hábil, tece uma trama obscura e intensa, deixando o leitor constantemente em suspense e a perguntar-se sobre a realidade dos eventos apresentados. As outras histórias presentes no livro também exploram temas semelhantes de medo e mistério, prometendo oferecer aos leitores uma experiencia emocionalmente cativante e profundamente intrigante. 


Henry James, nascido em 1843, foi um famoso escritor americano, cuja carreira literária estendeu-se por mais de quatro décadas. Considerado um dos grandes mestres da ficção do século XIX, James é conhecido pelo seu estilo de escrita intrincado e complexo, assim como pela sua exploração profunda da psicologia humana e das subtilezas das relações sociais. Através de títulos como The Turn of the Screw e outros contos, o autor consolidou a sua reputação como um mestre do terror psicológico, deixando um legado duradouro dentro do género. A sua habilidade para retratar personagens complexos e as suas reflexões sobre a natureza da realidade e da identidade humana tornam-no, ainda hoje, uma figura importante e influente na Literatura. 


Podes ler também a minha opinião sobre Laços de Família


Este livro apresenta uma estrutura de contos independentes, o que permite ao leitor mergulhar em diferentes universos narrativos sem a necessidade de seguir uma única história contínua. Cada conto apresenta personagens únicos e tramas distintas, explorando uma ampla gama de temas, sempre sobre a aba do mistério e do suspense. Com a sua habilidade magistral de contar histórias, envolve o leitor nas suas narrativas surpreendentes, repletas de mistério e densidade psicológica. A escrita detalhada e o estilo sofisticado de Henry James contribuem para a criação de atmosferas envolventes e tensas, capturando a imaginação do leitor desde a primeira página. A verdade é que ele, focando no conto que dá nome ao livro, é uma obra-prima da Literatura que desperta a curiosidade e mantém qualquer leitor intrigado até ao último parágrafo. 


"Forbidden ground was the question of the return of the dead in general and of whatever, in especial, might suvive, for memory, of the friends little children had lost." 


Esta obra e os contos nela reunidos, explora de forma magistral o tema central da linha ténue entre realidade e imaginação, sem nunca revelar onde exactamente essa linha se encontra. Esse trabalho é deixado ao cuidado do leitor, decidir o que é real e o que é fruto da imaginação doentia dos seus personagens. Através da narrativa habilmente construída, o autor mergulha o leitor num suspense perturbador e numa atmosfera de terror psicológico. No primeiro conto, à medida que acompanhamos o relato da protagonista, somos constantemente questionados sobre o que é verdade e o que é apenas fruto da sua mente perturbada. Somos transportados para um universo nebuloso, onde o sobrenatural se mistura com o quotidiano, deixando-nos em constante tensão e dúvida. Com tudo isto, o autor convida-nos a explorar os limites da nossa própria percepção da realidade, levando-nos a questionar até onde a mente humana é capaz de criar os seus próprios demónios. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre A Planície em Chamas


Aqui estão compilados diferentes contos que exploram o universo gótico e sobrenatural. Além da história que dá nome ao livro, é possível encontrar contos igualmente fascinantes. Em The Romance of Certain Old Clothes, somos apresentados a uma narrativa envolvente que conta a trajetória macabra duma rivalidade entre irmãs. Já em The Friends of the Friends, o autor intriga-nos com uma história que envolve um casal destinado a encontrar-se por pressão dos amigos em comum, mas cujo encontro nunca acontece, até ser derradeiramente adiado pelos ciúmes da noiva do rapaz. Este talvez tenha sido o meu favorito, e iguala o clima de dúvidas e incertezas que encontramos no The Turn of the Screw. Por fim, temos The Jolly Corner, uma trama cativante que aborda a dualidade entre um homem e uma casa que acredita estar assombrada. Todos estes contos complementam de forma brilhante a narrativa principal, acrescentando suspense, mistério e reflexões profundas sobre os limites entre o real e o sobrenatural. 


"But the comfort of reflexions is thin: the only comfort that counts in life is not to have been a fool." 


A escrita de Henry James é fortemente influenciada pelo seu contexto histórico e social. Retrata a Europa vitoriana no final do século XIX, uma época em que o mundo estava a passar por transformações políticas, sociais e culturais. Estes eventos históricos e a atmosfera da sua época refletem-se nas histórias contadas pelo autor, assim como nos personagens, na ambientação e nos temas explorados. A sociedade rígida, com as suas convenções e regras, é retratada de maneira subtil e por vezes sombria, em consonância com o estilo literário e a sensibilidade de James. O legado deixado por Henry James permanece relevante até aos dias de hoje. Considerada a sua obra-prima, The Turn of the Screw exemplifica a genialidade e complexidade da sua escrita. Nas suas obras, o autor conseguiu explorar temas como a psicologia humana, a dualidade do bem e do mal e os limites do conhecimento de forma única. A sua habilidade para criar atmosferas de suspense e ambiguidade, onde o leitor é constantemente desafiado a questionar a realidade, é uma marca registada da sua escrita. Além disso, a sua capacidade de criar personagens profundamente complexos e com múltiplas camadas é um testemunho da sua maestria narrativa. 


Sabes a lista de livros para quem tem medo de Clássicos? Este é um título que podia perfeitamente constar lá. A experiência singular que ele oferece faz com que valha mesmo a pena, quer leias na versão original ou na versão traduzida. O que te espera é uma imersão intensa e inesquecível num universo complexo e perturbador. Aqui se revela a genialidade narrativa de Henry James que precisas mesmo de conhecer. Não percas a oportunidade de mergulhar na sua rica narrativa e de descobrir mais sobre este escritor brilhante. Gostas de histórias de mistério e de fantasmas? Já conheces o trabalho de Henry James? Leste algum destes contos? Deixa o teu comentário abaixo e deixa as tuas impressões sobre este género literário, sobre o autor e sobre as suas obras! 


Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter