expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Balanço de 2023 & Resoluções para 2024

 

Imagem da capa do artigo "Balanço de 2023 & Resoluções para 2024", apresentando duas taças de champanhe prontas para um brinde. A imagem simboliza celebração, reflexão e planejamento para o futuro, representando a transição do ano e o momento de fazer uma retrospectiva do ano anterior, bem como definir metas e resoluções para o próximo ano.

À medida que nos aproximamos a passos largos para o final de mais um ano, é hora de parar, refletir e fazer um balanço de tudo o que aconteceu em 2023 e começar a pensar seriamente nas resoluções para o próximo ano. O ano de 2023 foi cheio de altos e baixos, desafios e conquistas, e agora é o momento certo para refletir sobre esses momentos e planear como posso melhorar e crescer em 2024. Hoje, irei analisar as minhas Resoluções para 2023 para perceber o que consegui alcançar, o que ficou aquém e o que deixou de fazer sentido eventualmente. Com isto em mente, serão estabelecidas, em seguida, as metas e objectivos para fazer de 2024 um ano de sucesso e realizações pessoais e profissionais. Vamos a isto? 


Buy Me A Coffee

Balanço de 2023


1. Pessoal

O primeiro ponto posso considerar muito bem sucedido porque fui capaz de manter e viver as minhas melhores amizades, com momentos especiais, visitas a lugares inesquecíveis, dos clássicos e com novidades à mistura também, sempre com saúde, inclusive com a família em termos gerais e dentro dos possíveis. Os bens materiais não foram mesmo o mais importante, embora não tenha dedicado a atenção devida à minha saúde nem à educação que me pode permitir novos voos no futuro. 

No lazer, as leituras foram, na sua grande maioria, um estrondo de tão boas e inesquecíveis. Aliás, a escolha das melhores leituras de 2023 está bem difícil de fechar porque consegui ler livros muito, muito bons. Penso ter comprado menos, ainda que continue a ser mais do que deveria e do que consigo ler. Só que as oportunidades aparecem, com preços imperdíveis, e a pessoa não consegue se controlar e acaba por encomendar, mesmo quando sabe que não serão lidos nos tempos mais próximos. Não me dediquei a vender os que não quero manter na minha estante, mas consegui algum tempo para ir ao Cinema, ver Documentários incríveis e ainda terminar uma série, curta, mas foi vista e terminada. Os concertos ficaram adiados, mas não esquecidos. 


2. Finanças

A crise continua eminente, a inflação deu uma folga ao longo de 2023, mas o meu futuro no meu emprego já foi bem mais seguro do que posso prever neste momento. Assim, é com algum alívio que consigo ter algum valor como fundo de emergência, uma almofada que permite olhar com mais calma e tranquilidade para os dias incertos que poderão chegar abruptamente. Os investimentos em casa foram alcançados a 50%, ou seja, o Ar Condicionado já cá está; os estores ainda estão adiados por mais algum tempo. 2023 também foi o ano em que finalmente investi algum dinheiro. Optei pelos Certificados de Aforro, ainda com a série que melhor pagava, mas que foi descontinuada entretanto e por esse motivo não comprei mais depois disso. O meu negócio próprio ainda continua um sonho, mas falta-me decidir muita coisa para poder considerar que seja um projecto de verdade. Ainda. 


3. Blog

Apesar de não ter sentido um aumento de seguidores do blog, senti que fui mais lida e que o meu apelo por mais comentários foi, de certo modo, ouvido e foi possível encontrar mais interação por aqui. Pode ser ainda melhor, mas não posso desvalorizar os que abriram mão do seu tempo para me ler e escrever o seu comentário pertinente e enriquecedor para o tema. Quanto à monetização, ainda não encontrei a fórmula definitiva, se é que isso existe, mas disponibilizei a possibilidade de reconhecerem o meu trabalho, seja pontualmente ou de forma recorrente. Encontras todas as informações no artigo sobre o Buy me a coffee. A consistência não foi perfeita, porque a vida acontece e imprevistos surgem, mas não posso me queixar, pois acho que até consegui que corresse melhor do que habitualmente, com menos períodos de ausência total. 


12 Resoluções para 2024 


1. Apesar de não ter médico de família, como tanta gente neste país, quero fazer um check-up geral neste primeiro semestre de 2024. 

2. Gostava muito de iniciar uma Licenciatura este ano. Será difícil, mas não impossível. 

3. Quero ler mais de 50 livros em 2024. 

4. Quero ir ao Cinema, pelo menos, 5 vezes em 2024. 

5. Utilizar mais e melhor as plataformas de streaming a que tenho acesso, HBO e Prime Video. 

6. Preciso dedicar algum tempo a colocar à venda os artigos que tenho perdidos em casa e já não utilizo nem preciso. Livros, roupa, utensílios. 2024 tem de ser o ano do destralhar e encaixar algum dinheiro com isso. 

7. Vou reforçar o Fundo de Emergência e os investimentos actuais em Certificados de Aforro. Irei ainda subscrever, finalmente, um PPR. 

8. Pretendo comprar as janelas que faltam para a casa a Norte, pedir orçamento para os estores e a porta para decidir qual poderá ser a escolha ainda para 2024. 

9. Não acredito que consiga estabelecer-me por conta própria, mas quero encontrar e explorar um caminho que poderá muito bem ser o meu futuro mais feliz e realizado. 

10. Pretendo continuar a alimentar este blog com artigos sobre as minhas leituras, sobre os filmes e séries que vejo, os lugares que descubro e muitas outras reflexões que gostaria de partilhar contigo. 

11. Quero dedicar-me a tirar mais e melhores fotos para ilustrar os meus artigos e até publicações nas redes sociais. Talvez um pequeno curso ou workshop de Fotografia para amadores como eu seja o caminho. 

12. Para terminar, quero ser feliz, sem medo das minhas escolhas, das minhas vontades e desejos, na companhia da família e dos amigos verdadeiros, e conseguir encontrar, ou pelo menos vislumbrar, o caminho que me leva à realização pessoal e profissional. 


Aqui ficam, como já é tradição neste blog, registados o meu Balanço de 2023, com todos os desafios e conquistas, e as Resoluções para 2024, com todos os sonhos, projectos e desejos que consegui enumerar. Afinal de contas, é muito importante analisar o nosso percurso e procurar evoluir em todas as áreas da nossa vida. Tu já fizeste o teu balanço do ano passado? E sabes quais as resoluções para o teu 2024? Deixa o teu comentário abaixo e vamos começar este ano de 2024 juntas e com mais motivação e determinação! 

4 comentários:

  1. Parabéns pelo que atingiste. Também aforrei algum valor nos certificados de aforro. Nunca se sabe o futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Pois, nos tempos que correm, mais vale prevenir e poupar alguma coisa :)

      Eliminar
  2. Bom ano 2024! Que traga poucas coisas más e muitas surpresas e concretizações agradáveis :)
    Gosto de acompanhar aqui o blog porque tem muito conteúdo, há sempre uma review de qualquer coisa! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, pelo carinho e por continuares aqui a ler-me! Espero continuar a contar contigo em 2024 ;)
      Bom ano!!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter