O Verão não me trouxe as merecidas e desejadas férias, mas isso não quer dizer que não tenham existido oportunidades de passear e de conhecer novos lugares para partilhar contigo, que me lês. A oportunidade de fazer uma pequena visita guiada pela minha amada Lisboa com alguém que não conhecia nada da cidade para além do Aeroporto, foi a desculpa perfeita para este passeio que teve início com a busca por um Restaurante Moçambicano. O eleito foi o Chiveve, localizado no centro de Lisboa, perto da Avenida Duque de Loulé, sendo fácil chegar de metro ou autocarro. Apesar de ter ido de carro, estacionei com alguma facilidade num parque bem perto, o que facilitou bastante, porque ninguém aguenta andar em busca de estacionamento pelo meio de Lisboa.
O Restaurante começa logo por encantar os seus visitantes com a sua atmosfera acolhedora e autêntica e com a sua decoração influenciada pela cultura moçambicana, oferecendo de imediato uma experiência única, só tendo em consideração a primeira impressão visual do seu espaço. As expectativas estavam altas, o feedback que encontrei era muito bom, o espaço bem decorado também cumpria e o atendimento inicial também parecia enquadrar-se na perfeição no que espero de um bom restaurante, só faltava descobrir se a comida iria cumprir com o desejado e esperado da culinária moçambicana, que tem as suas raízes na fusão de influências indígenas, árabes, portuguesas e indianas. Em Moçambique, os pratos são conhecidos pela sua riqueza de sabores, que combinam ingredientes frescos, especiarias e ervas aromáticas.
Podes ler também sobre o Talho Central
A verdade é que o Restaurante Chiveve traz esse sabor autêntico e vibrante da culinária moçambicana para a capital portuguesa, proporcionando uma experiência gastronómica única, repleta de explosões de sabores exóticos e autênticos. Os pratos surpreendem tanto em termos de apresentação quanto de sabor. Cada prato é meticulosamente elaborado, com uma apresentação que torna difícil não ficar encantado logo à primeira vista. Além disso, o sabor dos pratos é simplesmente extraordinário, com uma combinação perfeita de ingredientes frescos e temperos equilibrados. Para entrada, escolhemos as Chamuças de Carne, deliciosas, crocantes, com os temperos no ponto exacto e ainda acompanhados por um picante de verdade, daqueles que, se exagerarmos, leva as lágrimas aos olhos.
Apesar de sermos apenas duas pessoas, pedimos três pratos para dividir e provar o máximo possível. Assim, pedimos os incontornáveis Caril de Caranguejo e Caril de Camarão com Quiabos e, como prato de carne, o Frango à Zambeziana. Tanto o Caril de Caranguejo quanto o de Camarão estavam perfeitos, com os sabores no ponto certo, e acompanhados de arroz branco, pronto a absorver os molhos tão bons, que era capaz de os comer à colher. O Frango foi uma total estreia para mim, que nunca tinha provado este prato moçambicano. Trata-se de um frango grelhado com leite de coco e que, depois de provar, ganhou o meu coração. A carne desfazia-se na boca e a combinação exótica com o leite de coco fica explosiva e viciante. Para acompanhar tudo isto, escolhemos uma Sangria Branca com frutas, que foi a verdadeira surpresa. Afinal, boa comida já era algo que esperava, mas esta sangria parece aquelas que fazemos em casa com as nossas bebidas favoritas. Recomendo pela qualidade e porque combina muito bem com tudo o que comemos.
Depois desta experiência de verdadeira degustação, e após uma pequena pausa, chegou a hora de partir para as sobremesas. Também com o propósito de dividir e experimentar mais propostas, pedimos um Doce da Casa e um Arroz Doce com Leite de Coco. Na altura, fomos devidamente esclarecidas do que podíamos esperar de ambas, mas confesso que já não me recordo do que era feito o Doce da Casa, apenas que era delicioso, sem ser demasiado doce e com uma combinação de texturas muito interessante. Já o Arroz Doce era fantástico, com um toque exótico muito especial dado pelo leite de coco, sem se tornar demasiado doce nem enjoativo. Em suma, foi a forma perfeita de fechar uma refeição tão especial e única.
Apesar de não ser um espaço com preços económicos, não achei nada caro face à qualidade dos pratos que pedimos e penso que, nem que seja numa data especial, vale a pena conheceres o Chiveve e descobrires os sabores moçambicanos. A minha opinião geral sobre esta experiência gastronómica foi extremamente positiva. Desde o momento em que entramos, fomos recebidos com um serviço amigável e eficiente. A decoração do restaurante é encantadora, criando um ambiente aconchegante e acolhedor. Quanto à comida, os pratos servidos no Chiveve são verdadeiras obras de arte culinária, com uma mistura perfeita de sabores autênticos e frescos. Além disso, destaco a atenção e conhecimento dos funcionários em relação aos pratos e ingredientes, proporcionando uma experiência gastronómica completa.
Podes ler ainda sobre O Boss Picanharia
O Restaurante Chiveve é uma opção única para os amantes da culinária africana, para os que desejam explorar novos sabores e experiências gastronómicas ou para os viajantes que procuram conhecer um pouco mais sobre a cultura moçambicana. Portanto, tanto os curiosos em explorar novas culturas como os apreciadores da cozinha de Moçambique encontrarão no Chiveve uma opção excelente para desfrutar duma refeição memorável e excepcional, no coração de Lisboa. Já conhecias este espaço? Gostas de experimentar e descobrir novas culturas? Deixa o teu comentário e conta-me sobre a tua experiência no Chiveve ou deixa a tua recomendação de outros espaços que mereçam ser descobertos.
Sem comentários:
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!