Com tantos lançamentos relacionados com o universo Harry Potter nos últimos tempos, tem sido com uma alegria imensa que vejo este tema de volta às luzes da ribalta. Na verdade, para os fãs de coração nunca deixou de estar presente.
Apesar de todas as críticas e de todos os pormenores menos bem conseguidos, senti uma genuína felicidade por voltar a ter nas mãos um livro novo sobre
Harry Potter. Como nos velhos tempos, corri a comprar a versão original para não sofrer mais à espera da tradução para português. Enfim, senti-me com 14 anos outra vez e foi tão bom.
A minha paixão por todo este universo mágico já me acompanha desde a adolescência e até nos
saldos a encontro e não lhe consigo resistir. Sempre que vejo o nome Harry Potter, seja onde for, a minha atenção foge e corro para ver melhor do que se trata.
E foi assim que me deparei com esta TAG com 50 perguntas sobre Harry Potter. O Youtube é uma ferramenta fantástica para encontrar tudo e mais um par de botas sobre todo e qualquer assunto que se possa imaginar. E Harry Potter não poderia ser excepção, não é?
Neste aspecto, tenho de admitir, os brasileiros dão 10 a 0 aos portugueses. Os melhores canais sobre Harry Potter são os brasileiros e eles levam aquilo muito a sério. São capazes de trazer sempre temas novos sobre este universo inesquecível, o que só prova algo que tenho defendido nos últimos anos: que seria capaz de falar sobre Harry Potter dias a fio sem me cansar e sem repetir temas.
1. O melhor livro
Como escolher um livro entre sete? Sete que, no fundo, são apenas um pois tudo está relacionado desde o longínquo Harry Potter e a Pedra Filosofal. Se me obrigarem mesmo a escolher um, e recordo que o estou a fazer sob ameaça, teria de escolher a Ordem de Fénix. Não por ser melhor do que os outros, mas porque me recordo da longa jornada que foi esperar pelo seu lançamento desde o Cálice de Fogo. Foi uma época de muita divagação, muitas teorias lidas na Internet e muita imaginação na tentativa de adivinhar o que se seguiria nos livros que faltavam.
2. Personagem favorito
Harry Potter, claro. Um herói é sempre amado e adorado, em especial um herói como Harry, com qualidades invulgares e defeitos peculiares.
3. Cena preferida de Pedra Filosofal
A minha cena preferida no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal é quando Rubeus Hagrid surge para contar a Harry toda a verdade, tornando o aniversário de 11 anos de Harry no melhor da sua vida. Embora, também goste muito do momento em que vemos Hogwarts pela primeira vez, um momento mágico, como não podia deixar de ser.
4. Local preferido
Hogwarts! Sem pensar duas vezes e sem margem para dúvida. O castelo faz as delícias de qualquer fã.
5. Se fosses um Animagus em qual animal te transformarias?
Um cão, ou melhor, seria uma cadela. Um animal inteligente, leal e que é o meu favorito.
6. O melhor vilão
Voldemort, mais uma vez, sem dúvidas ou hesitações. É verdade que a "querida" Bellatrix também está no top, mas não tem como competir com a maldade de Tom Riddle.
7. Cena preferida de Câmara dos Segredos
Gosto muito quando, já na Câmara dos Segredos, vemos o Riddle sair do diário. Gosto do diálogo que se segue e do confronto com o Basilisco, a chegada da Fawkes para salvar o Harry. Uma cena muito forte e interessante.
8. O melhor filme
Aviso já que sou muito mais fã dos livros do que dos filmes. No entanto, tenho de escolher um e, desse modo, terei de escolher a Pedra Filosofal pois foi o que se manteve mais fiel ao original.
9. Qual o personagem que morreu e que gostarias que tivesse sobrevivido?
Sirius Black. É muito injusto um homem que esteve preso em Azkaban durante 13 anos sendo inocente, tornar-se um fugitivo por não ser capaz de provar a sua inocência e terminar preso na casa da sua família, de onde tanto quis fugir durante a sua adolescência. E no momento em que poderia provar a sua inocência, acaba morto. Já para não falar da perda que foi para Harry, perante a possibilidade de ter uma casa e uma família que verdadeiramente o amava, ter de ficar com os Dursleys novamente.
10. Quem preferes do trio?
Harry Potter. Muito embora, enquanto trio, a sua força é mesmo a de reunirem as suas diferenças e semelhanças e com isso construírem uma amizade verdadeira. Gosto particularmente de um momento em Cursed Child, onde o Draco admite que sempre sentiu inveja de Harry, Ron e Hermione pela amizade que os unia e que ele nunca teve.
11.Cena preferida de Prisioneiro de Azkaban
Embora admita que, em termos técnicos, este será o melhor filme da saga, não gosto das imensas alterações da narrativa que foram feitas. Quanto à cena preferida, seria a passada na Cabana dos Gritos, quando se reúnem Remus Lupin, Sirius Black e Peter Pettigrew.
12. Qual o livro que mais te emocionou?
O último, pelos motivos óbvios. Foi um desejo realizado, ficar a conhecer o final da saga e desvendar, finalmente, todos os mistérios. No entanto, emociona-me o facto de ter ditado o fim dos livros que esperava sempre com grande ansiedade. Foi o fim de uma era que deixou tantas saudades.
13. De qual personagem mudarias o final e como seria?
Sinceramente, não existe nenhum final de personagem com o qual não concorde ou que gostasse de ver acontecer de forma diferente. A coerência do mundo que J. K. Rowling criou e a sua escrita fazem-me concordar com todas as suas decisões.
14. Qual posição jogarias no Quidditch?
Para falar com absoluta honestidade, acho que dificilmente seria uma praticante de Quidditch. Afinal, se não o faço no mundo Muggle, porque faria no mundo mágico? Contudo, sou uma adepta do desporto e a para escolher uma favorita teria de ser o Seeker.
15. Qual personagem sobreviveu, mas tu gostarias que tivesse morrido?
Dolores Umbridge! É impossível ser fã de Harry Potter e não detestar esta mulher-sapo. É completamente odiosa, com ou sem Voldemort no poder e teria sido um favor a sua morte. Até para os novos guardas de Azkaban a sua presença deve ser um castigo.
16. Cena preferida de Cálice de Fogo
O regresso de Voldemort no cemitério é brutal. Muito melhor no livro, é certo, mas ainda assim é uma excelente cena no filme.
17. Qual o filme que mais te emocionou?
Mais uma vez, por ditar o fim da saga, terei de escolher Harry Potter e os Talismãs da Morte Parte 2.
18. Jogador preferido de Quidditch
Viktor Krum. Por muito que goste do Harry, tenho de admitir que as habilidades do Krum no campo de Quidditch são assombrosas.
19. Qual o livro que leste mais vezes?
Não sou capaz de responder a esta pergunta com 100% de certeza porque já perdi a conta ao número de vezes que li todos os sete livros. Relia enquanto esperava o lançamento de mais um capítulo da história e volto a reler até hoje, sempre que bate a saudade de Harry Potter. É provável que estejam a modos que empatados, todos os sete livros.
20. A qual equipa de Hogwarts pertencerias?
Gryffindor, claro. Onde estão os audazes!
21. Cena preferida de Ordem da Fénix
Este livro está repleto de cenas fantásticas, mas a escolher apenas uma, escolheria a discussão entre Harry e Dumbledore no gabinete do Director após a morte do Sirius. Forte, intensa e repleta de revelações.
22. Qual o teu professor preferido?
Remus Lupin. O melhor professor que já passou por Hogwarts e pela disciplina.
23. Que destino darias a Draco Malfoy?
Nunca esperei que ele se fosse tornar amigo do Harry e do Ron, mesmo tendo percebido que seguiu pelo caminho errado. Gosto que tenham mantido relações cordiais, mas sem grandes intimidades. Já após Cursed Child, percebemos que Malfoy e Harry ficam ligados pela amizade verdadeira e improvável que une os seus filhos. Para mim, está bom assim.
24. Qual o filme que assististe mais vezes?
Acho que assisti apenas uma vez a cada um dos filmes. Duas, no máximo.
25. Personagem que poderia não existir que não faria falta nenhuma.
Peço imensa desculpa, mas não consigo responder a esta pergunta. Na minha opinião, todos os personagens têm a sua importância, por mínima que seja. E ajudam a compor os diálogos ou os contextos necessários. De alguma forma, têm o seu contributo e merecem permanecer na história.
26. Personagem que só aparece nos livros, mas que gostarias de ter visto nos filmes.
Gostava de ter visto e acredito que teria sido importante conhecer a elfo doméstica dos Crouch, a Winkie. Ela foi muito importante no decorrer do livro Harry Potter e o Cálice de Fogo e se não sabes do que estou a falar vai ler o livro e depois voltamos a conversar, pode ser?
27. Personagem que é exactamente nos livros quando leste.
Severus Snape. Sem dúvida alguma, quando vi o Snape dos filmes pensei "Raios, como é que eles conseguiram ir buscar o Snape da minha imaginação??"
28. Cena preferida de Príncipe Misterioso
As minhas cenas preferidas de Harry Potter e o Príncipe Misterioso são as que nos mostram o passado de Voldemort, ainda como Tom Riddle. Gosto do momento em que Dumbledore lhe conta, ainda no orfanato, que ele é um feiticeiro e da forma como Harry compara este momento com o momento em que ele próprio ficou a saber a verdade. Gosto também de quando visitamos a cabana dos Gaunt e conhecemos o avô, o tio, a mãe e até o pai de Voldemort pelos olhos do funcionário do Ministério. Enfim, o Príncipe Misterioso está repleto de momentos importantes.
29. Disciplina preferida em Hogwarts.
Defesa contra as artes negras.
30. Se pudesses possuir apenas um dos Talismãs da Morte qual seria?
Apesar de todos os contras, escolheria a Varinha. Não para andar por aí a gabar-me de ter a melhor varinha do mundo nem para vencer todos os duelos com a Varinha de Sabugueiro. Mas apenas pelo prazer de ter uma varinha!
31. Qual a forma do teu Patronus?
Acho que também seria um cão.
32. Intérprete favorito.
Embora esta saga tenha contado com a participação de grandes e talentosos actores, tenho de eleger o Alan Rickman, o nosso Severus Snape, como o melhor intérprete de todos os filmes. Simplesmente, brilhante.
33. A melhor adaptação
Mais uma vez, por ser o mais fiel ao livro, escolho a Pedra Filosofal.
34. Cena preferida de Talismãs da Morte Parte 1
O regresso do Ron e a tudo o que nesse momento acontece é fantástico e foi muito bem conseguido no filme.
35. Equipa de Quidditch preferida.
Tenho de ser solidária com o nosso Ron e ser adepta dos Chudley Cannons, claro.
36. Que lembrança usarias para produzir um Patronus?
Para me manter fiel ao mundo de Harry Potter, recordaria o momento em que comprei, por fim, o livro Harry Pottter e os Talismãs da Morte.
37. Se pudesses escolher um feitiço para usar sempre que quiseres qual seria?
Legilimens. Não tenho a certeza se estará bem escrito, mas não quero adiar mais esta publicação para procurar nos livros o feitiço. Portanto, este feitiço permite aceder aos pensamentos das outras pessoas e era uma arte que o próprio Voldemort dominava e que lhe permitia saber quando lhe estavam a mentir. Diz lá se não dava imenso jeito?
38. Criatura mágica preferida
A fénix.
39. De todas as criaturas mágicas que Hagrid teve, qual a que te dá mais medo?
Explojentos cauda-de-fogo. Quem não?
40. Cena preferida de Talismãs da Morte Parte 2
As memórias de Snape que Harry tem oportunidade de ver é memorável e será o último enigma desvendado e que vem responder a perguntas feitas desde o primeiro livro, quando éramos inocentes e nem imaginávamos o que ainda nos esperava.
41. Se tomasses a poção Polisuco, em quem da saga gostarias de te transformar?
Sinceramente, só transformar não tem graça. Bom seria poder ser alguém da saga. Portanto, passo esta e deixo para quem se contente com tão pouco.
42. Qual a tua loja preferida em Hogsmeade?
Em Hogsmeade seria o Três Vassouras, para experimentar a famosa Cerveja de Manteiga. Pode ser que me agradasse que as tradicionais cervejas de Muggles. Agora, se estivermos a falar de Diagon-Al, aí a melhor loja de todo o sempre será inevitavelmente As Magias Mirabolantes dos Weasley!
43. Qual dos Salteadores é o teu preferido?
Pergunta difícil! Tirando o interesseiro do Wormtail, a força deste grupo era precisamente as características de cada um e a forte amizade que os unia, tal como aconteceu com Harry, Ron e Hermione. Se tiver mesmo de escolher um, vou ficar com o Sirius porque gosto da sua rebeldia e do seu sentido de humor.
44. Para ti qual foi o personagem que fez toda a diferença na história?
Harry Potter, como não podia deixar de ser. O Rapaz que Sobreviveu fez toda a diferença ainda antes de nascer, devido à profecia. E continuou a fazer a diferença pela vida a fora.
45. Melhor Seeker
Viktor Krum
46. Personagem que não gostarias de ser
Dolores Umbridge. Ainda é preciso explicar? Pois, bem me parecia.
47. Se o Harry não tivesse sido inscrito no Torneio dos Três Feiticeiros, por qual dos outros torcerias?
Cedric Diggory, o campeão por Hogwarts.
48. Qual dos Devoradores da Morte é o teu preferido?
Bellatrix Lestrange. Com toda a sua maldade e loucura, é uma personagem fascinante e brilhantemente interpretada nos filmes.
49. Profeta Diário ou Voz Delirante?
Regra geral, Profeta Diário. Durante o tempo em que Voldemort tomou o poder, Voz Delirante.
50. Qual seria a continuação que darias a Harry Potter?
À data de hoje, já todos sabemos que existe uma continuação, ou seja, o oitavo livro foi lançado. Como já mencionei, a história está bem concebida e mostra-nos um Harry adulto e a sua relação com os filhos, principalmente com Albus, o mais parecido consigo próprio. Para ser perfeito, era a nossa amada J. K. Rowling pegar no argumento teatral e dar-nos o ar da sua graça e explorar devidamente a temática e a revelação principal, como só ela sabe fazer. Na impossibilidade disso acontecer, um livro, tipo enciclopédia do mundo mágico, seria muito bem vindo. Enfim, vou deixar os possíveis desenvolvimentos ou continuações na mão de quem sabe que é da própria autora da saga.
Ufa, cheguei ao fim! Espero que te tenhas divertido a ler as minhas respostas tanto como eu me diverti a responder. E caso leves esta TAG contigo, não te esqueças de me avisar para poder espreitar as tuas respostas, pode ser?