E aqui vem mais uma lista de sonho das viagens que um dia irei fazer. Devo dizer que nunca pensei que desse tanto trabalho. Principalmente escolher. Ficaram tantas cidades lindas e maravilhosas de fora, como aliás já tinha acontecido
neste Top 10 europeu. Mas não penso que as estou a descartar. Simplesmente, ficam para mais tarde.
Agora vamos começar com as 10 cidades africanas que me ficaram debaixo de olho.
1 - Maputo, Moçambique
Esta é a cidade incontornável da minha vida. Passei a vida inteira a ouvir falar, com tanta saudade e ternura, da então Lourenço Marques, que é impossível não viver com esta cidade na imaginação. Mas o meu sonho é conhecê-la pela mão do meu pai, através dos olhos dele e das suas memórias. Um dia vamos lá, sim!
2 - Cairo, Egipto
No início da minha adolescência, recordo-me de assistir aos documentários sobre o Egipto e sobre as pirâmides e todas aquelas descobertas fantásticas com milhões de anos e querer muito fazer parte desse mundo. Foi assim que, em determinada altura, desejei ser arqueóloga. Esse desejo passou, mas o de conhecer melhor essa civilização ficou até hoje.
3 - Casablanca, Marrocos
Grande parte da justificação para a escolha desta cidade está
aqui, no grande clássico do cinema. Sei que muita gente veio desiludida mas ainda assim a curiosidade é grande.
4 - Cidade do Cabo, África do Sul
Considerada a cidade mais charmosa de África do Sul, seria um ponto incontornável neste passeio pelo continente africano, não é mesmo?
5 - Joanesburgo, África do Sul
Volto a escolher este país por influência de algumas raízes familiares que ainda por lá ficaram e gostaria muito de aproveitar a visita para conhecer membros da família com os quais só mantenho contacto virtual. No entanto, é inegável o valor desta cidade, sendo que o ponto turístico que mais me atrai é mesmo o Museu do Apartheid.
6 - Luanda, Angola
Mais uma cidade colonial e de onde já ouvi muitas histórias. Ainda por cima, depois de ver a novela da TVI, A Única Mulher, é impossível não ficar com o bichinho e querer conhecer pessoalmente lugares tão belos.
7 - Fez, Marrocos
Quanto mais leio sobre os muçulmanos mais a minha opinião se torna menos positiva. Tudo por causa, como é óbvio, dos extremistas e terroristas. No entanto, em termos culturais, acho que existe uma beleza à qual não consigo resistir e que começou
com esta novela. Como tal, não resisto ao desejo de visitar esta cidade tão antiga.
8 - Alexandria, Egipto
Cidade fundada por Alexandre, o Grande e onde se pode visitar a famosa Biblioteca de Alexandria, a maior do mundo antigo, bem como, diversos museus interessantes.
9 - Mombaça, Quénia
Esta foi uma cidade que me chamou a atenção durante a pesquisa que fiz para este post. Desta forma, descobri que os portugueses por lá passaram e construíram uma fortificação da qual ainda podemos encontrar vestígios. Resumindo, fiquei cheia de vontade de conhecer.
10 - Mazagão, Marrocos
Mais uma cidade com forte influência portuguesa, onde marcámos presença durante três séculos e onde é possível visitar diversos monumentos onde se misturam a cultura europeia e a marroquina.