Sinopse
Salgueiro Maia - O Implicado, constitui o primeiro retrato, a projetar no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. Fernando Salgueiro Mais, o anti-herói não ocasional, produto de uma formação académica e militar, foi um homem que soube pensar o futuro, seguir as ideias, contestando-as, vivendo uma vida cheia, alegre e fértil, solidária e sofrida - se não tem morrido prematuramente aos 47 anos, teria agora 75.
Através de uma abordagem moderna, intimista e emocional, Salgueiro Maia - O Implicado retrata as histórias que ainda não foram contadas sobre o Capitão de Abril. As pequenas revelações que permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza com que sempre se apresentou publicamente, e que foram a chave para que a Revolução dos Cravos tenha sido como foi.
Mais do que um docudrama, Salgueiro Mais - O Implicado é uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo de toda a vida. Um filme que revela o outro lado de uma personagem mítica e que presta homenagem ao homem, ao estudante, ao militar, ao pai, ao amigo e ao ímpar militar de Abril.
Opinião
Salgueiro Maia: O Implicado, lançado em 2022, é um filme que retrata a vida e a actuação de Salgueiro Maia, um dos principais protagonistas da Revolução dos Cravos em Portugal, a 25 de Abril de 1974. Salgueiro Maia foi um militar português que se destacou por liderar o movimento que derrubou o regime ditatorial do Estado Novo, culminando com a queda do governo de Marcelo Caetano. Conhecido pela sua coragem, determinação e liderança, tornou-se num símbolo da luta pela liberdade e pela democracia em Portugal, sendo lembrado como um verdadeiro herói nacional. Assim, este filme procura explorar a sua trajetória e a sua personalidade ímpar, trazendo à tona o seu legado e importância na História de Portugal. Foi certamente uma escolha pertinente para assistir, porque estamos a comemorar os 50 anos desta Revolução e fazem-nos faltas pessoas como Salgueiro Maia.
Assim, a trama apresenta acontecimentos da infância e da juventude do protagonista, acompanhando a jornada de Salgueiro Maia, que se torna um jovem oficial do exército com uma postura firme e determinada. A caracterização de Salgueiro Maia é brilhantemente interpretada pelo actor Tomás Alves, que transmite com maestria a coragem e a determinação desta figura histórica. Além disso, os demais personagens que compõem a história são muito bem desenvolvidos, retratando de forma envolvente os desafios e dilemas enfrentados durante este momento histórico crucial para Portugal. É o caso do trabalho de Filipa Areosa, que interpreta a mulher de Salgueiro Maia, ou do grupo de amigos que cria quando estudo no Colégio Militar, antes de ir para as primeiras missões em África, na sangrenta Guerra Colonial, que parecia não ter fim.
Podes ler também a minha opinião sobre 3 Mulheres
A direcção do filme apresenta uma abordagem visualmente impactante, utilizando recursos como enquadramentos precisos, movimentos de câmera dinâmicos e uma paleta de cores que evoca a atmosfera dos anos 70 em Portugal. A qualidade da fotografia destaca-se ao retratar os acontecimentos históricos com fidelidade, capturando a tensão e o fervor dos protestos populares e das cenas de confronto militar, na Guiné e em Moçambique. A ambientação da época é cuidadosamente recriada, com detalhes que transportam o espectador no tempo para as várias fases retratadas, ao longo da tumultuosa trajetória de Salgueiro Maia, onde o ambiente militar lhe está associado desde muito cedo. É uma ligação tão profunda que deixa a dúvida se foi a vida militar que influenciou a sua personalidade vincada ou se foi essa personalidade que o levou à carreira militar.
Não é demais reforçar o quanto a actuação dos actores do elenco é um dos pontos altos do filme. Tenho de destacar novamente o talento do Tomás Alves, que interpreta Salgueiro Maia, cuja entrega e dedicação ao papel são evidentes em cada cena. Ele consegue capturar brilhantemente as diferentes nuances do personagem, desde a determinação e coragem até a fragilidade e dúvidas que permeiam as suas acções. A sua interpretação emocionante e visceral, incluindo de momentos históricos que fazem parte da nossa memória colectiva, faz com que o espectador se conecte ainda mais com a história e compreenda melhor o tamanho do legado deixado por este icónico militar português, que nada quis para proveito pessoal, e que tão mal tratado foi pela democracia em vida, mesmo depois dos anos quentes onde a esquerda atacava todos os que não manifestavam apoio total.
Podes ler ainda a minha opinião sobre Snu
No filme Salgueiro Maia: O Implicado, dirigido por Sérgio Graciano, somos levados a refletir sobre diversos temas importantes, como o poder da juventude, a luta pela liberdade e a importância da coragem e determinação em momentos de crise. Portanto, é com a história de Salgueiro Maia que nos mostra como a determinação e a coragem dum indivíduo podem mudar o curso da história dum país. Tudo sem procurar nenhum cargo, nenhuma promoção, nenhum privilégio para si nos anos que se seguiram, antes e depois do PREC, parecendo ganhar inimigos em todos os lugares de poder, militar e político, por causa desta sua atitude que parecia diminuir os seus pares da Revolução. O filme ainda nos faz questionar o papel da juventude na transformação da sociedade, assim como nos inspira a não desistir diante da adversidade, incentivando-nos a lutar pelos nossos ideias e pela liberdade. A narrativa lembra-nos da importância de resistir e enfrentar os desafios com coragem, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis, ressaltando o poder transformador da acção colectiva e da determinação em momentos de crise.
Em suma, Salgueiro Maia: O Implicado destaca-se por apresentar de forma sensível e realista a vida do militar português, herói da Revolução dos Cravos. O filme consegue humanizar o personagem histórico e mostrar a complexidade das suas acções e motivações, tornando-o ainda mais relevante na História de Portugal. A narrativa é bem construída e emocionante, recriando alguns dos momentos mais icónicos do 25 de Abril, sendo enriquecida pela actuação brilhante do Tomás Alves no papel de Salgueiro Maia. A sua relevância histórica é inquestionável, já que retrata um momento crucial na história portuguesa e na luta pela democracia, ficando evidente como e porque Maia tornou-se uma figura fundamental para o sucesso de toda a operação. Como tal, só posso recomendar este filme, que devia ser obrigatório nestas comemorações tão importantes para a nossa sociedade, para todos os interessados em conhecer mais sobre a História contemporânea do nosso país e entender melhor esta figura mítica, que tem uma aura de mistério à sua volta, por não ter obtido protagonismo após a Revolução e por ter falecido tão cedo, sem que nos fosse permitido prestar-lhe as homenagens que merecia. Podes ver este filme na HBOMAX, uma obra imperdível que precisa mesmo ser assistida!
Agora, quero saber a tua opinião! Já viste este filme? Conheces a história deste herói de Abril? Gostaste de ver recriadas as cenas emblemáticas dessa madrugada? Conta-me tudo nos comentários abaixo!