Com a chegada do Verão, que está mesmo aí ao virar da esquina, é hora de planejar as férias e começar a escolher a lista de leituras para aproveitar o tempo livre. Seja na praia, no campo, ou simplesmente a relaxar em casa, os livros são sempre companheiros perfeitos para esses momentos de descanso. Por isso, como vem sendo hábito por aqui, selecionei 10 livros novos e de temas variados para te aventurares durante as férias de 2024. Desde autores clássicos da Literatura até obras contemporâneas, ficção e não ficção, escritor por homens e por mulheres, há opções para todos os gostos e interesses. Portanto, prepara-te para te deliciares com histórias envolventes e mergulhar em diferentes mundos literários neste Verão!
Podes ver também 10 Lançamentos para ler nas férias
1. Pobres Criaturas, de Alasdair Gray
A ambição científica de Godwin Baxter de criar a companheira perfeita concretiza-se quando encontra o corpo afogado da jovem Bella, que ele traz de volta à vida numa proeza ao estilo de Frankenstein. Mas o seu sonho é perturbado pelo amor ciumento do Dr. Archibald McCandless pela sua criação... À medida que o seu desejo se transforma em obsessão, os motivos de Archibald para libertar Bella revelam-se tão egoístas como os de Godwin, que a reclama em corpo e alma.
Mas o que é que Bella pensa?
Explorando a sua posição como mulher na sombra do patriarcado, Bella sabe que cabe a ela libertar-se - e decidir qual o significado, se é que tem algum, do verdadeiro amor na sua vida.
Esta história de amor verdadeiro e ousadia científica leva o leitor dos consultórios de operações privados da Glasgow do final da era vitoriana aos casinos aristocráticos, à vida miserável de Alexandria e a um bordel parisiense.
2. O Livro do Império, de João Morgado
Século XVI. Os tempos gloriosos do império português chegam ao fim. O desejado rei D. Sebastião vive para os sonhos de glória. Cego à corrupção da nobreza que prospera aquém e além-mar, permite que a Inquisição imponha o obscurantismo, acusando e julgando as mentes mais iluminadas.
Contra tudo e contra todos, um poeta-soldado, caído em desgraça decide contar a história épica de um povo para o relembrar da grandeza de outrora e salientar o desvirtuamento do poder que se vive no reino. Mesmo sabendo que corre perigo de vida.
Como era a vida dos portugueses no século XVI e como interagiam com os outros habitantes nos territórios além-mar do império?
Com tantos inimigos no poder, como pôde ser publicada uma obra que era provocadora aos olhos da Corte e da Inquisição?
3. Taylor Swift: A História Completa, de Chas Newkey-Burden
Taylor Swift é já um dos maiores fenómenos de sempre da música. A digressão Eras, com passagem por Portugal, tem levado milhões de pessoas aos concertos, que esgotam em poucos minutos. Os álbuns têm pulverizado todos os recordes de vendas e já fizeram dela a artista mais premiada de todos os tempos - e a mais bem paga.
Mas como é que uma rapariga, dona de um talento inacreditável e com uma força e determinação assombrosas, saiu da cidadezinha pequena onde vivia e se tornou uma megaestrela global?
Taylor Swift: A História Completa mostra-nos a evolução musical e o estatuto de mulher de negócios implacável que alcançou e que impõe as suas próprias condições. Desde os primeiros tempos na Pensilvânia, foram múltiplos os desafios que superou no trajeto até ao estrelato e os inimigos poderosos que teve de enfrentar, como Kanye West ou o produtor Scooter Braun. E nem a vida pessoal escapou ao olhar feroz dos media e do público e ao escrutínio das relações com John Mayer, Harry Styles, Joe Jonas, Jake Gyllenhall, Joe Alwyn ou Travis Kelce.
Esta é a história completa de como a jovem prodígio da música country se tornou um ídolo pop de centenas de milhões e uma das pessoas mais poderosas do mundo.
4. Seis propostas para o próximo milénio, de Italo Calvino
As virtudes da grande literatura do passado para moldar os valores do futuro - o último legado de um grande escritor. Em 1984, Calvino foi convidado pela Universidade de Harvard a realizar as Charles Eliot Norton Poetry Lectures - um ciclo de seis conferências que têm lugar no decorrer de um ano letivo (para Calvino seria o ano de 1985-1986). A partir daí, consagrou quase todo o seu tempo à preparação destas conferências. Infelizmente, pouco antes de partir para os Estados Unidos, teve de ser internado e não voltou a sair do hospital.
Sobreviveram-lhe estes rascunhos, um resumo brilhante do pensamento de um grande escritor cujo legado perdurará ao longo do milénio a que se dirige. Neles, com imaginação e sagacidade, Calvino procurou definir as virtudes da grande literatura do passado, para moldar os valores do futuro. O que deveria ser valorizado na literatura? Quais os valores literários a conservar no próximo milénio?
Italo Calvino dedica uma conferência, ou lição, a cada um dos conceitos literários que lhe eram mais caros - leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência -, deixando-nos a mais eloquente defesa da literatura no século XX.
5. Feng Shui - Harmonia em casa e na vida, de Paula Margarido
Na cozinha, o fogão deve estar sempre funcional.
Tendo uma enorme importância para a prosperidade e riqueza da família, deve ser usado com frequência.
As secretárias redondas ou ovais favorecem as profissões mais criativas.
A cama deve ficar sempre posicionada de forma que a pessoa veja a porta, sem ter os pés virados para esta.
Ninguém duvida do impacto que o ambiente que nos rodeia tem nas nossas vidas. Basta pensar em todas as vezes que se sentiu desconfortável num local sujo e desarrumado, ou como ficou mais em baixo numa divisão atafulhada de objetos, com pouca ou nenhuma luz.
Com a ajuda do Feng Shui, tudo se pode alinhar de maneira a alcançar o que desejamos. Aplicar corretamente os princípios desta técnica milenar chinesa na nossa casa contribui positivamente para todos os setores da nossa vida, desde o campo amoroso até às finanças pessoais.
Neste guia prático, Paula Margarido, arquiteta e especialista em Feng Shui, mostra-nos como algumas mudanças podem fazer toda a diferença. Um livro indispensável para quem pretende trazer harmonia para a sua casa e para a sua vida.
6. Ninguém disse que iria ser fácil, de Fernando Alvim
Este livro é uma demonstração perfeita do espírito criativo e do pensamento original de Fernando Alvim. Os textos que compõem Ninguém Disse Que Iria Ser Fácil tocam todas as principais dimensões da humanidade, e ainda outras mais, com especial enfoque no tema do amor - o favorito de Alvim. Livro original, poderoso e muitas vezes tocante, assinala o 50.º aniversário do autor e não é menos do que perfeito para quem o ler.
7. Falar Piano e Tocar Francês, de Martim Sousa Tavares
Partindo da sua experiência pessoal como artista e divulgador cultural, Martim Sousa Tavares convoca o leitor para uma reflexão sobre o modo como nos relacionamos com a arte nas suas múltiplas expressões: a cena de um filme de João César Monteiro, as subtilezas escondidas numa partitura de Monteverdi, o deslumbramento captado por um poema de Sophia, a paixão por Veneza, cidade a que regressa todos os anos.
A beleza pode não precisar de livro de instruções, mas a arte é uma forma de partilha onde o entusiasmo da mediação, o modo de ver, acrescenta significados ao objecto artístico, seja ele uma sinfonia, uma pintura ou um poema. É nesse diálogo permanente que este primeiro livro de Martim Sousa Tavares - assumindo os gostos do autor e não procurando ser consensual - pretende que seja o leitor a ter a última palavra.
8. Design para não-designers, de Robin Williams
Durante mais de vinte anos, tanto designers como não-designers, foram apresentados aos princípios fundamentais de um óptimo design pela autora Robin Williams. Através do seu estilo direto e descontraído, Robin ensinou centenas de milhares de pessoas a dar aos seus designs um aspeto bonito e profissional.
Design para Não-Designers foi escrito para todas as pessoas que precisam de criar coisas, mas não têm conhecimentos ou formação em design. Este livro é para aqueles cujos chefes agora lhes mandam criar newsletters; para estudantes que percebem que um trabalho mais bonito significa, muitas vezes, uma nota melhor; ou para donos de pequenos negócios que estão a criar os seus próprios anúncios; ou ainda para professores que aprenderam que os alunos reagem positivamente a informação bem estruturada, organizada de uma forma convidativa e não aborrecida, e assim por diante.
Este livro presume que não tem tempo para estudar design e tipografia, mas gostaria de saber como fazer com que as suas criações tenham melhor aspeto. A maioria das pessoas olha para uma página com um mau design e afirma não gostar, mas não sabe o que fazer para o corrigir. Não vamos fingir que se tornará automaticamente num designer brilhante depois de ler este livro, mas irá aprender conceitos básicos, claros e concretos, usados em praticamente todos os projetos com um bom design. Se os seguir, os seus trabalhos irão parecer mais profissionais, organizados, coerentes e interessantes. E ganhará motivação e realização por isso.
9. Aprender a Investir, de Pedro Santos
Há muito que se sabe que não rende ter as poupanças paradas no banco e que ter pais ricos ou ganhar o Euromilhões não é para todos. Então, como se pode ter e ganhar mais dinheiro? Partindo da sua experiência pessoal, Pedro Santos, que, em poucos anos, passou do típico «chapa ganha, chapa gasta» para ter praticamente metade do que necessita para se «reformar» antecipadamente, e se tornou um reconhecido educador financeiro, responde a esta pergunta num livro que nos abre a porta do mundo dos investimentos e nos ajuda a:
Construir hábitos financeiros saudáveis;
Compreender os vários tipos de investimentos;
Delinear uma estratégia para investir;
Compreender a relação entre risco e retorno e aprender a evitar os erros mais comuns;
Assegurar um segundo ordenado;
Preparar a independência financeira.
Numa linguagem acessível para quem quer saber mais sobre finanças pessoais, o especialista explica de forma detalhada os passos para começarmos a investir, mostrando que enriquecer está, afinal, ao alcance de todos.
10. Quando os Rios se Cruzam, de Rita da Nova
«Durante anos, imaginei o que aconteceria quando contasse tudo isto, quando cravasse a mão no peito para extrair a culpa lá de dentro. E posso concluir que foi como arrancar o meu próprio coração, com a desvantagem de continuar viva.»
Para Leonor, ir de Erasmus significava começar de novo, aqueles meses em Turim seriam o balão de oxigénio de que tanto precisava para se afastar da mãe controladora, talvez até libertar-se da pessoa reservada e observadora que tinha aprendido a ser a casa. Onde ninguém a conhecesse, poderia ser quem quisesse.
Na cidade italiana, ela descobre partes de si que ignorava existirem, muitas delas novas e entusiasmantes. Mas há um outro lado de si que se revela, uma parte que a envergonha e amedronta, atitudes em que não se reconhece e cujas consequências vão ficar consigo para sempre.
Dez anos depois, mais uma vez a adiar o reencontro com o passado, Leonor dá por si a revelar a uma estranha tudo o que aconteceu naqueles meses e de que forma o fogo, até então tão inofensivo, acabou por lhe deixar marcas eternas.
Depois de um romance de estreia que se tornou um sucesso imediato, Rita da Nova está de volta com uma personagem complexa em busca de si própria, que procura conciliar as suas várias versões. Afinal, somos mais nós quando estamos junto das pessoas que nos conhecem ou quando estamos longe de tudo e podemos ser quem quisermos?
Espero que estas sugestões de livros para ler nas férias tenham sido úteis e que tenham despertado o teu interesse por novas leituras. Independentemente do teu gosto literário, acredito que aqui vais encontrar algo que te agrade e te interesse. Assim, deixa-te de desculpas e aproveita o tempo livre das férias para te perderes nas páginas destas (ou outras) obras maravilhosas e enriquecedoras.
Vê ainda 10 Novidades para ler nas férias
E tu, já decidiste quais os livros que vais ler nas tuas férias de Verão? Tens alguma sugestão de leitura para partilhar que não encontraste aqui? Deixa o teu comentário abaixo e partilha as tuas recomendações de livros para enriquecer ainda mais esta nossa lista de leituras de Verão.
Boas leituras e um excelente Verão para todos!