expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

sexta-feira, 5 de junho de 2020

#Livros - A Célula Adormecida, de Nuno Nepomuceno


#Livros - A Célula Adormecida, de Nuno Nepomuceno

Sinopse

Um professor universitário vê-se envolvido num acto terrorista de dimensão mundial. As autoridades intervêm e interrogam-no. Mas enquanto as primeiras respostas começam a surgir, uma dúvida persiste: por que motivo continua ele a mentir? 

Lisboa desperta para um cenário aterrador. Um bombista suicida barrica-se no interior de um autocarro e o novo primeiro-ministro é encontrado morto. Ao mesmo tempo, uma jornalista tão bela como determinada recebe um ultimato de um ente querido - é sua responsabilidade descobrir toda a verdade. 

Os Serviços Secretos portugueses reúnem provas e concluem que uma célula terrorista adormecida está pronta a ressurgir. Com um evento internacional a aproximar-se, pedem ajuda a Afonso Catalão, um reputado especialista em Ciência Política e Estudos Orientais, que já viveu no Médio Oriente. Mas é aí que acabam por se deparar com um poço de mistérios e meias-verdades ainda mais negras do que o novo ataque que está prestes a acontecer. 

Passado durante os 30 dias do Ramadão, abordando temas actuais como a xenofobia e o racismo, A Célula Adormecida transporta-nos numa viagem deslumbrante por locais como Istambul, ou o interior da Mesquita Central de Lisboa. Inovador entre o género dos thrillers religiosos, este é não só um livro de leitura compulsiva e voraz, como também uma incursão temerária aos segredos mais recônditos da vida privada de um homem. 

Opinião

Começo por dizer que o livro que hoje te trago me foi gentilmente cedido pela Cultura Editora nesta época de relançamento do primeiro livro com Afonso Catalão como protagonista. De seguida, tenho de lamentar-me por não ter começado a ler os livros de Nuno Nepomuceno mais cedo. Que história incrível esta, meus amigos! Aliás, recordo-me da minha amiga Liliana recomendar muito os livros do Nuno e realmente ela nunca me engana.

Nesta sua A Célula Adormecida, Nepomuceno transporta-nos para um cenário que povoou a imaginação de muitos quando o fenómeno do terrorismo começou a invadir também a Europa. Imagina um jovem muçulmano, alegadamente terrorista, que faz-se explodir num autocarro com uma criança no colo bem no centro de Lisboa. Outros acontecimentos, como o suicídio do vencedor das eleições legislativas, quando dentro de poucas semanas a cidade irá acolher uma Cimeira com os líderes mundiais, contribuem para um clima de medo e preocupação das pessoas no geral e das autoridades em particular.

Podes ler também a minha opinião sobre A Cidade Perdida

É aqui que entra o misterioso Afonso, sobre o qual parece que sabemos tudo e, ao mesmo tempo, percebemos que o mais importante está escondido no seu íntimo sem que tenha o desejo de partilhar nem mesmo connosco, os leitores. Quanto mais percebemos a existência de segredos profundos no seu passado, mais presos ficamos à trama e a curiosidade é incontrolável. Quem não quer saber mais sobre este professor invulgar?

"Viviam todos num país calmo, que fizera uma revolução com cravos em vez de armas, que sobrevivera a tensões sociais graves na sequência da crise financeira mundial e que nunca, mas nunca, recorrera à violência. Que estranho mundo novo era aquele em que viviam?"

Em contraponto, temos uma jornalista jovem e ambiciosa, que conhece alguns dos peões desta crise que se vive em Portugal, e que tem muito interesse em arrancar um furo para o seu canal e alavancar a sua carreira profissional. Diana é uma mulher moderna e habituada a defender-se num mundo machista, que acaba por entrar em conflito com Afonso na entrevista que lhe faz após a explosão do autocarro.

Podes ler ainda a minha opinião sobre Madrugada Suja

Outro aspecto fascinante é o contacto próximo que temos com refugiados da Síria e com a comunidade muçulmana em Portugal. A forma como se integram e como os ódios são fomentados nas sociedades são narrados de uma forma muito sensível e coerente, e reflectem muito do que penso serem as razões para que jovens que vivem em liberdade no Ocidente se sintam atraídos pelos grupos terroristas opressores e violentos.

"Estranho ato, o de mentir. Tem a capacidade de nos perturbar tanto que tudo em nós se altera, desde o ritmo a que o nosso coração bate, até à cara que mostramos. Porém, quando aprendemos a fazê-lo bem, torna-se muito fácil lidar com ele. Basta-nos aguentar o primeiro impacto. A partir desse ponto, torna-se num hábito, uma forma de vida. Mascará-lo é inacreditavelmente simples."

Posso assegurar-te que não te vais arrepender de ler este autor português que escreve de forma magistral e nos prende à sua história do princípio ao fim. Tanta a premissa que apresenta é actual e pertinente, como a desenvolve de modo atraente e credível. Agora que terminei esta leitura, mal posso esperar para pôr a mãos em cima do volume que se segue, Pecados Santos, e continuar a ler mais sobre Afonso Catalão.

#Livros - A Célula Adormecida, de Nuno Nepomuceno

Este é o meu exemplar autografado, que muito orgulhosa me deixou, tão simpático foi o Nuno. No entanto, se te apressares, pode ser que ainda vás a tempo de ter o teu livro também autografado pelo autor, dado que está limitado ao stock existente. Encomenda o teu exemplar na Wook, com 10% de desconto imediato e portes gratuitos. 

4 comentários:

  1. Este ano conheci o Nuno graças a "Pecados Santos" e "A Última Ceia" e fiquei imediatamente fã! Comprei esta nova edição de "A Célula Adormecida" (também autografado!) e acho que vou gostar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que vais mesmo. Eu agora quero muito agarrar o próximo, Pecados Santos, porque tenho a mania de ler por ordem :)

      Eliminar
  2. Sabes que só recomendo o que é bom! ;) :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que sim e este livro só veios confirmar isso mesmo!
      As tuas recomendações nunca falham ;)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter