Este ano foi repleto de descobertas literárias incríveis e, diante de tantas opções fascinantes, é uma tarefa árdua seleccionar apenas dez obras para compor a clássica lista das melhores leituras de 2023. Entre romances arrebatadores, tramas envolventes e narrativas que nos transportam para universos extraordinários, esta selecção promete cativar até mesmo os leitores mais exigentes. Aqui vais encontrar livros Clássicos, contemporâneos, Biografias e Crónicas, só para dar alguns exemplos do que de melhor tive oportunidade de ler neste ano que passou. Prepara-te para conhecer, em seguida, os títulos que se destacaram entre as resenhas de 2023 e mergulhar comigo numa viagem inesquecível pelos mundos literários desse ano!
Podes ver também as Melhores Leituras de 2022
1. Um Homem Chamado Ove, de Fredrik Backman
Um livro que deixei passar durante todo o hype que o rodeou e que, agora que o li, percebi que mereceu tudo o que disseram e ainda mais. Tornou-se um favorito da vida e deixou a semente do desejo de ler tudo o resto que este autor escreveu. Ainda não sei qual será o de 2024, mas quase que aposto que ele irá marcar presença novamente na minha lista de leituras.
2. Pecados Santos, de Nuno Nepomuceno
Este é um autor que entrou para a minha lista de leituras obrigatórias. Entrei no segundo volume da série Afonso Catalão e cada vez estou mais rendida ao seu talento, tanto que veio marcar presença nesta lista. Este tenho a certeza absoluta que irei ler em 2024 pois já comprei o terceiro volume desta série.
3. Madre Paula, de Patrícia Müller
Depois de ter visto a Série da RTP, fiquei obcecada por ler o livro que lhe deu origem. Pelas personagens fascinantes e para saber de que forma o enredo foi tratado na palavra escrita da autora. O mínimo que posso dizer é que não desiludiu!
4. Steve Jobs, de Walter Isaacson
Depois de ter descoberto o trabalho deste autor com a biografia de Leonardo da Vinci, percebi que estava perante um caso sério de talento e profissionalismo. Aliando a isto, a vontade de descobrir sobre o fascinante Steve Jobs, esta foi uma viagem incrível, inspiradora e reveladora do homem além do génio e do visionário.
5. Perestroika, de João Cerqueira
Esta foi uma total surpresa para a qual não tinha nenhuma expectativa. O livro foi-me gentilmente enviado pelo autor e tornou-se numa leitura viciante e que me prendeu duma maneira que não contava. Fiquei fã do seu estilo e já tenho outro do João na estante para ler em 2024.
6. Um Mundo Sem Fim, de Ken Follett
Regressei a Kingsbridge em 2023 e adorei esta viagem épica, com novos personagens mas com o mesmo estilo a que o autor nos habituou. Os seus romances históricos passaram a ser leitura obrigatória na minha vida e no futuro podes contar voltar a encontrar Ken Follett por aqui.
7. Doutor Jivago, de Boris Pasternak
Não podia faltar um russo nesta lista de melhores leituras do ano. Foi a minha estreia com este autor, mas com a sua obra-prima, que é um livro extraordinário e que precisa mesmo ser lido, pois é mais um relato do que foi feito naquelas terras por gente doida e irresponsável.
8. O Jogo do Mundo, de Julio Cortázar
Este talvez seja o livro do ano e muito provavelmente da vida. Cortázar leva a Literatura para novos caminhos, mas com uma consistência e qualidade que não nos permite em momento algum questionar a validade da sua proposta. Eu não defendo leituras obrigatórias, mas se existe um livro que toda a gente devia ler nem que fosse uma vez na vida, é este!
9. A vida como ela é, de Nelson Rodrigues
Finalmente, pus as mãos num livro do icónico de Nelson Rodrigues e fiz uma viagem inesquecível pela sua narrativa singular. Os livros da Tinta da China são lindos de morrer e apresentam títulos sempre tão pertinentes que é impossível ignorar o seu trabalho meritório. Para 2024 voltarei a estar de olho nos seus livros, com toda a certeza.
10. The Running Grave, de Robert Galbraith
Já todos conhecem a minha paixão pela escrita de J. K. Rowling e o quanto estou viciada na sua nova série policial. Apesar das traduções para português parecerem estar a entrar num ritmo saudável, ainda assim, não consigo esperar por elas e voltei a perder-me na sua nova aventura que me parecem estar cada vez melhores, mesmo quando achava que isso não era já possível. Este sétimo volume deixou-me tão envolvida que o li duas vezes seguidas!
Para concluir, 2023 foi mesmo um ano incrível para a Literatura na minha casa e nas minhas estantes, com uma variedade de obras extraordinárias que me cativaram e transportaram para outros mundos. Desde os Clássicos até aos contemporâneos, cada leitura desta lista proporcionou-me momentos de reflexão, emoção e entretenimento. Portanto, se ainda não os leste, ficam aqui excelentes sugestões para agarrares em 2024 e garantir leituras inesquecíveis para este ano. Que assim possa inspirar todos os amantes da leitura, abrindo portas para novas descobertas e experiências literárias significativas. Agora é a tua vez de me inspirar com as tuas melhores leituras de 2023! Deixa nos comentários os teus favoritos para que os possa considerar em 2024!
Ken Follet também entrou no meu top mas com o "Uma Coluna de Fogo", o terceiro da série :D "Pecados Santos" é o meu livro preferido do Nuno, os seguintes têm vindo a desiludir-me um pouco (ainda não li o último). E Robert Galbraith também entrou nos meus favoritos, com o "Sangue Turvo" :)
ResponderEliminarUma Coluna de Fogo deverá ser o Ken Follett de 2024 e o Galbraith é favorito da vida já, fazendo-me sofrer enquanto espero por cada novo volume xD
Eliminar