expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Top 5 - Ferramentas para gerir Blog e Redes Sociais


Top 5 - Ferramentas para gerir Blog e Redes Sociais

O aniversário do blog foi no final de Agosto, data que, pela primeira vez, ficou em branco por estas paragens. A verdade é que estou numa fase de muitas mudanças e não na melhor disposição para celebrações. Contudo, depois de sete anos a alimentar este blog com alguma regularidade, aprendi algumas coisas e descobri ferramentas que se tornaram essenciais para que seja capaz de o continuar a fazer de forma prática e sem ficar com um esgotamento nervoso. 

Decidi partilhar as que mais utilizo, que mais úteis são para mim e que se tornaram essenciais na existência deste espaço tão pessoal que gosto de dividir contigo, que me segues. Assim, se estás a começar ou já tens um blog e procuras ferramentas interessantes que te ajudem nessa tarefa, fica atenta. 

1. Canva

Esquece todos aqueles programas complicados e complexos que precisas de um curso para conseguires fazer o que quer que seja. Esta é a ferramenta perfeita para criares tudo o que te passar pela cabeça para o teu blog e para as tuas redes sociais. Intuitivo, com múltiplas opções e gratuito, permite criar uma identidade visual única e coesa. Vais adorar, garanto-te!

Top 5 - Ferramentas para gerir Blog e Redes Sociais - Canva

2. Buffer

Esta é a ferramenta que utilizo para agendar as minhas publicações no Facebook, no Twitter e no Instagram do blog. Tem uma versão paga, mas eu utilizo a versão gratuita que permite agendar um máximo de 10 publicações em cada conta e não tenho sentido necessidade de aumentar esse número por enquanto. 

Top 5 - Ferramentas para gerir Blog e Redes Sociais - Buffer

3. Tailwind

Até ao momento, esta é a única ferramenta paga que utilizo no blog e não poderia estar mais satisfeita com ela. Permite-me agendar as publicações no Pinterest de forma totalmente personalizada, o que me poupa tempo e ainda aumenta o número de visitantes no blog. Se ainda não estás nessa plataforma, devias mesmo começar a apostar porque ajuda imenso na divulgação. 

Inscreve-te através deste link e ganha um mês gratuito para testares por ti mesmo. 

Top 5 - Ferramentas para gerir Blog e Redes Sociais - Tailwind

4. MailChimp

Ora aqui está um excelente exemplo de ferramenta útil e que não tenho usado como gostaria. Esta é a minha opção para criar uma lista de e-mails de forma a enviar uma newsletter que se pretendia regular. Claro, que tem sido um total fracasso pois não tenho dedicado tempo à criação da própria da newsletter. Ainda assim, é incontornável o poder que elas têm. As redes sociais podem terminar ou alterar as suas políticas, enquanto que a tua lista irá sempre pertencer-te e, regra geral, tratam-se de pessoas que estão mesmo interessadas no que tens a dizer. O MailChimp é gratuito até 2000 contactos e permite uma série de funcionalidades mais complexas nos planos pagos. 

Top 5 - Ferramentas para gerir Blog e Redes Sociais - MailChimp

Vê também o meu Top 10+1 Blogs favoritos

5. Google Analytics

Esta talvez seja a mais importante de todas as ferramentas que deves utilizar no teu blog. Através dela consegues analisar o comportamento do teu site e do teu público, tirando importantes lições e aplicações práticas do que está a resultar melhor ou pior. Pelo menos, mensalmente deverás analisar os resultados e a partir daí acertar a estratégia correcta para prosseguir com crescimento. Além de ser fiável é totalmente gratuita. 

Top 5 - Ferramentas para gerir Blog e Redes Sociais - Google Analytics

Estas são as minhas ferramentas favoritas que me permitem gerir o blog e todas as redes sociais associadas de uma forma prática, eficiente e sem grandes custos. Espero que sejam úteis para a tua jornada na blogosfera e que os partilhes com os teus amigos. 

Agora conta-me, já utilizas estas ferramentas? Que outras conheces e recomendas? Conta-nos tudo nos comentários para que este post fique ainda mais rico. 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter