expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Desemprego - Quanto vou receber no final do contrato?


Desemprego - Quanto vou receber no final do contrato?  Fica a conhecer o simulador que te vai ajudar na hora de fazer as contas

Este pode ser um tema muito desagradável, afinal de contas ficar desempregado não é algo agradável e pode causar muita angústia e stress. A vida continua e a pessoa continua a ter contas para pagar e encargos que tem de cumprir. Mesmo quando se tem direito a fundo de desemprego, o dinheiro que se recebe pode não ser suficiente e por isso a urgência em arranjar um novo emprego pode ser ainda maior. 

Contudo, quero que te foques no que acontece quando és despedido ou quando o teu contrato termina e não é renovado. Nessa altura, irá receber os teus direitos que deverão constar do teu último recibo de vencimento. Como é pago juntamente com o teu último ordenado isso pode causar alguma confusão e não ficar claro o que é o quê. 

A minha experiência mais recente foi um verdadeiro abre olhos para perceber como podemos ser enganados se não estivermos conscientes dos nossos direitos. Trabalhei para uma empresa de trabalho temporário, como as inúmeras que existem nos dias de hoje, e estou com um conflito para receber uma parte do que me é devido. Mas o problema é que só fiquei atenta a essas contas e detectei os erros porque se tratava de uma situação recorrente entre os colegas que conheci ao longo dos dois anos em que durou o dito contrato. 

Chego à conclusão que talvez seja prática comum apenas desta ou doutras empresas do género e que significa que, mesmo com vínculos fracos e contratos precários, ainda nos querem ir ao bolso ficando com parte do valor que nos pertence por direito. Como não sou especialista nesta coisa de direitos laborais nem trabalho em Contabilidade ou Recursos Humanos, precisei de ajuda para descobrir qual era o real valor que deveria receber de forma a poder contestar o que me foi pago. 

E é precisamente essa ajuda que quero hoje partilhar contigo. Trata-se de um simulador que, com os dados certos, te fará as contas e te dará o valor final que tens a receber. Este simulador é disponibilizado pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e basta inserires a data de início e término do teu contrato, o valor da retribuição base, os dias de férias gozados e o subsídio de férias que já te foi pago. No final, basta clicares em calcular e irão te ser apresentados os valores totais do que tens que receber após o término do teu contrato de trabalho. Não te esqueças que neste valor não está incluído o valor do teu último ordenado. 

Graças a esta ferramenta, que pode ser utilizada de forma prática e simples, tens acesso à informação toda que precisas para confirmar se as tuas contas foram bem feitas e bem pagas. E se pensas que já não há nada a fazer porque não reclamaste na hora, fica a saber que tens um ano para apresentares queixa se as tuas contas não estão correctas e a empresa não se mostra disponível para corrigir. 

Já conhecias este simulador da ACT? Conheces alguém que tenha tido problemas com empresas de trabalho temporário? Partilha com os teus amigos porque isto pode ser muito útil para quem está a passar por uma situação de desemprego. 

2 comentários:

  1. Este post foi só brutal. Também recentemente estive numa situação igual e tbm com uma empresa de trabalho temporário. Fiquei a pensar se seria a tua situação também com a Talenter XD

    O meu contrato terminou dia 3 de Agosto e ainda estou a espera de receber os meus subsídios de férias e Natal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, não foi com a Talenter, mas começo a achar que é prática comum a todas.
      Se o teu contrato terminou, não deixes de utilizar o simulador para confirmar se os valores estão correctos quando te pagarem e lembra-te que tens um ano para reclamar dessa situação.
      Fico contente que este post tenha sido útil para ti :)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter