expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

#Séries - Amar Depois de Amar


#Séries - Amar Depois de Amar

Sinopse

Amar Depois de Amar conta a história de quatro grandes paixões e do crime que elas desencadeiam entre a família Macedo e a família Oliveira. 

Raquel Macedo e Gonçalo Macedo são felizes, estão casados há 20 anos e têm dois filhos gémeos: Frederico e Alice. Gonçalo é sócio maioritário de uma empresa de viveiros de ostras e de uma fábrica de distribuição de peixe e marisco. Herdeiro rico, disputa o controlo da empresa com o primo e sócio minoritário, André, que o chantageia e vigariza. 

A mãe de Gonçalo, Matilde, sempre desconsiderou a nora pela sua leveza de espírito e despreocupação. Quando Gonçalo tem um acidente que o deixa em coma, Matilde tudo fará para dar cabo dela e para assumir o controlo da empresa familiar. 

Marina Oliveira e Augusto Oliveira também são casados há 20 anos, têm dois filhos adolescentes: Catarina e Nicolau. Em abono da harmonia familiar, que ambos prezam, o casal tem tentado esquecer as respectivas frustrações profissionais: Augusto é empreiteiro mas gostaria de ser inspector da PJ, como já tinha sido, e Marina queria ser profissional de danças de salão - onde tinha futuro, sobretudo, como dançarina de tango - actividade que abandonou por causa dos filhos. Virá ainda a ter um terceiro filho fora do tempo, o que a impedirá de recomeçar numa idade mais tardia. 

Os dois casais conhecem-se e, inicialmente contra a vontade de Augusto, a quem a riqueza de Gonçalo incomoda, e de Gonçalo, a quem a intimidade entre Raquel e Marina incomoda, tornam-se amigos inseparáveis. Raquel encontra em Marina a amiga cúmplice que lhe faltava mas Gonçalo encontrará nela também uma paixão avassaladora e correspondida. 

O amor entre os dois, que ambos acreditam ser um segredo absoluto, virá a lume quando sofrem um atentado e um acidente de viação. Marina morre e Gonçalo fica em coma. 

Nasce aqui uma investigação policial que nos leva ao encontro de quase todas as personagens. Pelo que se vem a descobrir, todas poderiam ter razões para ter praticado aquele crime porque, afinal, todas sabiam mais sobre aquela paixão do que deixavam transparecer - Alice e Nicolau; Xavier, compadre de Augusto; Aurora, empregada da fábrica e, principalmente, André, o sinistro primo de Gonçalo.

O inspector da Polícia Judiciária, Miguel Meireles, vai ter um papel preponderante nesta investigação em que investe tudo, também para tentar animar a mulher, Laura Meireles, que, acima de tido, deseja ser mãe, sem o conseguir, e se dedica à escrita de uma nova ficção inspirada no crime que atinge Marina e Gonçalo. O envolvimento de Laura neste inquérito ultrapassará em muito o aconselhável e, assim, por-se-á em perigo de vida e porá o casamento em risco.

Opinião

Desde 2014, quando terminou Belmonte, que não me acontecia algo do género com a ficção nacional. Talvez porque esta nova fórmula de colocar temporadas nas novelas me aborrece de morte e as torna intermináveis e pouco estimulantes. Mas depois de ter começado a ver este novo formato, que não pode ser considerado uma novela, fiquei rendida ao enredo e não consegui deixar de ver. 

Vê também a minha opinião sobre os Spoilers das Novelas da TVI

Como gosto de defender que as pessoas devem seguir os seus corações, ainda que isso não seja o que a sociedade ou os outros esperam de nós, fiquei apaixonada pela química entre o Gonçalo e a Marina. Não que esteja a dizer que eles fizeram o que é certo. Ou melhor, acho que decidiram viver esse amor proibido e isso agrada-me, mas escolheram fazê-lo da pior maneira. 

As mentiras e os segredos foram o que levaram ao atentado e que culminaram com a morte da Marina e o coma do Gonçalo que vemos no primeiro episódio. Não deixa de ser frustrante imaginar que tudo poderia ter sido diferente para estes dois apaixonados se tivessem tido a coragem de assumir os seus sentimentos e optassem por ser verdadeiros com os seus companheiros. 

#Séries - Amar Depois de Amar

O caminho que a narrativa segue com a aproximação dos enganados Augusto e Raquel também é interessante e devo dizer que já se percebia a compatibilidade entre esses dois, mesmo quando acreditavam viver casamentos felizes. Pelo menos, é a imagem com que fiquei depois de ver tantos flashbacks. Outra fórmula de sucesso que tornou a história ainda mais interessante e rica. 

Podes ver também o meu Top 10 de Novelas da Globo

Os outros núcleos complementam-se sem que se torne desnecessário. Tudo encaixa na perfeição e completa a narrativa enriquecendo-a e tornando-a mais do que uma história de amor entre duas pessoas casadas que traíram os companheiros durante três anos. Até o elenco mais jovem teve um papel fundamental e protagonizou momentos muito interessantes no que diz respeito a relações e como lidamos com os nossos sentimentos e os dos outros. 

Para mim, este foi um projecto de sucesso que foi capaz de emocionar, perturbar e que nos fez reflectir nas consequências de se amar e no quanto se tem a ganhar quando se decide viver essas emoções sem medos, culpas e segredos. 

Viste esta série da TVI? O que achaste da história e do final? Conta-me tudo nos comentários, por favor! 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter