expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 24 de setembro de 2019

#Livros - 10 Passos Para Chegar ao Topo, de João Garcia e Rui Nabeiro


#Livros - 10 Passos Para Chegar ao Topo, de João Garcia e Rui Nabeiro

Sinopse

O que podemos aprender com o mais bem sucedido empreendedor português e com o nosso melhor alpinista? 

O Comendador Rui Nabeiro é o empresário mais bem sucedido do seu ramo. João Garcia é o melhor alpinista português e um dos melhores do mundo. À primeira vista, tudo os separa: nasceram em épocas diferentes, seguiram percursos diversos. Mas se nos aproximarmos um pouco mais de ambos, se os ouvirmos com atenção, percebemos o que têm em comum: sabem o que querem e são movidos pela enorme ambição de chegar à meta. 

Neste livro dá-se início a uma viagem paralela. Acompanhamos dois empreendedores, passo a passo, rumo ao ponto mais alto das suas carreiras. Ficamos a saber como constroem as equipas, como definem a rota, como escolhem o timing certo para atacar a montanha. Testemunhamos o trabalho árduo, mas também as recompensas - e aprendemos o método e os segredos que nos ajudarão a atingir os nossos objectivos, a conquistar o nosso próprio Evereste. 

Opinião

Creio não ser a única, mas a verdade é que tenho uma série de livros que se encontram na pilha em espera que me deveria envergonhar e até me impedir de comprar livros novos antes de os ler efectivamente. O livro que hoje te trago foi-me oferecido no Natal de 2015, pela minha querida amiga Liliana, criadora do projecto Um Blog entre Bibiliotecas, e é vergonhoso que só em 2019 o tenha terminado. 

Já o tinha começado em tempos mas, nem sei bem porquê, acabou por ficar parado na estante novamente, quase esquecido. Entretanto, numa arrumação que andei a fazer, onde tentei colocar todos os livros por ler que quero ler nos próximos tempos à vista, voltei a olhar para este título e lembrei-me da minha amiga e da experiência agradável que interrompi. Assim sendo, só me restou agarrar nele e levá-lo para a minha mesa de cabeceira. 

Podes ler também as minhas 6 Dicas para ler mais e melhor

Então, o livro 10 Passos Para Chegar ao Topo propõe uma viagem pelos percursos profissionais de duas pessoas de sucesso em áreas bem distintas e que, aparentemente, nada têm em comum. São dois homens de gerações diferentes, mas que trilharam o seu caminho a pulso e com determinação, sem nunca perder o foco. Aliás, essa talvez seja a grande lição a tirar deste livro, a importância de estarmos focado nos nossos objectivos. 

"São dois exemplos de ambição e de luta contra a adversidade. Estabeleceram os seus objectivos muito cedo. Fazem aquilo de que gostam. Trabalham muito. Não hesitam. Contam neste livro como é que definiram a sua rota, como constroem e gerem as equipas, e como decidem quando avançar ou recuar perante o risco."

Confesso que, como pessoa que gostaria de ter o seu negócio próprio, me sinto mais interessada pelo testemunho de Rui Nabeiro, devido ao seu percurso profissional de sucesso e à sua ética, reconhecida pela maioria. No entanto, a narrativa do João Garcia conquista pelo seu talento para contar histórias e pela paixão que se sente quando fala de alpinismo. 


No final de cada capítulo, existe um resumo com as lições que podemos tirar da experiência de vida destes dois senhores e que me parece muito útil e que torne este livro num belo manual para ter por perto quando precisarmos de reencontrar o caminho ou apenas relembrar o que precisamos fazer para chegar ao topo da nossa montanha. 

"Mas foi muito importante ter conseguido escalar o Monte Branco porque percebi que só quem se esforça atinge o topo. Não é quem é mais velho, nem quem tem melhor equipamento, nem quem é mais bonito."

Depois desta leitura fiquei com os níveis de motivação em alta e embora não tenha qualquer vontade de pôr os pés no topo de uma montanha de verdade, como o João Garcia, fiquei com um desejo ainda maior de conhecer as instalações da Delta e de descobrir o Hotel Santa Beatriz, bem como todo o legado que Rui Nabeiro construiu na sua terra de origem. 

Infelizmente, este livro está esgotado neste momento. Podes sempre tentar fazer pressão para que seja reeditado, mas também existem exemplares usados disponíveis no OLX. Aproveita e descobre onde comprar livros ao melhor preço. Vais ler este livro incrível? 

"O melhor activo de cada empresa é a força humana, não são certamente os computadores ou os carros, porque se alguém se chateia com o patrão e se vai embora, o computador não trabalha sozinho. Nem o carro se conduz a si mesmo."

2 comentários:

  1. Tenho uma admiração enorme pelo João Garcia! Escrevi algo sobre ele no blogue, quando o encontrei no shopping a dar autógrafos. Tenho uma foto com ele e tudo. Não sou nada dada a este tipo de comportamento mas não consegui resistir! Nunca escalaria montanha nenhuma, acho um horror, detesto o frio, morreria só de avistar o cume ao longe! Só tenho esse livro que comprei na ocasião, Mais Além, e não li mais nenhum. O sr. Nabeiro é um excelente empresário. Não sabia da existência deste livro. Fui procurar o tal livro: https://palavras-cruzadas.blogspot.com/2007/03/joo-garcia-na-figueira-da-foz.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, a história de vida destes senhores é admirável e o livro está muito bem construído. Tenho a certeza que vais gostar :)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter