expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Tour pelo Caderno de Leituras


Tour pelo Caderno de Leituras Como organizo as minhas leituras e os meus livros

Estamos no nono mês de 2019 e decidi partilhar contigo um projecto que iniciei este ano, motivada pelo Caderno de Leituras da Tatiana Feltrin, embora me tenha inspirado em muitos outros vídeos que se multiplicam pelo Youtube, de forma a encontrar as inspirações certas com opções que me façam sentido na organização das minhas leituras. 

A ideia é que o caderno seja útil e prático e, portanto, a escolha das secções é pessoal e depende do tipo de leitor, da quantidade de livros e até do motivo de quereres registar essas leituras. Mesmo para quem lê por lazer, é muito interessante guardar um registo que se pode revisitar e incentivar até aos hábitos de leitura. Pela minha parte, tem-me sido de extrema utilidade para a escolha dos livros e para a respectiva review aqui no blog.

Descobre as minhas 6 Dicas para ler mais e melhor

Curiosos? Passemos então ao caderno! 

Tour pelo Caderno de Leituras Como organizo as minhas leituras e os meus livros - O Caderno

Este foi o caderno que escolhi para começar esta ideia de organização. Foi-me oferecido pela incrível Cookie TinyBite, tem uma capa de plástico resistente e que protege o interior e é em tamanho A5. Sei que há quem opte por usar cadernos A4, mas para mim não fazia sentido, pelo menos nesta altura da minha vida em que, apesar de ler muito, tenho que fazer outras coisas que ocupam o meu tempo e não permitem que o ritmo seja mais acelerado. 

Podes ver também a lista de Livros para o Regresso às Aulas

Tour pelo Caderno de Leituras Como organizo as minhas leituras e os meus livros - Tracker Livros Lidos em 2019

Tudo começa com este registo de livros lidos ao longo do ano. Cada cor corresponde a um mês diferente e a ideia é perceber como correu em cada mês e contabilizar o total. Apesar de ter começado o ano muito em baixo, já recuperei e agora estou com um ritmo de leituras que muito me agrada e que espero manter daqui por diante. 

Tour pelo Caderno de Leituras Como organizo as minhas leituras e os meus livros - Projectos de Leitura

Em seguida, começam os projectos de leitura a que pretendo dedicar mais algum tempo e o primeiro está relacionado com os Clássicos da Literatura. São livros incontornáveis, intemporais e fantásticos, portanto não existe mais motivo para continuar a adiar a leitura, não achas? Até agora, já temos três lidos e com opinião publicada no blog e encontro-me a ler o quarto. Também costumas ler Clássicos ou nem por isso? 

Vê também a lista de Novidades para ler nas férias

Tour pelo Caderno de Leituras Como organizo as minhas leituras e os meus livros - Projectos de Leitura

Aqui encontras a continuação dos Projectos de Leitura que são ler tudo da Philippa Gregory, seja da saga Guerra dos Primos ou Tudor; a saga Força Sigma de James Rollins; os romances históricos de Isabel Stilwell e o meu propósito de ler mais Biografias, género literário que tem ganho um novo fôlego em Portugal. Na próxima foto, podes ver o último projecto que está relacionado com Autores de Língua Portuguesa. Em que projectos de leitura estás envolvido? 

Tour pelo Caderno de Leituras Como organizo as minhas leituras e os meus livros - Páginas Mensais

Agora apresento-te o início das páginas mensais. Cada página corresponde a um mês, onde registo os livros que li durante esse período e os livros cuja opinião foi publicada no blog. 


Tour pelo Caderno de Leituras Como organizo as minhas leituras e os meus livros - Livros Novos

Aqui encontras a minha lista de livros novos, sejam os que comprei ou os que recebi das editoras. Também separados por mês e seguindo o mesmo esquemas de cor para cada mês ao longo de todo o caderno. É também uma forma de controlar os meus gastos com livros e não estourar o orçamento na primeira curva. 

Tour pelo Caderno de Leituras Como organizo as minhas leituras e os meus livros - Wishlist

Por fim, temos a indispensável Wishlist com todos os livros que quero colocar na minha estante. Quer dizer, todos não serão porque uma wishlist é algo que está sempre em construção. Os títulos que se encontram marcados a verde já foram adquiridos, mas podes ter a certeza que muitos mais seriam se eu pudesse. Que livros tens na tua? 

Que ferramenta utilizas para organizar as tuas leituras? Também tens um Caderno de Leituras? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter