expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Top 10 - Novelas da Globo


Top 10 - Novelas da Globo

Esta lista tem andado a marinar na minha cabeça por largos meses, e tem sido adiada pela dificuldade de decidir quantos lugares teria este Top e depois eleger apenas esse número de novelas. O foco estará apenas em novelas da Globo e não serão encontradas novelas muito recentes porque a ficção nacional ganhou um fôlego que tirou protagonista às tramas brasileiras. Contudo, as mais emblemáticas, as que mais me marcaram podem ser encontradas nesta lista com toda a certeza. Vamos ao meu Top 10 de novelas da Globo? 

10 - A Indomada


Novela de 1997, escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, imortalizou a cidade fictícia de Greenville e uma das melhores vilãs de sempre, Maria Altiva. Recordo até hoje o sotaque característico desta cidade onde se misturava o português com palavras inglesas, a relação de amor-ódio de Helena e Teobaldo, o misterioso Cadeirudo e a morte incrível da vilã. 

Top 10 - Novelas da Globo A Indomada

9 - Mulheres de Areia


Eu sei que a versão que vi foi o remake da que já tinha sido feita em 1973, mas a novela de 1993 foi a que me marcou e onde fiquei rendida ao talento de Glória Pires. Aqui temos duas irmãs gémeas, rivais e que lutam pelo amor do mesmo homem. Uma por que de facto está apaixonada por ele, a outra por que o rapaz é rico. Apesar do casal protagonista ser a doce Ruth e o seu Marcos, o meu preferido era formado pela louca Malu e Alaor. Não menos importante é a fantástica banda sonora que esta novela tinha e que me ficou gravada na mente, mesmo quando acho que não. 

Top 10 - Novelas da Globo Mulheres de Areia

8 - Salve Jorge


Em Portugal, esta novela foi baptizada de A Guerreira, exibida em 2012 e da autoria de Glória Perez, que talvez seja a minha autora favorita deste tipo de formato. No entanto, escolhi o título brasileiro porque não assisti a muitos episódios na televisão nacional, e só me rendi a esta novela através do Youtube e apenas e só por causa da gigante actriz Giovanna Antonelli e da sua delegada Heloísa. Este romance de Heloísa com o ex-marido é delicioso de acompanhar e, para mim, roubou o protagonismo todo desta novela. 

Top 10 - Novelas da Globo Salve Jorge

7 - Pedra sobre Pedra


Quem não se lembra de Murilo Pontes e Pilar Batista? 
Parece mentira mas esta novela foi para o ar em 1992 e foi a primeira vez que vi actores portugueses em produções da Globo. Na minha memória ficou o mistério da flor de Jorge Tadeu, o gato do Maurício Mattar e aquele final dúbio onde muitos discutem se Pilar e Murilo terão ficado juntos ou não. 

Top 10 - Novelas da Globo Pedra sobre Pedra

6 - Mulheres Apaixonadas


Exibida em 2003 e escrita por Manoel Carlos, contou com um sem número de assuntos polémicos e que continuam actuais. Assuntos como o cancro da mama, ciúme doentio, mulheres que namoram com homens mais novos, manter a virgindade até ao casamento, o desprezo pelos idosos, o celibato ou a violência doméstica. 
Apesar de ter gostado muito da relação entre Helena e César, os meus casais favoritos foram o composto pelos primos Diogo e Luciana e a relação proibida entre o Padre Pedro e Estela. 

Top 10 - Novelas da Globo Mulheres Apaixonadas

5 - Duas Caras


Novela de 2007 e escrita por Aguinaldo Silva, apresentou-nos o aldrabão profissional, Marconi Ferraço e a sua ascensão depois de roubar a esposa e fugir com todo o seu dinheiro. Constrói um império e prepara-se para casar, quando o passado aparece a cobrar a conta dos seus crimes 
A vida na favela e o preconceito racial são imagem de marca nesta novela, mas a imagem que me fica desta novela é de quando Maria Paula se rende ao amor do arrependido Ferraço e faz amor com ele no Hospital. Nem no Cinema me lembro de ter visto uma cena tão realista e intensa deste tipo. Lembras-te disto? 

Top 10 - Novelas da Globo Duas Caras

4 - Laços de Família


Exibida em 2000, Manoel Carlos cria mais uma Helena perfeitamente interpretada por Vera Fischer, que talvez seja a minha favorita por ser uma mulher com defeitos, falhas e erros do passado e que, ainda assim, se entrega ao amor. 
Laços de Família foi ainda a primeira novela do gato Reynaldo Gianecchini que fez par romântico polémico com Helena e depois com a sua filha. Confesso que torcia mais pela mãe do que pela filha, mas a verdade é que o autor tinha outros planos.
Guardo na memória o momento em que Ingrid foi assassinada, em que Camila corta o cabelo depois do diagnóstico de Leucemia e a carga de porrada que Helena dá na irmã. 
Já o meu casal favorito era formado entre a Capitu e o Fred! 

Top 10 - Novelas da Globo Laços de Família

3 - Páginas da Vida


No Top 3, temos mais uma novela de Manoel Carlos, exibida em 2006 e que tratou assuntos tão importantes como o Síndrome de Down e a adopção. Aqui temos mais um vilã incrível, interpretada por Lília Cabral, e que tem cenas memoráveis, sobretudo a final em que enlouquece.
Mas a verdadeira razão desta posição deve-se ao incrível casal, Isabel e Renato. Dois fotógrafos mas tão diferentes quanto duas pessoas podem ser. No entanto, os valores morais não chegam para resistir a uma atracção que os empurra para o outro de uma forma que parece incontrolável. 

Top 10 - Novelas da Globo Páginas da Vida

2 - Explode Coração


Em segundo lugar temos a novela que, como aqui contei, me fez lamentar vir de férias pela primeira e única vez na vida. Escrita por Glória Perez, data do ano de 1996, apresenta-nos a comunidade cigana, com os seus costumes, tradições e a sua música. 
Inesquecíveis são as personagens de Salgadinho e Lucilene e o travesti, Sarita Vitti. 
O empresário Júlio Falcão era um homem muito pouco recomendável e que se portou muito mal com a nossa protagonista, Dara. Ao passo que o seu prometido cigano, Igor, só lhe dá provas de amor ao longo da novela. E o rapaz era mesmo giro, só que era tão canastrão como actor que todos acabamos a torcer pelo, também lindo, Júlio. 

Top 10 - Novelas da Globo Explode Coração

1 - O Clone


E a melhor novela de todos os tempos da Globo só poderia ser O Clone! Foi exibida em 2001 e também é da autoria de Glória Perez. Lembro-me perfeitamente de que a Jade lançou tendências em Portugal. A maquilhagem e as suas jóias eram imitadas por todas as raparigas que só sonhavam em dançar como ela e viver um amor que perdurasse no tempo. 
Sou tão fascinada por esta mulher invulgar, como podes confirmar aqui, mas acredito que a interpretação de Giovanna Antonelli faz toda a diferença, porque outras versões com outras actrizes não têm o mesmo impacto. 
Enquanto assistimos a esta novela, é impossível não pensar nesta coisa do destino e tentar perceber até que ponto estará tudo traçado ou não. Claro que tudo isto ainda fica mais complexo quando colocamos um clone do Lucas, grande amor de Jade, no seu caminho. Até que ponto teremos memórias no nosso subconsciente que não nos pertencem? 
Por fim, esta é mais uma novela com uma banda sonora perfeita, com músicas fantásticas e com uma qualidade muito acima da média. 
Enfim, se ainda não viste esta novela, não sei mesmo por que esperas! 

Top 10 - Novelas da Globo O Clone

O que tens a dizer sobre as minhas escolhas? Esqueci-me de alguma novela que seja inesquecível para ti? Qual a tua favorita?

14 comentários:

  1. Também vi a Indomada, mas confesso que não me lembro de grande coisa, a não ser, claramente, do Cadeirudo! Que afinal era uma Cadeiruda :P

    A Laços de família vi também e, apesar de, mais uma vez, não me recordar bem de toda a história, acho que também torcia mais pela mãe do que pela filha! E o Reynaldo Gianecchini era um bombom para a vista, ahah!

    A Explode Coração acho que foi a primeira que vi e a-d-o-r-a-v-a a Dara! As roupas, a música, os costumes, tudo isso. Era um mundo fascinante para mim <3 também me lembro lindamente do Salgadinho e da Lucineide (não é Lucilene :P). Curioso que também tenho essa ideia de o Igor ser um bocadito para o bronco, ahah! Acho que elegia essa como a minha favorita <3

    O Clone também vi e gostei. Acho que gostei sempre de personagens interpretadas pela Giovanna Antonelli.

    A única outra que me lembro de ter visto e ter assim mais presente na memória, que não tens aí, foi a Torre de Babel :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela correcção! Tens toda a razão! :D
      Tenho poucas memórias da Torre de Babel. Lembro-me da explosão e de ter o primeiro casal gay que me recordo em novelas da Globo e da polémica que foi existir a possibilidade de haver beijo. Aliás, ainda hoje as novelas brasileiras são muito mais puritanas do que as portuguesas nesse aspecto.

      Eliminar
  2. Uma lista com boas memórias. :) Há novelas que não tenho recordações delas, mas sou fã de "Duas caras", "Mulheres apaixonadas", "Laços de família" e "Páginas da vida" (que ando a rever na Globo". Gostaria de rever "O Clone", pois tenho poucas memórias da novela.
    A esta lista acrescentaria "Caminho das índias", "Chocolate com pimenta", "O cravo e a rosa" e uma mais recente "Lado a lado". A última novela da globo que acompanhei foi "A Lei do amor". Gostei, mas não me marcou. Atualmente não vejo nenhum:(. Não me têm cativado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das que referiste, O cravo e a rosa esteve quase para fazer parte desta lista, mas perdeu o lugar para A Indomada.
      A verdade é que as novelas da Globo parecem ter perdido o encanto e a magia de outros tempos e já não cativam como antes. Porque será?

      Eliminar
    2. "A Indomada" é uma das quais não tenho recordação. Partilho da mesma opinião. Perderam encanto e magia. O que é estranho porque a Globo, quando quer, produz conteúdos com qualidade. Basta ver a série "Dupla identidade"... Uma das melhores que já vi. Tenho saudades de uma boa novela... Destas memoráveis. ;)

      Eliminar
    3. Talvez a novela seja um formato que precisa sangue novo para que possam voltar a brilhar. Prova disso são as séries da Globo que são, na maior parte dos casos e como disseste, fantásticas.

      Eliminar
  3. Gosto bastante das novelas mais cômicas que a Globo fez como O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, Ti Ti Ti (o remake de 2010) e até Caras e Bocas (ao menos o núcleo do macaco é cômico), não sei se essas duas últimas chegaram a passar aí em Portugal, mas sem dúvida me marcaram.
    Já que o assunto é novelas, sugiro a fazer um especial falando sobre as novelas de 2012 da Globo, que no mesmo ano teve Avenida Brasil, Cheias de Charme e Lado a Lado (três novelas que poderiam estar no ranking).

    Adorei o blog, vou deixar o meu caso queira visitar. Um abraço.

    https://acoisaminha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que O Cravo e a Rosa esteve quase para entrar neste Top 10. Das que referiste, só acompanhei Avenida Brasil e, de facto, merecia um lugar de destaque.
      Vou visitar o teu blog ;)

      Eliminar
  4. Sou brasileira e só assisti a salve Jorge da sua lista porque as outras passaram antes de eu nascer, Kkk.
    Mas minhas favoritas são eramos seis, totalmente demais,lado a lado,sangue bom,os dias eram assim e a vida da gente. Não sei se passaram em Portugal

    ResponderEliminar
  5. Eu sou do Brasil e de sua lista só assisti salve Jorge, porque as outras foram transmitidas antes de eu nascer Kkk.
    Minhas favoritas são: eramos seis, totalmente demais,lado a lado, os dias eram assim e a vida da gente, não sei se passaram em Portugal. Mas gostei muito da sua lista só tem clássicos. talvez eu assista um dia!

    ResponderEliminar
  6. Sou brasileira e de sua lista só cheguei a assistir salve Jorge, já que as outras foram transmitidas ou antes de eu nascer ou quando era muito nova. Apesar disso só tem clássicos talvez eu assista um dia, gostei da lista como recomendação!
    Minhas favoritas são eramos seis,totalmente demais, lado a lado,os dias eram assim e a vida da gente. Não sei se passaram em Portugal

    ResponderEliminar
  7. Tenho algumas memórias da Éramos Seis e da Lado a Lado, as outras já não acompanhei, porque deixei de ligar tanto às novelas da Globo. Os clássicos, por outro lado, nunca passam de moda ;)

    ResponderEliminar
  8. Esqueceu da Melhor : Novela Vale Tudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho memórias suficientes dessa novela, mas só oiço dizer maravilhas dela, por isso acho que vou ter de a rever um dia destes ;)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter