expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

#Shopping - Livros para o Regresso às Aulas


#Shopping - Livros para o Regresso às Aulas

Estamos de regresso com mais um post sobre o Regresso às Aulas e, desta vez, com algo a que não resisto, ou seja, livros! Quer estejas prestes a voltar à escola ou à universidade, sejas pai de alguém nessa condição ou simplesmente sejas como eu que encara Setembro como o verdadeiro início do ano, este pode muito bem ser o mote para a mudança que queres alcançar na tua vida. 

Pensando nesse propósito que todos, de alguma forma, acalentamos que escolhi alguns livros que poderão ser uma motivação, inspiração ou a chave para começares a trilhar o caminho que te levará à tua definição de sucesso. Inclusivamente, alguns estão na minha lista de desejos pela informação útil que parecem conter. Vamos à lista? 

1. O Método Bullet Journal, de Ryder Carroll


#Shopping - Livros para o Regresso às Aulas - O Método Bullet Journal

Durante anos experimentei inúmeros sistemas de organização, online e offline, mas nenhum deles se encaixava na forma como a minha cabeça funcionava. Foi por pura necessidade que criei um método, o Bullet Journal, que me ajudou a tornar-me mais focado e eficaz. Quando comecei a partilhar o meu sistema com os amigos que tinham problemas como os meus, o método tornou-se viral. 

Passados poucos anos, qual não foi o meu espanto quando percebi que o Bullet Journaling se tinha tornado um movimento global. O Método Bullet Journal vai muito para além da organização de notas e listas de coisas para fazer. Chamo-lhe viver com intenção: ou seja, livrarmo-nos das distracções e concentrar o nosso tempo e energia naquilo que realmente é importante para nós, quer a nível profissional quer a nível pessoal. 

No fundo, é gastar menos tempo com as coisas que não nos interessam, para nos dedicarmos mais àquilo que realmente gostamos de fazer. Neste livro, mostro-lhe como... Guardar o passado: Usando apenas papel e caneta, registe de forma clara e abrangente tudo aquilo que fez; Organizar o presente: Viva o dia a dia com tranquilidade, definindo as tarefas de uma forma mais consciente, sistemática e produtiva; Planear o futuro: Transforme os seus vagos interesses em objectivos concretos, definindo medidas realistas que conduzam a uma grande mudança. 

2. A Brincar Também se Educa, de Inês Afonso Marques


#Shopping - Livros para o Regresso às Aulas - A Brincar Também se Educa

O seu filho tem oportunidade para se deitar na relva do jardim e olhar para o céu? Gosta de ler e desenhar? Tem espaço, entre as tarefas do dia a dia, para trepar árvores e saltar nas poças de água? A sua família perde a noção do tempo entre cócegas, lutas de almofadas, colos e mimos? 
Inês Afonso Marques não tem dúvidas: enquanto dá tempo e espaço para o seu filho brincar, está a educá-lo, a ajudá-lo a crescer, a fazer escolhas, a usar a criatividade, a desenvolver a capacidade de raciocínio, a explorar o mundo, a observar-se a si e aos outros, a descobrir as suas emoções, a estimular a curiosidade. 

Neste livro prático, dirigido a pais e educadores, a autora, psicóloga que trabalha diariamente com crianças e famílias, desmistifica a ideia da falta de tempo dos pais, explicando que bastam apenas 15 minutos por dia para brincar com o seu filho. Um tempo especial de partilha, descoberta e crescimento. E dá-lhe ideias e sugestões de jogos e tarefas. 
Brincar não tem idade, logo encontra aqui ideias para bebés, crianças e até para o que já têm um pé na adolescência. O importante é aproveitar este tempo especial com quem mais ama, ajudando o seu filho a crescer. Afinal de contas, a brincar também se educa! 


3. Diário de Desenvolvimento Pessoal 2020, de Sofia Loureiro


#Shopping - Livros para o Regresso às Aulas - Diário de Desenvolvimento Pessoal 2020

Uma ferramenta de transformação para trazer o bem-estar a cada dia do ano. 
Faço o meu Ikigai para aprofundar o meu propósito de vida, e desenho o meu mapa mental para manifestar os meu sonhos;
Monitorizo a alimentação e os meus hábitos saudáveis;
Preencho o diário emocional para optimizar o meu humor; 
Aceito desafio sazonais de planeamento e desenvolvimento pessoal para me focar; 
Conheço um superalimento por mês para apoiar a minha nutrição, e invisto numa prática de bem-estar mensal para o equilíbrio corpo-mente; 
Alinho-me com o calendário lunar, eclipses e chuvas de estrelas, entrando em sintonia com os ciclos da Terra, que facilitam o meu desenvolvimento; 
Determino as minhas tarefas semanais segundo a Matriz de Eisenhower para gerir as minhas prioridades e o meu tempo;
E muitas outras actividades de transformação positiva que me inspiram e motivam.

4. Empodere-se!, de Maynara Fanucci


#Shopping - Livros para o Regresso às Aulas - Empodere-se!

Empoderar é o acto ou efeito de dar ou adquirir poder. Maynara Fanucci levou muito à letra esta definição ao criar o @empodereduasmulheres, onde com mais de um milhão de seguidores, mostra como é possível a entreajuda para chegarmos todas e todos mais longe, marcando a diferença para tornar o mundo um lugar mais justo, mais igualitário. 

Neste livro estão 100 desafios que vão dizer muito a cada uma de nós. Não estamos sozinhas, todas enfrentamos problemas semelhantes. Juntas podemos alterar essa realidade, sempre, para melhor. Ao adoptarmos atitudes simples no nosso dia a dia, podemos fazer uma revolução.

Descobre também a lista de Livros para ler no Dia da Mulher (e não só)

5. Atreve-te a Mudar, de Diana Gaspar


#Shopping - Livros para o Regresso às Aulas - Atreve-te a Mudar

Porque é que é tão difícil mudar, nas nossas relações pessoais, na nossa vida profissional, nas rotinas do dia a dia? Porque é que desejamos tanto mudar, sonhamos com outro emprego, sentimos que não estamos bem como estamos, pensamos no que gostaríamos que a nossa vida fosse, mas... não conseguimos dar o passo para essa transformação? 

Diana Gaspar traz-nos um livro poderoso e transformador que, mais do que uma alavanca de crescimento e resolução pela mudança, pretende ser um livro sobre florescimento. Mudar significa transformar, renascer, reaprender, encontrar, avançar e florescer. Estás preparado?

Com exercícios práticos e mensagens poderosas que nos vão fazer reflectir sobre a nossa vida, as nossas escolhas e objectivos. Para construíres a tua realidade precisas de paciência, determinação e coragem. A mudança não é fácil, desperta os nossos medos, mostra-nos as nossas inseguranças. Mas é possível tomares essa decisão.

ATREVES-TE A MUDAR?

6. Os Segredos que o Nosso Corpo Revela, de Alexandre Monteiro


#Shopping - Livros para o Regresso às Aulas - Os Segredos que o Nosso Corpo Revela

Quando está numa reunião entrelaça as pernas na cadeira? Quando, em conversa, vê o seu interlocutor franzir a testa, sabe o que significa? Em casa, na cama, a que distância tem os pés do seu companheiro? O seu filho costuma bater o pé ou revirar os olhos? Quando conhece alguém, ao cumprimentar agarra-lhe o braço, aperta-lhe a mão de forma suave ou com força? Em que posição coloca as suas mãos quando está a falar? Entrelaça os dedos? Provavelmente nunca pensou nestas questões, mas os gestos, movimentos, expressões faciais, que fazemos, conscientes ou inconscientemente no nosso dia a dia são reveladores dos nossos pensamentos, sentimentos e emoções. 

Dominar a nossa linguagem corporal e aprender os seus códigos e técnicas é uma ferramenta essencial. Pode ser a chave para realizar bons ou maus negócios, para convencer alguém numa entrevista de emprego, para atingir melhores resultados no seu trabalho, para não ser enganado por uma mentira. Neste guia prático de linguagem corporal, Alexandre Monteiro, especialista em decifrar pessoas, revela-lhe todos os truques para usar a linguagem não-verbal a seu favor, os erros que não pode cometer e os sinais a que deve estar atento no outro. 

O primeiro passo é aprender a tornar-se um bom observador, atento aos pormenores, depois segue-se um conjunto de técnicas simples que o vão tornar um verdadeiro especialista.


7. Destrói Este Diário, de Keri Smith


#Shopping - Livros para o Regresso às Aulas - Destrói Este Diário

Criar é destruir!... criativamente, claro. 
Um livro para criar! Um livro interactivo, que chega para estimular e desafiar a nossa criatividade e imaginação de uma forma bem ousada. 
Um livro para oferecer: a prenda ideal para todos os espíritos criativos e inconformistas de todas as idades! 
O mais original para ousar finalmente arrancar com o seu Diário Gráfico sem enfrentar a angústia da página em branco: trate «mal» as páginas em branco e veja como elas respondem bem! Ouse criar! 

8. O Segredo Para Alcançar o Sucesso na Escola, de Renato Paiva


#Shopping - Livros para o Regresso às Aulas - O Segredo Para Alcançar o Sucesso na Escola

O sucesso escolar é o objectivo. Todos queremos que os nossos filhos sejam bem-sucedidos na escola. No entanto, ao longo do seu percurso escolar, a maioria dos alunos depara.se com dificuldades, mesmo os bons alunos! Sim, este assunto não é exclusivo dos alunos que têm negativas nos testes ou problemas de comportamento. Neste livro falamos de dislexia, de erros de ortografia, na dificuldade nos cálculos matemáticos, na pouca atenção nas aulas, mas também na falta de motivação e confiança do aluno, na falta de organização, quando a relação aluno-professor não é a melhor, dos bloqueios que alguns alunos têm perante os testes, nas faltas ou na relação com os colegas. Para todos estes problemas de aprendizagem há uma solução. Que exige trabalho, esforço e dedicação, por parte de pais, alunos e educadores. Porque o sucesso está ao alcance de todos. 

- Espalhe espuma de barbear numa mesa e peça à criança que escreva sílabas ou palavras. 
- Em vez de salientar que o seu aluno cometeu 14 erros, opte por realçar que acertou em 76 palavras. 
- Promova o diálogo com os seus filhos e alunos para que falem das suas emoções, do que sentem quando fracassam e ajude-os a superar essas dificuldades. 
- Jogar o jogo da forca, procurar letras, sílabas e palavras em revistas, ou fazer rimas ajudam o seu filho a ultrapassar um problema de dislexia. 
- Cantigas e lengalengas com números ou jogos de tabuleiro como o «monopólio» são essenciais para crianças com dificuldades na matemática. 
- Uma criança hiperactiva necessita de muito afecto, pelo que os pais são uma peça-chave na superação deste problema. Já o professor deve recorrer a determinadas estratégias, como atribuir à criança tarefas curtas ou trabalhar as matérias mais difíceis de manhã, quando a criança está mais concentrada. 
- Elogiar os momentos em que uma criança com problemas de atenção consegue estar atenta, evitando chamar a sua atenção sempre que está desconcentrada, revela-se uma óptima mais-valia. 
- Ensine ao seu filho uma técnica especial de respiração para evitar o stress e a ansiedade nos testes. 

Numa linguagem clara e acessível e recorrendo a exemplos concretos que se passam nas nossas casas e nas salas de aula, o especialista em apoio terapêutico-pedagógico Renato Paiva desvenda-lhe todos os segredos, estratégias e ferramentas que irão ajudar a ultrapassar as dificuldades de aprendizagem e a alcançar o sucesso na escola. Um livro indispensável para pais, professores e estudantes. 

Podes ver também a lista de Livros para ler nas férias

9. Uma Página por Dia, de Adam J. Kurtz


#Shopping - Livros para o Regresso às Aulas - Uma Página por Dia

As páginas deste livro contêm 365 ideias e conselhos para te animar a desenhar, escrever, reflectir, meditar e partilhar. Preenche-as, uma por dia ou todas de uma vez, e vais ficar rendido à tua criatividade. Vá, larga o telemóvel e pega num lápis! Dá asas à tua criatividade. 

10. Como Estudar Eficientemente, de Guy Montrose Whipple


#Shopping - Livros para o Regresso às Aulas - Como Estudar Eficientemente

Como Estudar Eficientemente traz regras claras e objectivas destinadas a todos aqueles que desejam tornar seu estudo eficaz, formar hábitos de trabalho mental correctos e desenvolver um método ou plano adequado de estudo que realmente os ajudem a assimilar os conteúdos e maximizar o seu aprendizado. A obra do Professor Guy M. Whipple não é um livro direccionado apenas a estudantes, é também orientado para professores que desejam desenvolver, o mais cedo possível, bons hábitos de estudo em seus alunos.

Que te parecem estas sugestões de leituras? Já conheces algum destes títulos? Que outros recomendarias? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter