expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

A Banda Sonora da Semana #25


A Banda Sonora da Semana #25 com música e literatura portuguesa

A primeira nota que quero deixar neste início de semana está relacionada com o final dos passatempos de aniversário. Os que ainda estavam a decorrer terminaram ontem à noite e, antes que comeces a perguntar-te pelos vencedores, quero que saibas que amanhã irão ser anunciados aqui. Como tal, convido-te a ficares atento para o caso de seres um dos sortudos e assim reclamares o teu prémio dentro do prazo estipulado. 

Efemérides de 17 de Setembro


Dia da Compreensão Mundial
1787 - É assinada a Constituição dos Estados Unidos.
1899 - Nasceu José Régio, escritor português. 
1944 - Morreu Karl Popper, filósofo da ciência britânico, de origem austríaca. 

Nada como começar uma semana com o pensamento focado em livros que queremos ler, seja qual for o motivo. Um dos meus passatempos favoritos é passear pelos meus sites de venda de livros favoritos, seja de livros novos ou usados, em busca daquela promoção imperdível e que me faz arruinar um pouco mais as finanças e os meus projectos de poupança.

A minha pobre mãe já ameaça despejar-me com tanto espaço que os meus livros ocupam nesta casa e em tudo o que são estantes. Enfim, como sabes, livros nunca são demais e todos merecem uma oportunidade de serem lidos e amados. A propósito do escritor que nasceu no dia de hoje, José Régio, vou deixar como sugestão de leitura um romance deste autor, sobre o qual sei muito pouco. Na verdade, penso que apenas conheço o seu poema maravilhoso Cântico Negro.

A Banda Sonora da Semana #25 com música e literatura portuguesa

Desse modo, venho sugerir-te como leitura o romance Jogo da Cabra Cega, de José Régio. É um livro sobre o qual nunca ouvi falar mas que me despertou a curiosidade e será uma forma de aumentar o número de livros e de autores portugueses na minha lista de leituras. Até porque, agora que dou uma olhadela aos livros que se encontram em lista de espera para ser lidos ou que já foram terminados e sobre os quais ainda não escrevi aqui, percebo a ausência de autores nacionais o que não deixa de ser uma vergonha, não é mesmo?

Mas como esta coisa de partilhar sugestões não se pretende que seja uma via de sentido único, desafio-te a partilhar comigo os teus autores portugueses, ou que escrevem na língua portuguesa, favoritos e que acreditas que tenho mesmo de descobrir. Aceitas o desafio? 


Para música da semana vou-te deixar com a mais recente música do Carlão, com uma crítica social que me parece muito apropriada e pertinente dado ao que se passa nas redes e a forma como as utilizamos. O que achas da mensagem desta música? Interessante ou despropositada? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter