expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

A Banda Sonora da Semana #24


A Banda Sonora da Semana #24 com música de Rui Veloso e uma sugestão para beber

Estamos de volta com mais uma Banda Sonora da Semana para nos inspirar e motivar para a semana que hoje se inicia. Não é tarefa fácil esta de encontrar assunto para escrever semana após semana. Mas é algo que tenho feito com muito gosto e uma forma de me obrigar a procurar assuntos e novidades que, sendo do meu interesse, podem também acrescentar algo à tua vida. Tudo a postos?

Efemérides de 10 de Setembro


1756 - Instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.
1974 - Portugal reconhece a independência da Guiné-Bissau. 
1977 - É executada a última pessoa pela guilhotina em França. 
1939 - Nasceu Jorge Sampaio, político e antigo Presidente da República de Portugal.
1979 - Morreu Agostinho Neto, médico e nacionalista angolano. 

Não é possível ignorar o primeiro ponto das efemérides, onde se fala da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, que provavelmente conheces com um nome um pouco diferente: Real Companhia Velha. Fundada pelo inteligente Marquês de Pombal, detinha o exclusivo da produção e distribuição do Vinho do Porto.

Os ingleses na época já eram grandes apreciadores desta nossa iguaria e era um dos produtos que mais equilibrava a nossa balança comercial. Um marco histórico é que, nesta zona, foi criada a primeira região demarcada do mundo. Parece que, afinal, andamos a lançar tendências desde os mais remotos momentos da História.

A Banda Sonora da Semana #24 com música de Rui Veloso e uma sugestão para beber

Assim, parece-me que esta semana é um bom momento para voltar a degustar o nosso incomparável Vinho do Porto e relembrar as razões para que seja tão reconhecido mundialmente e tão especial para tanta gente. Pela minha parte, apesar de gostar deste vinho português, confesso que não o bebo com muita frequência. Mas esta semana vamos honrar este legado que nos foi deixado e abraçar este vinho licoroso como digestivo. És apreciador deste vinho? Quando costumas beber Vinho do Porto?

A verdade é que as vinhas do Douro foi o grande contribuidor do desenvolvimento da cidade do Porto e de toda a região norte do país. Como tal, parece-me uma desculpa pertinente para homenagear a capital do Norte com uma música que preste homenagem à cidade do Porto. Que te parece?


Esta é para mim a música mais emblemática e que presta homenagem ao Porto. No entanto, confesso que não conheço muitas mais, por isso desafio-te a partilhares comigo outras músicas sobre esta genuína cidade. Conto contigo? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter