expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quarta-feira, 17 de julho de 2019

#Séries - Grimm


#Séries - Grimm Opinião sobre uma série com personagens baseados na mitologia e com caçadores que procuram fazer justiça

Sinopse

O protagonista da série é Nick Burkhardt, um investigador da Homicídios do Departamento de Polícia de Portland, que tem sua vida transformada quando lhe é revelado que descende dos Grimms, uma linhagem de guardiões encarregada de manter o equilíbrio entre a humanidade e os Wesen, criaturas mitológicas que apesar de se fazerem passar por pessoas normais, especialmente na aparência, possuem uma outra entidade, na maior parte das vezes oculta aos humanos - Wesen é a palavra do alemão para ser ou criatura. Ao longo dos episódios, ele trava batalhas contra todo o tipo de perigosas criaturas com ajuda do seu amigo Monroe, um Wesen, e do seu parceiro, o detective Hank Griffin.

Opinião

As séries nunca estiveram tanto na moda como agora com todas as plataformas de streaming que chegaram a Portugal em força, sempre com propostas cinematográficas e com uma qualidade superior à maioria dos filmes que andam por aí.

A verdade é que eu sou da velha guarda que era apaixonada por séries como as que elegi para as minhas favoritas, séries que continuam a ter um lugar especial no meu coração e que sempre gostarei de rever. Entretanto, como o tempo não chega para a pessoa fazer tudo o que gostaria, acabo por deixar em suspenso muitas das séries que gostaria de descobrir.

Só que, às vezes, tropeço em coisas que simplesmente não consigo ignorar nem deixar para depois. Foi o caso de Grimm. A primeira vez que vi um episódio foi nas madrugadas da TVI e nem sabia muito bem o que estava a ver, só sabia que me tinha prendido a atenção e despertado a curiosidade. Claro que, na televisão generalista portuguesa, não são transmitidas todas as temporadas de uma série e, como tal, tive de procurar uma alternativa para assistir tudo até ao fim.

É a vantagem de assistir a séries que já estão terminadas, não temos de esperar meses por novidades. E que série esta, meus amigos! A primeira temporada é um pouco pobre nos efeitos, mas as que se seguem são incríveis e a história mitológica que é aqui criada é tão bem feita que nos coloca perante factos históricos que passam a ser explicados pela existência dos Wesen.

#Séries - Grimm Opinião sobre uma série com personagens baseados na mitologia e com caçadores que procuram fazer justiça

Mas vamos começar pelo princípio. Nick, detective em Portland, descobre novos poderes que lhe permitem ver os ditos Wesen. Tudo é novidade e torna-se assustador descobrir que essas criaturas existem sem achar que está a enlouquecer e a ter visões. Os livros que a sua tia lhe deixa como heraça ajudam a perceber séculos passados por outros caçadores, os Grimm, antepassados seus que descobriam e matavam esses seres.

A parte positiva é que Nick não é como os seus ancestrais e torna-se amigo de vários Wesen que o ajudam a perceber essa nova realidade e a lutar contra os que atacam a sua cidade. É assim que a aventura começa e se processa ao longo das seis temporadas até chegarmos à batalha final. Sem contar com a sua árdua tarefa de esconder essa realidade do seu parceiro de trabalho e da sua noiva, que nada têm a ver com este universo alternativo.

Todo o enredo se constrói com esta premissa e novas criaturas são apresentadas a cada novo episódio. As inofensivas aprendem que podem confiar neste Grimm e a procurar a sua ajuda. Os maus da fita são caçados como nos bons velhos tempos. Paralelamente, temos a família real, que vive na Áustria, conhecedores destes seres e que procuram uma chave para um segredo obscuro, antigo e que lhes irá permitir obter um poder incomparável e mortal.

Pela minha parte, gosto de todo o percurso da série e da forma como as pessoas "normais" são inseridas neste mundo e o começam a aceitar e, mesmo correndo o risco de parecerem loucos, correm o risco de acreditar e lutar contra esses inimigos comuns. É, de facto, muito bem construída, tanto ao nível dos personagens com características mitológicas, como as relações humanas que são exploradas e desenvolvidas.

O que menos gostei foi do tamanho da última temporada que poderia ter sido melhor aproveitada e nos dar uma melhor imagem do percurso dos nossos protagonistas. Como já disse, gosto de séries terminadas, mas também não me teria importado que tivessem feito, pelo menos, mais um ou dois episódios para concluir devidamente a história.

Quanto a ti, já conhecias esta série? Também és fã de Grimm? Que outras séries me recomendas? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter