expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 23 de outubro de 2018

#Livros - Lethal White, de Robert Galbraith


#Livros - Lethal White, de Robert Galbraith

Sinopse

'I seen a kid killed... He strangled it, up by the horse.'

When Billy, a troubled young man, comes to private eye Cormoran Strike's office to ask for his help investigating a crime he thinks he witnessed as a child, Strike is left deeply unsettled. While Billy is obviously mentally distressed, and cannot remember many concrete details, there is something sincere about him and his story. But before Strike can question him further, Billy bolts from his office in a panic. 

Trying to get to the bottom of Billy's story, Strike and Robin Ellacott - once his assistant, now a partner in the agency - set off on a twinsting trail that leads them through the backstreets of London, into a secretive inner sanctum within Parliament, and to a beautiful but sinister manor house deep in the countryside. 

And during this labyrinthine investigation, Strike's own life is far from straightforward: his newfound fame as a private eye means he can no longer operate behind the scenes as he once did. Plus, his relationship with his former assistant is more fraught than it never has been - Robin is now invaluable to Strike in the business, but their personal relationship is much, much more tricky than that...

The most epic Robert Galbraith novel yet, Lethal White is both a gripping mystery and a page-turning next instalment in the ongoing story of Cormoran Strike and Robin Ellacott.

Opinião

Depois de esperar ansiosamente por dois longos anos, mal pude acreditar quando saiu a notícia do lançamento do quarto volume da saga Cormoran Strike. Fiquei tão entusiasmada que tive de partilhar contigo a notícia da pré-venda de Lethal White ainda antes de encomendar o meu exemplar. Regra geral, prefiro aguardar pela tradução e respectiva publicação em português, mas não me estava a imaginar ignorar este lançamento e ficar à espera de saber o que aconteceu depois de terminar o fantástico A Carreira do Mal.

#Livros - Lethal White, de Robert Galbraith

Antes de me começar a debruçar sobre a história que terminei de ler, quero muito reflectir contigo na diferença entre as edições nacionais e as britânicas, que é o caso desta que comprei. Na verdade, eu já tinha sentido esta grande diferença quando comprei as edições em inglês de Harry Potter e agora voltei a perceber que continua tudo igual.

Claro que já conhecemos as motivações que levam aos preços mais elevados em Portugal e edições em capa dura e com acabamentos de excelência poderem ser encontradas em inglês por preços mais simpáticos do que as portuguesas. O nosso mercado é pequeno e prova disso são as edições brasileiras que são uma lição de fazer livros bonitos, autênticas obras de arte.

#Livros - Lethal White, de Robert Galbraith

A edição que me chegou a casa deixou-me deliciada com a qualidade dos acabamentos e dos materiais. Aquela sobre-capa em tons de verde tem um toque aveludado e a capa, em preto liso, tem na lombada uma impressão das silhuetas de Strike e Robin entre o nome do autor e o título do livro. O papel utilizado é mais grosso do que estamos habituados a encontrar e o tamanho e a fonte da letra super confortável para a leitura. Enfim, só razões para me deixar com vontade de ficar com este exemplar e completar a colecção com os anteriores volumes.

#Livros - Lethal White, de Robert Galbraith

Agora que já elogiei a edição da Sphere, vamos passar ao novo livro sobre o detective Cormoran Strike e a sua nova sócia, Robin Ellacott, escrito por Robert Galbraith, pseudónimo de J. K. Rowling. Tudo começa com um prólogo que nos conta o que aconteceu imediatamente a seguir ao final do livro anterior. Na minha opinião, este deveria ter sido o verdadeiro último capítulo de A Carreira do Mal, mas a autora preferiu escondê-lo de nós e acicatar a nossa curiosidade.

Ultrapassada a curiosidade pelos acontecimentos em torno do casamento de Robin com o seu namorado da adolescência e terminado o prólogo, um ano se passou quando começa o primeiro capítulo. O negócio começa a tornar-se um pouco mais estável, embora o volume de trabalho mantenha os dois sócios afastados e a conviver muito pouco tanto pessoal como profissionalmente.

Até que um jovem perturbado e com claros problemas mentais invade o escritório de Strike com um pedido de ajuda e uma acusação com vinte anos. A testemunha está confusa, com memórias pouco fiáveis e foge antes de Strike ser capaz de o interrogar devidamente. Mas a semente da dúvida fica na sua mente e começa a despontar a vontade de chegar à verdade dos factos, o que o leva a procurar o irmão mais velho de Billy.

O mistério adensa-se quando um membro do Governo solicita os serviços de Strike para investigar esse mesmo irmão mais velho, alegando que este o está a chantagear, ameaçando revelar à Imprensa algo que o Ministro preferia que ficasse longe dos ouvidos da opinião pública. Agora que está a ser pago para investigar algo tão próximo do mistério inicial, o nosso detective nem pensa duas vezes e reúne a melhor equipa em torno dos suspeitos.

Este livro é marcado ainda pelo reencontro de Strike com a sua ex-noiva, que vimos no primeiro livro e que tinha feito pequenas tentativas de aproximação no segundo e terceiro livro da saga. São momentos curiosos e que me parecia inevitável, principalmente quando Strike começa a circular por famílias importantes e que se conhecem entre si, devido a este último caso.

Este é um livro que termina convenientemente, com todas as perguntas a serem respondidas, seja do caso que retrata, seja da vida pessoal dos protagonistas. Claro que ainda existe muita coisa a ser explorada e por isso mesmo fico sempre com aquele sabor de quero mais quando termino a leitura. É o talento inacreditável que só Rowling consegue ter em mim. Só espero não ter de esperar mais dois anos pelo próximo...

#Livros - Lethal White, de Robert Galbraith

Lethal White foi uma leitura incrível, tal como estava à espera e, mesmo em inglês, acabei de ler num ápice, tal era o desejo de saber o que ainda estava para vir. Quem acompanha esta saga, pode contar com mais um mistério com muitas reviravoltas e diversos enigmas para desvendar, bem como com desenvolvimentos importantes para a relação, pessoal e profissional, de Strike e Robin. Se fazes parte dos que ainda não se renderam a esta saga, só te digo uma coisa, não imaginas o que andas a perder!

Agora conta-me tudo, gostas da saga Strike? Vais ler já em inglês ou esperar pela tradução em português? Se, tal como eu, já leste este livro, deixa também o teu comentário para podermos enriquecer a caixa de comentários com spoilers, sem incomodar quem ainda não leu, ok? 

"He had had a choice, after all. The army had been keen to keep him, even with half his leg missing. Friends of friends had offered everything from management roles in the close protection industry to business partnerships, but the itch to detect, solve and reimpose order upon the moral universe could not be extinguished in him, and he doubted it ever would be."

Apesar de já estar disponível na Wook, o meu conselho é que, caso pretendas adquirir o teu exemplar em inglês e numa edição luxuosa como a minha, encomendes na Book Depository com 36% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo.

As opiniões da saga Cormoran Strike que podes encontrar aqui publicada:


Quando o Cuco Chama
O Bicho-da-Seda
A Carreira do Mal

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter