expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 5 de março de 2024

#Livros - Os Romanov vol. 1: Ascensão, de Simon Sebag Montefiore

 

A foto de capa deste livro traz uma imagem impressionante e simbólica, que sintetiza perfeitamente a aura de poder e grandiosidade que cercou a dinastia dos Romanov. Em um fundo verde que remete à esperança e renovação, destacam-se o dourado brilhante e os símbolos do domínio czaresco.  No centro da imagem, um majestoso brasão de armas traz as águias de duas cabeças, um distintivo dos czares russos, envolto em detalhes dourados meticulosamente trabalhados. Ao redor do brasão, acompanhamos a presença de coroas e florais entrelaçados, evocando a realeza e a conexão dos Romanov com a natureza.  Essa combinação de cores vibrantes e elementos fulgurantes é uma representação visual assombrosa do papel central que os czares desempenharam no império russo. Ao examinar essa foto de capa, sentimos imediatamente a magnitude do poder e a ostentação que caracterizaram a dinastia Romanov ao longo dos séculos.  Com a publicação pela Editorial Presença, esta impactante capa ressalta a importância histórica e a fascinante trajetória dos Romanov, deixando clara a promessa de uma narrativa envolvente e rica em detalhes sobre a Ascensão dessa dinastia de imperadores russos.

Sinopse

Os Romanov foram a mais bem-sucedida dinastia dos tempos modernos. 

Como foi possível uma família transformar um reino débil e arruinado, devido à guerra civil, no maior império do mundo? 

E como deitaram tudo a perder? 

Esta é a história de vinte czares e czarinas, alguns tocados pelo génio, outros pela loucura, mas todos inspirados pela sagrada autocracia e ambição imperial. 

Esta arrebatadora narrativa revela de forma magistral a família Romanov - o seu mundo secreto de poder ilimitado, a implacável construção de um império, ensombrado por conspirações palacianas, rivalidades familiares, assassinatos, decadência e excessos sexuais, a influência dos cortesãos, aventureiros, revolucionários e poetas. 

É apresentado um vasto painel de figuras desde Ivan, o Terrível, a Tolstoy, da rainha Vitória a Lenine, de Pedro, o Grande, a Catarina, a Grande, até Nicolau II e Alexandra que, apesar do seu casamento feliz, se revelaram incapazes de salvar a Rússia da Primeira Guerra Mundial e da Revolução. 

Baseado numa aprofundada pesquisa de arquivos a que nunca tinha havido acesso, esta é uma obra fascinante e indispensável para conhecer a história empolgante de triunfo e de tragédia, de amor e de morte, de uma família e de um imenso país - um estudo universal do poder e um retrato essencial do império que define a Rússia atual. 

Uma obra de leitura obrigatória que a Presença publica em dois volumes. 


Buy Me A Coffee

Opinião 

Na obra Os Romanov volume 1: Ascensão, o reconhecido historiador Simon Sebag Montefiore transporta-nos para o coração da Rússia no século XVII. Com uma pesquisa minuciosa e fontes históricas ricas, Montefiore recria o mundo dos czares, revelando os segredos e intrigas da corte imperial. Neste primeiro volume, o autor conduz-nos pelo processo de ascensão dos Romanov ao trono, destacando a figura de Mikhail Romanov e as circunstâncias políticas e sociais que culminaram na fundação da dinastia que governaria a Rússia por mais de três séculos. Com uma narrativa envolvente e uma análise profunda dos personagens e eventos históricos, o livro é uma leitura indispensável para todos os interessados na História da Rússia e na dinastia Romanov. 


A história da família real russa mais famosa, os Romanov, remonta ao século XVII, quando Mikhail Romanov foi coroado czar em 1613. Durante estes mais de três séculos, os Romanov governaram o Império Russo e testemunharam grandes momentos da História, como a expansão territorial, as guerras Napoleónicas e a Revolução Russa. A família real desempenhou um papel fundamental na construção e consolidação do poder na Rússia, assim como na disseminação da cultura e artes russas para a restante Europa. A procura incessante por poder e a oposição aos desafios enfrentados pela dinastia Romanov lançam luz sobre a complexidade e as tensões dessa família complexa, marcada por episódios de grandeza e tragédia. Nesse sentido, Os Romanov apresenta de forma magistral a contextualização histórica acerca desta dinastia, ressaltando a sua importância tanto para a Rússia quanto para o cenário internacional. 


Podes ler também a minha opinião sobre Conquistadores


Neste volume, fica claro o compromisso do autor ao pesquisar documentos, cartas e diários pessoais dos membros da família e de pessoas que conviveram de perto com este ambiente de poder, para oferecer ao leitor uma visão íntima e autêntica dos acontecimentos, dos conflitos e das personalidades. Além disso, o autor contextualiza a história de forma mais ampla, explorando as influências políticas, sociais e culturais que moldaram os diferentes czares e que foram moldando a própria Rússia e a autocracia que parecia a única forma de governar este país. Aliás, com esta leitura e graças aos muitos comentários do auto, é possível compreender muito melhor a Rússia que hoje existe, as suas decisões e comportamentos, bem como a chegada de líderes que, acreditamos, nunca chegariam ao poder na restante Europa. 


"A ascensão e queda dos Romanov, salpicada de sangue, revestida a ouro, incrustada com diamantes, marcial, luxuriosa e fatídica, continua a ser tão fascinante como relevante e tão humana como estratégica, e é uma crónica de pais e filhos, de megalómonos, monstros e santos." 


Nesta obra somos apresentados a todos os czares Romanov, bem como os políticos que os rodeavam, que moldaram a História da Rússia. O autor conduz-nos por uma viagem fascinante através da vida e da ascensão ao poder de figuras icónicas como Pedro, o Grande e Catarina, a Grande, os mais brilhantes e que proporcionam relatos extraordinários e empolgantes dos anos de ouro desta família e do próprio país. É uma imersão nas intrigas palacianas, nas lutas de poder e nas paixões ardentes que moldaram estas figuras históricas e que nos fazem compreender o seu estilo de governação, tão diferentes uns dos outros, e as decisões que tomam ao longo do tempo perante os dilemas que lhes são colocados, sem esquecer alguns dos mais influentes políticos da Europa que lidaram com os czares nestes três séculos. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Os Templários


Simon Sebag Montefiore conta-nos a história dos Romanov de forma cronológica, desde as suas origens na Rússia e o caminho que os levou ao trono, terminando este primeiro volume muito antes da grande queda que se seguiria. Ele utiliza uma combinação de factos históricos e detalhes pessoais para criar um retrato vívido dos protagonistas, tornando a narrativa mais acessível e interessante para o leitor. Estamos perante eventos históricos complexos, com muitos nomes russos impronunciáveis ou totalmente desconhecidos, que poderia tornar difícil a leitura, mas o autor consegue ultrapassar tudo isso de forma hábil e inteligente, por exemplo, apresentando o elenco no início de cada capítulo, que pode ser facilmente consultado para percebermos de quem se fala. A escrita e o estilo do autor é fluído e acessível, capaz de prender o leitor, mas claro que o que é relatado também tem o seu importante papel, pois não faltam campos de batalha, intrigas pelo poder, assassinatos e momentos de luxúria. 


"Napoleão, o imperador arrivista eleito por plebiscito para o trono de um rei guilhotinado, defendeu a hereditariedade perante o autocrata dinástico que tinha aquiescido no regicídio do pai." 


Os Romanov explora os eventos, oferece uma visão detalhada das personalidades e das intrigas da corte russa, bem como dos desafios e transformações socioeconómicas que moldaram a Rússia na época e que, em última instância, são o motivo do que o país é hoje. Além disso, o autor mergulha nas complexidades das relações internacionais e das alianças políticas da época, mostrando o verdadeiro contexto no qual a família Romanov governou o país. Todos sabem que tenho por hábito ler livros de História e que este é um tema que me apaixona, mas tenho de admitir que nunca li um livro sobre este assunto tão rapidamente, de forma tão compulsiva, mesmo com capítulos um tanto longos, onde são explorados minuciosamente os acontecimentos, as decisões, as paixões que moveram todos estes czares. 


Em suma, este é o livro certo para todos os apaixonados por História, como eu, mas também para quem gostaria de conhecer melhor esse país da Europa distante e misterioso e os seus governantes ao longo dos tempos, entender o passado que contribuiu para que hoje a Rússia esteja como está e governada por quem é. É uma viagem fascinante pela História recente, não só da Rússia, mas de toda a Europa que sempre temeu o crescimento russo, sendo formadas alianças para os travarem quando descontrolados ou perigosamente poderosos. No entanto, se ainda precisas de mais incentivos para leres este livro incrível, podes ver o vídeo da Tatiana Feltrin, também ela uma amante da família real Romanov. 

Enquanto não termino o segundo volume desta história dos Romanov, quero saber a tua opinião! Deixa nos comentários a tua opinião se já leste esta obra, ou as perguntas que te apetece colocar depois de ter lido esta resenha e que te farão querer ler o livro também. Vamos conversar? 


O livro físico está esgotado, mas tens à disposição o e-book que podes encomendar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter