Sinopse
Santiago, um velho pescador cubano, está há quase três meses sem conseguir pescar um único peixe, quando o seu isco é finalmente mordido por um enorme espadarte. O peixe imponente resiste, arrasta a sua canoa cada vez mais para o alto mar, na corrente do Golfo, e obriga a uma luta agonizante de três dias que o velho Santiago acabará por vencer, para logo se ver derrotado.
Com uma linguagem de grande simplicidade e força, Hemingway retrata nesta aventura poética a coragem humana perante as dificuldades e o triunfo alcançado apesar da perda. Comovente romance, obra-prima de maturidade de Hemingway, O Velho e o Mar recebeu o Prémio Pulitzer em 1953 e desempenhou um papel essencial na obtenção pelo seu autor, um ano mais tarde, do Prémio Nobel da Literatura.
Opinião
Só para veres como sou uma pessoa bem comportada, já vou no segundo livro lido dentre os que comprei na Feira do Livro de Lisboa e não podia estar mais satisfeita. Queria muito ler Ernest Hemingway e por isso não resisti a ter este livro na estante e não lhe pegar logo que possível. Claro que ser um livro curto ajuda muito e ter passado à frente de outras opções, mas isso é só mais uma qualidade que podemos atribuir a esta obra. Menos de cem páginas que compõem um livro escrito de forma magistral e onde nada está em excesso.
Não vais encontrar adjectivos desnecessários ou descrições para além das necessárias para se compreender as personagens, sobretudo Santiago, e entender o enredo. É uma história aparentemente simples, mas profunda, repleta de significados que nos tocam ao coração e à sensibilidade de todos os que se conseguem emocionar e relacionar mesmo que seja com personagem ficcionais e ambientes que podem não ser aqueles onde nos movimentamos.
Podes ler ainda a minha opinião sobre O Triunfo dos Porcos
Aqui, em O Velho e o Mar, somos apresentados à vida dos pescadores cubanos e de Santiago em particular, um velho pescador que está a passar por um período longo de má sorte no mar. Os dias sucedem-se sem que consiga trazer para casa um só peixe e a solidão do seu trabalho só é interrompida pela ajuda de um rapaz, muito jovem mas que nutre pelo velho pescador uma admiração imensa, que também é resultado de ter sido com este homem que aprendeu o ofício, tendo sido afastado dele profissionalmente pelos seus pais que lhe ordenaram seguir com outros barcos mais bem aventurados no mar.
"Já não sonhava com tempestades, nem com mulheres, nem com grandes acontecimentos, nem com grandes peixes, nem com lutas, nem com provas de força, nem com a sua mulher. Sonhava apenas com lugares e os leões na praia."
Até que chega o dia em que acompanhamos a partida de Salvador para o mar e a sua aventura em águas mais afastadas da costa. Um relato que poderia ser aborrecido para quem não aprecia ou está de alguma forma familiarizado com a vida de pescador, torna-se, pela escrita de Hemingway, num poema escrito em prosa que nos transporta para um universo mágico onde os valores e a coragem são mais importantes que tudo o resto que rodeia Salvador.
Podes ler também a minha opinião sobre O Estrangeiro
Os seus pensamentos durante os três dias que duram a sua aventura depois de pescar um espadarte enorme são partilhados e revelam o enorme respeito que tem pelos peixes e pelo mar, bem como pela sua profissão. Além de que nos mostram a fibra de ferro que compõe o seu carácter e que lhe permite sobreviver sem desistir da sua conquista, mesmo quando tudo parece correr mal e as forças físicas lhe começam a falhar. É um testemunho de resistência, de coragem, de resiliência e respeito pela Natureza.
"Mas o homem não foi feito para a derrota - disse. - Um homem pode ser destruído, mas não derrotado."
Para terminar, só posso dizer que fiquei rendida ao talento de Ernest Hemingway e já quero ler tudo o que escreveu. Este livro vale a cada página, a cada palavra, todo o tempo que dedicamos à sua leitura. Se procuras um livro curto, mas intenso e profundo, que te marque por muito tempo, mesmo depois de teres terminado, esta é a escolha certa. No entanto, se ainda precisas que te convençam sobre as qualidades deste livro, vê o vídeo da Tatiana Feltrin
Já leste alguma coisa de Ernest Hemingway? Que livros do autor te fascinam?
Sem comentários:
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!