expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 16 de março de 2023

Top 7 Provas Cegas - The Voice Portugal | Season 10


Top 7 Provas Cegas - The Voice Portugal | Season 10

E já vamos na décima edição do nosso The Voice Portugal, programa amado pelos portugueses e onde ficamos a conhecer artistas extraordinários. Sou uma fã confessa deste formato de concurso de talentos e, apesar de ter lamentado a saída de dois excelentes mentores, não fiquei desiludida com as novas escolhas, Carolina Deslandes e Dino. O próprio programa ganhou algumas alterações no processo de selecção dos candidatos e até as galas foram mais do que é habitual, o que me pareceu muito positivo e permitiu assistir a mais performances dos meus candidatos favoritos. 


Nesta edição em particular, senti que os talentos estavam muito equilibrados, tendo existido poucos candidatos que se destacassem desde o início, desde o momento da Prova Cega. A diversidade voltou a ser um ponto diferenciador deste programa e esses talvez tenham sido os artistas que mais chamaram a atenção num primeiro momento. Talvez por este nível equilibrado, foi ainda mais difícil escolher apenas sete Provas Cegas, tendo dado por mim com dez eleitos. Como não quero de todo alterar este conceito de escolher só as melhores, vi-me obrigada a rever algumas para fazer mais uma filtragem e chegar ao meu Top 7. 


Terminada esta longa introdução, vamos passar ao que interessa, certo? Vem comigo descobrir o meu Top 7 de Provas Cegas do The Voice Portugal! 


1. Rúben Torres - Equipa Marisa

Esta foi certamente a Prova Cega mais marcante, pois estamos perante um artista único. As suas origens ciganas fazem com que tenha uma forma de cantar muito própria e que imprima o flamengo um pouco a tudo o que canta, mas de uma modo tão bonito e de bom gosto, que não deixa ninguém indiferente. Não sei o que o futuro lhe reserva, mas gostaria muito de poder descobrir qual o caminho que seguiria na música. Sei que estamos aqui para falar de Provas Cegas, mas tenho de destacar a performance do Rúben, com o vencedor Gustavo e a mentora Marisa Liz. Só por esta actuação, já valeu a pena assistir a todo o programa! 



2. Lourenço Ataíde - Equipa Dino 

Mais uma Prova Cega muito marcante e especial. O seu estilo peculiar e o tema que trouxe, fizeram me lembrar o extraordinário Murta, concorrente de edições passadas e que merecia muito ter vencido ou, pelo menos, ter a carreira de sucesso que parecia óbvia. Lourenço tem uma daquelas vozes inconfundíveis, que nos prendem e transportam para longe, para outros lugares, para outros tempos. Entregou um momento memorável, emocionante e sentido, tendo sido disputado pelos quatro mentores. 



3. Francisco Barata - Equipa Carolina

Os estilos únicos foram apanágio desta décima edição do The Voice Portugal. É o caso do Francisco que apresentou uma versão muito original do tema "Inquietação", que apaixonou tanto público quanto mentores. Pessoalmente, fiquei presa na sua actuação e com muita vontade de ouvir mais deste artista que claramente respira música por todos os poros. Infelizmente, não chegou muito longe no concurso, mas fica esta actuação como prova do seu talento inegável. 



4. Vicente Augusto - Equipa Dino 

Esta foi só a minha Prova Cega favorita e não tenho memória de outra com uma energia tão positiva. Quando vejo pessoas como o Vicente fico com a sensação de que esta terra atrai o talento, porque este rapaz tem talento para usar, dar e vender e ainda lhe sobra certamente. A sua presença e a sua voz enche o palco de uma forma avassaladora e que nos hipnotiza. Tenho para mim que este é o tipo de artista pelo qual pagaria bilhete para assistir a um concerto com a certeza de que iria ser surpreendida e ser entretida como se espera de um bom espectáculo. Enquanto esse dia não chega, vou ouvindo em modo repeat a sua Prova Cega. 



5. Paulo Lapa - Equipa Carolina

Não costumo destacar cantores líricos, não por não gostar do género ou por não terem talento, mas talvez por ter consciência da exigência do estilo musical as expectactivas estão mais altas para estes artistas. Mas confesso que o Paulo me conseguiu emocionar e conquistar. Apesar de só ter em linha de conta a Prova Cega para esta lista, não posso ignorar que a cada actuação ao longo de todo o concurso o talento do Paulo Lapa ficou cada vez mais evidente, bem como a sua versatilidade. 



6. Wander Isaac - Equipa Diogo

Wander é um caso sério de afinação, sensibilidade e carisma. As suas qualidades técnicas são assombrosas e entregou uma performance inesquecível e que o levou muito longe no programa e na equipa do seu mentor, Diogo. Não é à toa que virou as quatro cadeiras, conquistou o público que estava presente e acredito que também terá seduzido quem viu em casa. 



7. Joana Homem de Sá - Equipa Dino 

Para minha surpresa, o estreante Dino ficou com uma das equipas mais fortes que já vi. Foi acumulando talento à sua volta e ficou complicado que todos chegassem às galas. As vozes femininas também estiveram bem representadas no programa, tendo contado com muitas divas com vozes poderosas. Só que a que ganhou a minha preferência foi a mais contida Joana. O seu timbre, a sua técnica, a sua afinação e a sua sensibilidade fizeram com que fosse impossível escolher outras pessoas em vez dela. 



O vencedor desta edição trouxe mais uma taça para a equipa da Marisa Liz, para mim a melhor mentora, a que melhor faz florescer o que de melhor cada concorrente tem. Gustavo Reinas é o mais jovem vencedor em Portugal, o que nos leva à perplexidade porque este rapaz tem apenas 16 anos e, só pela voz, ninguém diria tal coisa. A maturidade da sua voz mas também do seu gosto musical é impactante e revela que estamos perante um artista muito particular. 


Top 7 Provas Cegas - The Voice Portugal | Season 10 | Gustavo Reinas

Não seria o meu concorrente favorito, embora lhe reconheça o talento e o mérito de ter procurado cantar quase sempre em português, mas não deixo de considerar uma vitória justa e merecida. Tenho para mim que este concorrente dará cartas no futuro e ainda teremos ocasião de ouvir falar do seu nome. A música portuguesa precisa de gente assim, talentosa, de sangue novo mas com respeito pelo passado, com capacidade de nos emocionar. Agora conta-me, acompanhaste esta edição do The Voice Portugal? O que achaste dos concorrentes? Qual o teu favorito? Concordaste com o vencedor? Deixa o teu comentário e vamos conversar sobre o The Voice Portugal! 


Vê também o meu Top 7 das edições anteriores: 


Season 2

Season 3

Season 4

Season 5

Season 6

Season 7

Season 8

Season 9

Kids Season 2

Kids Season 3

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter