Nunca demorei tanto tempo, sem contar com as edições já terminadas antes do início desta rubrica, desde o final de uma temporada até publicar aqui as melhores provas cegas. A verdade é que, em Maio, comecei a acompanhar as Provas Cegas, a minha parte favorita desta competição, só que senti muito a falta da icónica Marisa Liz. Não estou a diminuir qualquer dos mentores que transitaram para esta edição, nem tão pouco da recém-chegada, Bárbara Tinoco, que são todos artistas incríveis e cujo trabalho aprecio bastante.
Só que a Marisa tem uma sensibilidade artística que me emociona e compreende como ninguém o que se espera deste programa, que fala de música de forma apaixonada, mas que pretende ser um programa de entretenimento e ela entretém como ninguém. A sua dinâmica com os concorrentes, com os apresentadores e, sobretudo, as picardias com os colegas mentores são deliciosas de acompanhar. Posto isto, o meu ânimo arrefeceu com a sua ausência e só agora em Agosto fui ver com atenção o que aconteceu na terceira edição do The Voice Kids.
Quanto a esta edição, acho que foi encurtada em demasia, esperando ver mais galas para ter mais oportunidades de ouvir os meus concorrentes favoritos brilhar. Ainda assim, foi um belo programa que nos apresentou talentos surpreendentemente jovens, com uma maturidade inesperada e um profissionalismo que só se espera ver em adultos. Agora, é chegada a hora de passarmos ao meu Top 7 de Provas Cegas desta edição. Vamos a elas?
1. Margarida Rodrigues - Equipa Bárbara
O maior impacto desta Prova Cega é que estamos perante uma miúda pequena com um vozeirão de gente grande. Fez uma interpretação do tema "I Have Nothing" que, de olhos fechados, poderia muito bem passar por uma actuação de uma qualquer mulher adulta, só que com uma potência, uma afinação e um bom gosto que deslumbraram todos os mentores e a mim também.
2. Nicolas Alves - Equipa Carolina
Mais um menino que não tem voz de criança em lugar nenhum do mundo. A sua rouquidão, o seu timbre especial, tornaram-no no meu concorrente favorito desta edição. A sua personalidade, as escolhas musicais, as suas interpretações cheias de garra, arrebataram o meu coração. Confesso que não gostei tanto da única vez que o ouvi cantar em português, coisa inaudita, pois acontece o contrário na grande maioria dos cantores nacionais. Ainda assim, isso não chega para desistir de acreditar que ainda vamos ouvir falar dele.
3. Lúcia Vicente - Equipa Fernando
Aqui temos um caso de insucesso no ano passado, pois não conseguiu virar nenhuma cadeira em 2021. Em 2022, virou quatro. A evolução foi notória e a passagem à próxima fase do concurso totalmente merecida. Cantou a difícil canção "Rise Up" de uma forma segura, afinada e com escolhas de melodias muito interessantes e que fugiram às óbvias. Interessante, para dizer o mínimo.
4. Rita Sales - Equipa Carolina
A Rita trouxe uma canção de António Variações que resume bem a alma de todos os verdadeiros artistas, com uma insatisfação, por vezes incompreensível, uma sede de querer o que não se tem, de ir onde não se está. A actuação fez virar quatro cadeiras, mas permitiu também mostrar um pouco da sua irreverência e estilo próprio. E não falo só do visual, mas da sua veia artística.
5. Rita Serrano - Equipa Bárbara
Esta temporada foi das divas, que cantam nas horas, aquelas canções que só estão ao alcance de alguns pouco privilegiados. É o caso da Rita Serrano, que fez um brilharete e me encantou com os seus graves lindos e o seu estilo claramente soul e R&B. Não é à toa que foi uma das finalistas da Bárbara, juntamente com a Margarida Rodrigues.
6. Martim Helena - Equipa Carlão
Este menino teve uma Prova Cega totalmente inusitada e confesso que não entendi muito bem o motivo. Mas a verdade é que foram feitas quatro Provas Cegas depois da ronda normal, onde só o Carlão estava presente e poderia escolher um elemento desses quatro. Foi aí que ouvimos o Martim pela primeira vez com um tema de António Zambujo que conquistou o seu mentor. Tem um timbre especial e marcante e, apesar de serem óbvias as suas influências musicais, consegue colocar um cunho pessoal na interpretação dos temas. Chegou à final com todo o mérito e penso que ainda vamos saber mais sobre este jovem.
7. Beatriz Silva - Equipa Fernando/Carolina
Dá para acreditar que esta miúda se apresentou na Prova Cega com uma música de Lena d'Água? Essa foi a minha primeira surpresa, a segunda foi perceber que ela cantava nas horas e que tinha muita personalidade e garra. Fez um percurso incrível no programa, tendo começado com o Fernando Daniel, único que virou a cadeira, mas nas batalhas, ao não ser escolhida pelo mentor para seguir para as galas, conquistou o seu lugar e a mentora Carolina Deslandes.
Quanto à vencedora, também se tratou de um regresso da temporada anterior. Maria Gil pertenceu à Equipa da Marisa, tendo ficado para trás nas Batalhas. E não ficou por ali por falta de talento, mas porque tinha a seu lado os finalistas Aurora e Nuno, que impediram que continuasse a brilhar. Mas será isso sinal que a temporada anterior tinha talentos mais fortes do que esta? Que a fasquia não estava tão elevada e permitiu que a Maria fizesse o seu caminho até à final sem grandes sobressaltos? Isto sem diminuir o seu talento nem as suas qualidades artísticas. Estamos perante uma cantora incrível, disso não tenho qualquer dúvida.
Polémicas à parte, a verdade é que o mentor Fernando Daniel conquistou a sua segunda vitória consecutiva no The Voice Kids Portugal e deve estar nas nuvens. O factor de ter sido concorrente em tempos e ter vivido a experiência do outro lado acredito que seja muito forte e lhe proporcione com competências superiores. Isto sem esquecer o cantor extraordinário que é e com muito para ensinar aos seus meninos. Agora conta-me o que achaste desta nova edição? Qual a tua Prova Cega favorita? Estás de acordo com a escolha da vencedora? Espero pelas tuas opiniões nos comentários!
Sem comentários:
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!