expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Compras na Feira do Livro de Lisboa 2022

 

Compras na Feira do Livro de Lisboa 2022

E mais uma Feira do Livro de Lisboa chegou ao fim, a primeira com um regresso à normalidade total, sem máscaras, distância de segurança nem pensamentos negativos. É o meu evento favorito na capital, pelo qual espero o ano inteiro, sonhando com aqueles livros todos por todo o lado, com promoções e ofertas que são um atentado a qualquer orçamento. O Parque Eduardo VII ganha uma vida e animação que só acontece nesta altura, o que é uma pena, porque é um espaço incrível bem no centro da cidade e que merecia que mais eventos acontecessem e lhe dessem vida. 


Este ano, a Porto Editora disponibilizou a lista de livros do dia e os seus preços ainda antes do início da Feira e foi com os olhos nesse calendário que organizei as minhas duas visitas. Sei que também outras editoras o fizeram, mas confesso que este grande grupo tinha em promoção alguns dos livros que mais me interessavam e, por isso, foi o meu factor decisivo. Antes que me venham falar da Hora H, devo já adiantar que não tenho paciência para a correria que esse momento implica, para toda a logística, estratégia e perseguição dos livros que se deseja, sem contar as filas imensas que se formam. Prefiro, de longe, a tranquilidade de procurar os livros do dia que me interessam ou as promoções que mais me agradam. 


Todos os anos, tento estipular um orçamento para gastar na Feira do Livro que ronda os 50€, mais coisa menos coisa. Só que, ao ver a lista imensa de livros que me interessavam, percebi que esse orçamento ia sair furado, sem sequer ter em conta as restantes editoras. Por isso, decidi vender alguns livros da minha estante, daqueles que não pretendia voltar a ler, e que poderiam servir a outros leitores. Assim, ganhei o dinheiro que precisava para comprar livros novos - sem dar cabo das finanças - e ainda ganhei espaço para eles, que bem precisava. Terminada esta introdução gigante, vamos aos livros que comprei? 


DIA 1


Compras na Feira do Livro de Lisboa 2022

1. Todos os contos, de Edgar Allan Poe

A fama deste autor é tão grande que nem acredito que nunca li nada dele. Para colmatar esta falha minha, andava de olho neste grande calhamaço, que reúne todos os seus contos. Além de ser um livro de excelente qualidade, acredito que o seu conteúdo também corresponde. Livro do dia, ficou por apenas 12,20€. 


Wook | Bertrand


2. Ilíada, de Homero

Um dos clássicos dos clássicos, nestas novas edições, traduzidas por Frederico Lourenço, era uma tentação que não podia ignorar. Sobretudo porque estava apenas por 12,20€. 


Wook | Bertrand


3. Odisseia, de Homero

A mesma coisa para a Odisseia, livro essencial em qualquer estante que se preze, e que agora passou a existir também na minha. Tal como o anterior, ficou por apenas 12,20€. 


Wook | Bertrand 


4. A Queda, de Albert Camus

Estava em falta mais um Camus, que será uma das próximas leituras por estas paragens. Ainda me faltam outros tantos deste autor extraordinário, mas agora este já não falta! Também estava com um desconto espectacular e custou apenas 6,10€. 


Wook | Bertrand


5. O Processo, de Franz Kafka

Um clássico de leitura obrigatória, que li há muitos, num livro emprestado, mas que queria muito reler e ter. Ainda por cima, estas edições da Livros do Brasil são irresistíveis. Tinha de vir comigo, até porque só custou 8,30€. 


Wook | Bertrand


6. Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf

Um livro falado até à exaustão por este Internet a fora, mas que nunca li. Custou 7,20€. Além destes preços que vos falei, a Porto Editora estava ainda com um desconto imediato de 5€ por cada 30€ em compras. Portanto, a soma destes 6 livros daria um valor de 60,20€. Só que com esse desconto extra, paguei apenas 50,20€, o que significa que paguei ainda menos por cada um deles. Bom negócio, não achas? 


Wook | Bertrand


Compras na Feira do Livro de Lisboa 2022

7. D. Amélia, de Isabel Stilwell

Sou uma grande fã desta autora, que considero a melhor escritora de romance histórico portuguesa. Portanto, quando encontrei o seu livro sobre a rainha D. Amélia por apenas 12,60€, não resisti. Veio comigo e espero que seja lido ainda este ano. 


Wook | Bertrand


8. Sua Alteza Real, de Thomas Mann

Nunca tinha sequer ouvido falar sobre este livro, mas Mann é um autor que não precisa de mais argumentos. É dele? É para comprar! Custou 10€, mas estou a contar que valha a pena. 


Wook | Bertrand


9. Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

Um livro sobre o qual estou muito curiosa, afinal trata-se de uma das distopias mais famosas que ainda me falta conhecer. Com um preço convidativo (8,30€) veio comigo para casa e conto ler muito em breve. 


Wook | Bertrand


10. As Cabeças Trocadas, de Thomas Mann

Mais um Thomas Mann, este esgotado nas livrarias, foi comprado numa banca de livros usados e só custou 5€. Sempre vou matando a curiosidade sobre esta obra, enquanto não volta a ser editado por cá. 


11. 101 Maneiras para iniciar o seu próprio negócio, de Christine Ingham

Quando vi este livro prático por apenas 2€ não fui capaz de o deixar lá. Tive de o trazer comigo. Se achar que tem dicas valiosas, depois partilho contigo para que corras a procurar também, pode ser? 


Wook | Bertrand


Podes ver também os livros comprados na Feira do Livro de Lisboa 2021


DIA 2


Compras na Feira do Livro de Lisboa 2022

1. O Arquipélago Gulag, de Aleksandr Soljenítsin

Este livro foi a razão porque voltei à Feira do Livro. Não podia ignorar um livro destes, tão importante para compreender a Rússia Soviética, quando ele custava 15€. Conseguirias resistir? 


Wook | Bertrand


2. A Divina Comédia, de Dante Alighieri

Não estava nos meus planos comprar este livro desta vez, porque não consegui ir à Feira quando estava como livro do dia. Só que depois pus-me a fazer contas à vida e, pensando no tal desconto de 5€ em cada 30€, acabei por agarrá-lo e trazer para casa. Portanto, custava 17,08€ mas acabou por custar menos do que isso. 


Wook | Bertrand 


3. O Mestre a Margarida, de Mikhaíl Bulgákov

Quero descobrir mais sobre a Literatura Russa, por isso quando vi a obra mais famosa de Bulgákov como livro do dia na Presença, não fui capaz de ignorar. Veio comigo por apenas 9,95€. 


Wook | Bertrand


4. A Noiva Judia, de Nuno Nepomuceno 

Fiquei rendida ao talento do Nuno quando li A Célula Adormecida e com uma vontade imensa de comprar todos os livros da série. Os preços que tenho encontrado até agora, fizeram com que adiasse esse projecto. Até que... encontrei este livro na caixa dos livros manuseados, mas que se encontrava em perfeito estado. Assim, veio comigo por apenas 5€. 


Wook | Bertrand


5. A Morte do Papa, de Nuno Nepomuceno 

Nessa mesma caixa de manuseados, encontrei este também, por 5€, e assim já estou mais próxima de ter os livros todos do autor. Outro título também lá estava, mas nesse caso o livro estava bastante danificado. Agora falta-me o Pecados Santos, para conseguir seguir a ordem cronológica desta saga. 


Wook | Bertrand


6. Homenagem à Catalunha, de George Orwell

Regressamos aos autores aos quais não resisto onde se enquadra na perfeição George Orwell. Encontrei esta edição na Antígona, nos livros que já saíram de catálogo. Neste caso, o livro continua no catálogo mas numa nova edição. De qualquer modo, graças a esse pormenor, consegui este livro por apenas 5€. 


Wook | Bertrand


Uffa, este post ficou gigante, mas acredito que vale a pena partilhar estes novos livros para te inspirar a explorar títulos diferentes, conhecer autores, editoras ou simplesmente para partilhar o prazer da leitura e o prazer de comprar livros novos. Foste à Feira do Livro de Lisboa? O que compraste? Qual o livro que comprei que mais gostaste? Por qual começarias? Conta-me tudo nos comentários! 

2 comentários:

  1. Muitas compras boas! Também fui à feira dois dias e trouxe 6 ou 7 livros que estavam em promoção, a Feira do Livro de Lisboa nesse aspecto é óptima :)
    Não li ainda nenhum dos livros que compraste à excepção da Morte do Papa, que não é dos meus favoritos. Quero muito ler Poe e Thomas Mann :) Recentemente li um livro da Isabel Stilwell e gostei muito, acho que vou querer ler tudo o que ela publicou x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do Nuno ainda só li A Célula Adormecida e gostei da sua escrita. Mann ainda só li um livro e do Poe só agora vou começar a explorar os seus contos. Isabel Stilwell é, para mim, a melhor autora portuguesa de romances históricos, por isso também quero ler tudo dela ;)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter