expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 3 de novembro de 2020

#Livros - A Última Odisseia, de James Rollins

 

#Livros - A Última Odisseia, de James Rollins

Sinopse

No solo gelado da Gronelândia, um grupo de modernos cientistas depara-se com uma descoberta chocante: um navio árabe enterrado 800 metros abaixo do gelo. O porão do navio contém uma colecção de artefactos ainda mais antigos, instrumentos de guerra que remontam à Idade do Bronze. Dentro da cabina do capitão há um mapa de ouro e um intrincado astrolábio de prata. 

Uma vez activado, um pequeno barco em movimento traça o caminho do famoso navio de Odisseu a afastar-se de Tróia. Mas a rota desvia-se quando o mapa se fractura para revelar um rio de chamas sob o mar Mediterrâneo que conduz a um reino há muito perdido. O mapa indica que este mundo subterrâneo se chama Tártaro, um mundo que seria o equivalente ao «Inferno» cristão.

Quando se espalha a notícia do Tártaro e do esconderijo de terríveis armas que se diz estarem lá, as tensões explodem nessa região volátil onde turcos combatem curdos, terroristas fazem guerra e civis sofrem horrores incontáveis. Os horrores encontrados nas histórias de Homero são demasiado reais e podem reinar de novo sobre o mundo, pondo em risco o futuro da Humanidade. 

Opinião

Gentilmente enviado pela Bertrand Editora, no âmbito do lançamento deste livro e da sua divulgação durante a Feira do Livro de Lisboa, recebi o mais recente episódio da Força Sigma de James Rollins. O meu projecto relativo a esta saga era ler por ordem cronológica, mas não fui capaz de resistir a este desafio que me foi lançado e decidi antecipar-me e passar à leitura de A Última Odisseia. 

Como ponto prévio, tenho de confessar que, ao ler este novo livro, foram-me aparecendo alguns spoilers relativos a desenvolvimentos que ainda não tinham acontecido até ao último livro que tinha lido. Mais uma vez relembro, que não é obrigatório ter lido os anteriores para se compreender a narrativa, apenas gosto de acompanhar com detalhe a evolução dos personagens e das suas relações intrapessoais. 

Podes ler também a minha opinião sobre A Célula Adormecida

Outra particularidade deste novo livro é que me deixou com uma vontade imensa de ler Odisseia de Homero. Sei que li, durante o período escolar, aquelas adaptações para jovens, mas acredito que será tão interessante descobrir todos os mistérios que se escondem nos livros da Antiguidade Clássica e estou convencida de que essa leitura tem tudo para enriquecer a experiência com este novo livro de Rollins. 

"Ao meu lado, o tiquetaque do Atlas da Tempestade marca a passagem do tempo, acompanhando o pulsar do meu coração, assinalando a contagem decrescente para a inevitável condenação. Tenho noção de que devia destruir este mecanismo infernal, mas não sou capaz." 

O mistério marca presença ao longo de toda esta aventura que nos leva na pegada de Odisseu pelo Mar Mediterrâneo de forma a desvendar a origem de uma ameaça que regressa para assombrar no presente e que parece dar a entender que as figuras que consideramos mitologia poderão ter um fundo de verdade que poderá não ser tão ténue como se poderia imaginar. O perigo também se encontra à espreita e as qualidades da Força Sigma serão necessárias para ganhar esta corrida contra os que pretendem usar esta descoberta para ganho próprio. 

Podes ler ainda a minha opinião sobre Madrugada Suja

Que aventura incrível e perfeitamente adequada a este grupo invulgar que combate o crime de uma forma muito particular. Quando pensamos que este formato estará esgotado, temos a confirmação do génio do autor e da sua capacidade de cada vez escrever mais e melhor e transformando as suas personagens mais icónicas em amigos que queremos muito rever a cada nova aventura. 

"Apesar da minha idade, continuo sem compreender a depravação no coração de alguns homens. Nasci em plena guerra, na sequência de outra que disseram ser a guerra que terminaria com todas. Que tamanha ingenuidade. Veja-se o que continuamos a fazer uns aos outros."

Para quem ainda não entrou neste mundo e gosta de mitologia e Literatura Clássica, esta parece-me uma excelente forma de ficar a descobrir o talento de James Rollins. Também acompanhas o trabalho do autor? Qual o teu livro favorito da Força Sigma? 

Podes encomendar o teu exemplar, e contribuir para as futuras leituras deste blog, na Wook, com 10% de desconto imediato e portes grátis, ou na Book Depository, em inglês e numa edição de capa dura, com 21% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo. 

Outros livros de James Rollins com opinião publicada no blog: 


2 comentários:

  1. Olá, parece-me ser um livro muito interessante :)

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter