expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 7 de agosto de 2018

#Livros - Madrugada Suja, de Miguel Sousa Tavares


#Livros - Madrugada Suja, de Miguel Sousa Tavares

Sinopse

No princípio, há uma madrugada suja: uma noite de álcool de estudantes que acaba num pesadelo que vai perseguir os seus protagonistas durante anos. Depois, há uma aldeia do interior alentejano que se vai despovoando aos poucos, até restar apenas um avô e um neto. Filipe, o neto, parte para o mundo sem esquecer a sua aldeia e tudo o que lá aprendeu. As circunstâncias do seu trabalho levam-no a tropeçar num caso de corrupção política, que vai da base até ao topo. Ele enreda-se na trama, ao mesmo tempo que esta se confunde com o seu passado esquecido. Intercaladamente, e através de várias vozes narrativas, seguimos o destino dessa aldeia e em simultâneo o dos protagonistas daquela madrugada suja e daquela intriga política. Até que o final do dia e o raio verde venham pôr em ordem o caos aparente. 

Opinião

Depois da experiência tardia, mas fantástica, com o premiado Equador, mal podia esperar para ler mais obras de Miguel Sousa Tavares e perceber se tinha lançado uma obra de arte e apenas isso ou se valeria a pena continuar a acompanhar o seu percurso nos romances. E devo dizer que, se ainda me restavam dúvidas, elas ficaram completamente esquecidas e ultrapassadas depois da leitura deste livro.

O enredo não poderia estar mais distante do livro de época que foi Equador. Muito embora seja descrita a época da ditadura e do regime que se lhe seguiu, mas pelos olhos de uma aldeia do interior alentejano e dos seus habitantes, cada vez em menor número. No entanto, a maioria do enredo acontece na actualidade, com tráfico de influências, políticos locais corruptos e com tentativas de chantagem e até implicações em casos policiais.

Uma autêntica aventura com todos os ingredientes necessários para nos colar à trama do início ao fim. Devo dizer que, quando li a sinopse do livro, não esperava que se tornasse uma leitura tão interessante e impossível de parar. Uma prova de que, por vezes, a capa e a sinopse não fazem justiça à história que contém.

As personagens masculinas continuam a ser as mais interessantes e as mais ricas. Embora, também existam mulheres fortes e especiais, como a avó de Filipe, o autor coloca sempre como personagem heróica um homem. O carácter do protagonista é posto à prova e ele terá de mostrar se escolhe o caminho mais fácil e lucrativo ou o mais difícil e que irá provocar danos a si próprio e a outros à sua volta.

Tudo começa com uma noite de copos no clima estudantil que termina com um crime, sem que os intervenientes sejam chamados a responder pelo que aconteceu. Esse é o ponto de partida do livro mas vai muito para lá disso. Fala de lugares abandonados, de homens agarrados às suas raízes, de erros que custam caro e da incapacidade de perdoar e continuar a amar.

É uma história de pessoas que cometem erros e que, cedo ou tarde, pagam o preço pelo que fizeram. Trata os sonhos e a realidade com a mesma importância e destaque. Revela o lado negro que todos temos, boas e más pessoas. Os esqueletos no armário que, tradicionalmente, todas as famílias têm.

É todo um enredo complexo e simples ao mesmo tempo. Com histórias pueris e inocentes, bem como relatos obscuros de crimes, adultério e corrupção. Mais um excelente livro de um autor português que se afirma com todo o mérito e que, agora que o terminei, só me deixa com vontade de passar ao próximo, como é o caso do Rio das Flores. O único problema é que o livro encontra-se esgotado e só existem exemplares usados à disposição e, ainda assim, não são muitos.

Partilha com os teus amigos para que fiquem a conhecer mais um excelente livro e deixa o teu comentário também! Gostas dos livros de Miguel Sousa Tavares? Qual o teu favorito?

"Mas não adianta ir adiante: o tempo é que manda, ele é que sabe, desliza entre os dedos e os anos, apaga o que é próximo e ressuscita o que ficou longe. O tempo é que manda: é ele o único tirano invencível."

Podes encomendar o teu exemplar na Wook, com 30% de desconto e portes grátis. 

2 comentários:

  1. Amiga, foste contaminar o teu blog com este gajo? :(
    Nem que me pagassem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que ele é um personagem polémico e defende posições com as quais eu também não concordo. No entanto, acredita que o escritor é mesmo bom e vale muito a pena.

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter