expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 8 de setembro de 2020

#Livros - A Chave Maldita, de James Rollins

 

#Livros - A Chave Maldita, de James Rollins


Sinopse

Na Universidade de Princeton, um famoso geneticista morre num laboratório de alta segurança contra riscos biológicos. Em Roma, um arqueólogo do Vaticano é encontrado morto na Basílica de São Pedro. Em África, o filho de um senador norte-americano é assassinado às portas de um campo da Cruz Vermelha. Estas três mortes, em três continentes diferentes, têm algo terrível em comum: todas as vítimas são marcadas a fogo com a cruz druida pagã. Estes homicídios altamente invulgares obrigam o comandante Gray Pierce e a Força Sigma a entrar numa corrida contra o tempo para resolver um enigma que remonta a séculos atrás, a um hediondo crime contra a humanidade oculto num críptico códice medieval. 


A primeira pista é encontrada numa múmia num pântano inglês - um segredo que ameaça a América e o resto do mundo. Ajudado por duas mulheres do seu passado, Gray terá de juntar as peças deste puzzle terrível. Porém estas revelações terão um preço elevado e, para poder salvar o futuro, Gray terá de sacrificar uma das mulheres que o acompanham. E isso pode não ser suficiente, dado o verdadeiro caminho da salvação se revelar numa negra profecia apocalíptica. 


A Força Sigma enfrenta a maior ameaça à humanidade numa aventura que nos leva do Coliseu de Roma aos picos cobertos de neve da Noruega, das ruínas de abadias medievais aos túmulos perdidos de reis celtas. E um talismã enterrado por um santo, um antigo artefacto a que chama a Chave Maldita, encerra em si o maior dos pesadelos. 


Opinião

Não podia estar mais feliz por regressar com mais uma aventura da Força Sigma, de James Rollins, que mistura o sagrado com o profano num cocktail explosivo de várias formas. O autor continua magistral a combinar Ciência e História ao longo dos seus livros, sem descurar a vertente pessoal das suas personagens mais icónicas, como é o caso de Gray e as mulheres do seu passado. 


Um dos encantos desta saga é o poder que tem de nos fazer viajar por vários países e diferentes culturas, sobretudo em tempos como os que vivemos, sabe bem poder fazer essas viagens pelas páginas percorridas, enquanto não é possível fazê-las de facto. E esta aventura acontece entre vários Continentes, ameaçando a Humanidade de uma forma nunca antes vista. 


Podes ler também a minha opinião sobre A Célula Adormecida


Voltamos a ter em confronto a Gilda e a Sigma, duas forças secretas mas com propósitos bem opostos. A primeira procura o proveito próprio e armas que possa vender à melhor oferta, enquanto que a segunda pretende salvar o mundo das ameaças que agora surgem, misteriosas e sem explicação aparente. De forma a resolver este mistério, o melhor agente reúne-se com a sua ex-namorada italiana e com uma antiga agente da Gilda que parece pretender regressar à sua antiga organização e recuperar a sua anterior posição. 


"Por fim, teve de se voltar para a janela - retirando-se não por reserva, nem mesmo por delicadeza, mas por uma avassaladora sensação de perda de algo que podia ter sido."


A grande ameaça está relacionada com a escassez de alimentos que poderá culminar numa grande guerra onde nos iremos matar uns aos outros. Curiosamente, esta é mesmo uma ameaça real e até há quem a considere mais grave do que os problemas climáticos e ambientais, tão badalados nos dias de hoje. O mistério tem origem numa zona remota e de pântanos ingleses, onde uma doença inacreditável dizimou toda a população de diversas regiões assinaladas num misterioso registo antigo. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Imortal


Tudo se adensa quando a mais cara e recente tecnologia se propõe a explicar mistérios antigos e procura usar esses novos conhecimentos para controlar os recursos alimentares do planeta, como forma de controlar a população e o mundo. Por outro lado, os mistérios relacionados com o paganismo e a Virgem Negra, ameaçam roçar o mundo místico do Rei Artur e de Avalon, o que me deixou com uma vontade imensa de explorar esse universo. 


"Crises mais sensacionalistas consomem a atenção dos média. O aquecimento global, as reservas petrolíferas, as florestas tropicais. A lista vai crescendo. Mas a raiz de todos os problemas permanece a mesma: demasiadas pessoas acumuladas num espaço demasiado reduzido. Contudo, ninguém ataca o problema directamente. Como é que vocês, americanos, lhe chamam? Politicamente incorrecto, não é? É um tema intocável, enredado na religião, na política, na raça e na economia."


Esta foi uma aventura de tirar o fôlego, repleta de referências interessantes e com teorias bem desenvolvidas, como é hábito de Rollins que não desilude e continua a manter a chama acesa nesta saga tão bem construída e desenvolvida com inteligência. Sem contar com a capacidade de sempre surpreender com alguma reviravolta inesperada e que não conseguimos prever. 


Entretanto, foi lançado o mais recente volume da Força Sigma, A Última Odisseia, que já tive a oportunidade de ler no âmbito do Clube de Leitura que aconteceu durante a Feira do Livro e que em breve terá opinião por aqui também. Agora que dei esse salto temporal, conto voltar ao meu projecto de ler por ordem cronológica toda a saga, o que significa que, em seguida, irei pegar n'A Colónia do Diabo


Agora, podes encomendar o teu exemplar, e contribuir para as próximas leituras deste blog, na Wook, com 10% de desconto em cartão e portes grátis, ou na Book Depository, se lês em inglês, com 15% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo. 


Outros livros de James Rollins com opinião publicada no blog: 


A Cidade Perdida

O Mapa de Ossos

A Ordem Negra

A Herança de Judas

O Último Oráculo

2 comentários:

  1. Desconhecia por completo a existência deste livro, mas apesar de não ser dos géneros literários que mais leio, pareceu-me interessante.

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma série excelente que diverte, entretém e ainda ensina coisas bem interessantes ao longo de cada leitura. Acredito que vais gostar, se lhe deres uma oportunidade :)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter