expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

#Livros - O Mapa de Ossos, de James Rollins


#Livros - O Mapa de Ossos, de James Rollins

Sinopse

Alguns segredos deveriam permanecer enterrados... Durante um serviço religioso apinhado numa catedral da Alemanha, intrusos armados com vestes de monges desencadeiam um pesadelo de sangue e destruição. Não vão à procura de ouro, mas sim de algo bem mais valioso: os ossos dos Magos que prestaram homenagem ao Salvador... um tesouro que pode dar novos contornos ao mundo. 

Com o Vaticano em tumulto, a Sigma Force de Grayson Pierce entra em acção, buscando um antigo mistério que percorre as Sete Maravilhas do Mundo e termina à porta de uma ordem secreta antiga, mística e aterradora. Porque são estes que têm planos para as relíquias roubadas e alterar assim o futuro da humanidade... quando a ciência e a religião se unem para libertar um horror que não se via  desde as origens do tempo...

Opinião

No âmbito da minha resolução de ler, em ordem cronológica, os livros de James Rollins relativos à Força Sigma e que, felizmente, se encontram todos publicados em Portugal e até estão a ser reeditados os que já se encontravam esgotados, venho partilhar a minha opinião sobre o segundo volume desta saga.

Mais uma vez, quero deixar claro que não existe necessidade de ler por ordem ou obrigação de ler todos os livros. Da minha experiência, a trama é perfeitamente compreensível de forma individual, apenas ganha valor pelos pormenores que se apreende volume após volume. Principalmente no que toca aos personagens permanentes, as ligações do seu passado e mesmo entre si são reveladas no decorrer do desenvolvimento da própria saga o que só enriquece o enredo e a vontade de continuar a ler mais e mais.

Aqui, tudo começa com um massacre ocorrido durante uma Missa numa Catedral alemã, onde a causa da morte parecia um mistério impossível de explicar devidamente e onde o relato do único sobrevivente só aumentava as dúvidas do que, de facto, causou a morte de todos os fiéis. E para adensar o mistério, foram roubados os ossos dos Magos que se encontravam guardados na Catedral. Não o ouro precioso que o guardava, apenas os ossos.

É assim que os investigadores americanos são chamados a intervir para ajudar a desvendar este grande mistério, impedindo que os ladrões sejam bem sucedidos nos seus propósitos e antevendo o caminho complexo que se abre através dos ossos. Deste modo, unem os seus esforços aos do Vaticano, levando consigo dois agentes italianos para completar a equipa.

Através desta aventura, somos levados numa viagem incrível por lugares marcantes e por personagens históricos conhecidos de todos nós. O maior exemplo é o de Alexandre, o Grande, peça fundamental em todo a trama e que parece ter conhecido de perto o enigma encerrado nos ossos, que na verdade são um mapa que leva a tesouros perdidos no tempo e preservados por um grupo que, sabendo dos seus poderes, os escondeu das mãos perigosas de quem os queria usar apenas para proveito próprio.

Do lado do inimigo encontra-se uma seita secreta, perigosa e sem escrúpulos. Dispostos a tudo para reclamar para si o prémio e alcançar com ele o poder que acreditam ser seu por direito. Reúnem a todas estas características simpáticas, mentes brilhantes e capazes que conseguiram desvendar a ponta do véu que lhes permitiu iniciar a sua busca, agarrando a peça que lhes abriria o caminho.

Devo dizer que a leitura deste livro, tal como aconteceu com os anteriores, foi compulsiva. A vontade de ler mais um capítulo e depois mais outro é impossível de combater. O que impede de se ler este livro de uma só vez é o seu tamanho e o facto de a malta ter de dormir para ir trabalhar no dia seguinte, o que é uma chatice. Mas ter de parar custava tanto que até adormecer em seguida era tarefa difícil tamanha era a curiosidade.

Este é um livro que muito fala de Alquimia, profundamente ligada que está aos problemas que a Força Sigma tem entre mãos, e mal pude conter o meu entusiasmo quando encontrei o nome de Nicolas Flamel! Sei que para as pessoas normais este nome pode não ter significado algum, mas todo e qualquer fã de Harry Potter que se preze não pode ficar indiferente a este nome, não é verdade?

Tenho também de assumir que este deverá ser, com toda a certeza, o livro de Rollins que mais gostei até ao momento. E esta preferência estará relacionada com os muitos segredos do Vaticano e de personagens bíblicas, bem como pelo muito que se fala de Alexandre, o Grande. Só estes dois ingredientes, que nem precisam estar juntos, costumam ser suficientes para me convencer a ler um livro e a gostar da leitura.

Assim, para quem ainda não leu nada da Força Sigma e gosta deste tipo de temas, talvez seja uma boa opção começar pelo segundo volume, O Mapa dos Ossos. No entanto, acredito que este é um livro que fará as delícias de todos os que gostam de livros de aventuras e mistério, com muita tecnologia à mistura. Pela minha parte estou lançada e já estou em pulgas para pegar no próximo, A Ordem Negra.

Já te cruzaste com este autor nas tuas leituras? Qual o teu livro favorito de James Rollins?

"Ele era um homem com muitas contradições. (...) Dado a grandes fúrias, mas estratega ponderado. Inabalável nas suas amizades, mas mortal quando o traíam. Praticou a homossexualidade, mas casou com uma bailarina persa e com a filha do rei persa, com a ideia de unir a Pérsia e a Grécia."

Podes encomendar o teu exemplar na Wook, com 10% de desconto em cartão e portes grátis, ou a versão inglesa na Book Depository, com portes grátis para todo o mundo.

Outros livros de James Rollins com opinião publicada


A Cidade Perdida
A Herança de Judas

2 comentários:

  1. Ainda não li nenhum desse autor, mas tenho alguns. O problema destas sagas é que nunca acabam e depois a pessoa guarda tanto livro onde??? É que uma pessoa não pode simplesmente desfazer-se de uns volumes e ficar com outros.
    Tenho sagas que já vão em 17 livros...
    (isto não tem nada a ver com o post em si, mas preciso de alguém que me compreenda. ahahha)

    https://www.sonhamasrealiza.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tocaste no ponto! Esse é um dos grandes problemas da malta que gosta de livros e já não tem onde os colocar. É por isso que também tenho medo de me agarrar a novos autores e acabar a arranjar mais uma colecção de livros que não tenho onde arrumar.
      Quer-me parecer que não estamos sozinhas neste problema... Resta saber qual a melhor forma de resolver...

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter