expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 11 de julho de 2019

#Livros - A Rapariga do Calendário, de Audrey Carlan


#Livros - A Rapariga do Calendário, de Audrey Carlan

Sinopse

Mia Saunders precisa de dinheiro. De muito dinheiro. Tem um ano para pagar ao agiota que ameaça a vida do pai e exige o reembolso de uma enorme dívida de jogo. Um milhão de dólares para ser exacto. 
A sua missão é simples: trabalhar como acompanhante de luxo para a empresa da tia, com sede em Los Angeles, e pagar mensalmente uma parte da dívida. Passar um mês com um homem rico, com o qual não é obrigada a ir para a cama se não quiser. Dinheiro fácil. 
A curvilínea morena amante de motas tem um plano: entrar no jogo, conseguir o dinheiro e voltar a sair. Parte do plano é manter o coração fechado a sete chaves e os olhos no objectivo. 
Pelo menos é como espera que corra. 

Sexo, amor e segredos. Uma história que a fará sonhar. 

Opinião

Depois de ter lido As Cinquenta Sombras de Grey, voltamos aos romances eróticos com uma saga de quatro livros que tinha debaixo de olho desde o seu lançamento em Portugal, em 2016. A sua premissa prendeu a minha atenção, por ser diferente da proposta da maioria dos livros dentro deste género que parece ter chegado para ficar.

A ideia de conhecer um ano na vida de uma acompanhante de luxo é fascinante, até porque não estamos a falar de prostituição, mas de desempenhar um papel na vida de milionários dispostos a pagar cem mil dólares por três semanas na companhia de uma bela mulher. É nesse negócio que a nossa protagonista, Mia Saunders, se vê envolvida para poder pagar uma dívida de jogo do seu pai, que se encontra em coma, precisamente, por causa dessa mesma dívida.

Como disse antes, tratam-se de quatro livros, cada um com o relato de três meses da vida de Mia. Ainda ponderei fazer um post para cada livro, quando o sugeri numa Banda Sonora da Semana, mas seria muito difícil sem lançar spoilers sobre o que acontece nos meses anteriores. Assim, preferi juntar os quatro volumes num único post e tentar explicar-te a evolução da história, tentando não comprometer a tua experiência de leitura.

O primeiro livro é para mim o mais interessante, tanto por ser novidade, como por se assentar essencialmente na premissa fora do comum da vida de uma acompanhante de luxo. Os melhores clientes são mesmo os três primeiros e tornam-se fundamentais na vida de Mia. No primeiro volume temos amor, paixão e amizade. Já para não falar nos diferentes lugares que servem como cenário e o papel fundamental que cada um tem para que a Mia se descubra a si própria e aceite a função que desempenha sem se sentir envergonhada por isso.

"Homens, juro... por vezes só ouvem o que querem ouvir. Não importa que sejam gays, falta-lhes sempre o gene que lhes permitiria compreender as mulheres e os seus motivos." 

Podes encomendar o Livro 1 na Wook, com 10% de desconto em cartão e portes grátis. 

O segundo livro, inicialmente, prossegue no mesmo ritmo do anterior, pois em Abril a Mia faz um novo amigo para a vida. Mas, em Maio, o seu cliente contrata-a para ser modelo no Havai, lugar paradisíaco onde tem muito tempo livre e recebe a melhor amiga e a irmã como convidadas e a diversão é a palavra de ordem.

Neste volume ficamos a conhecer melhor a sua relação com estas mulheres e o seu papel altamente protector com relação com a irmã mais nova que criou desde criança, desde que a mãe saiu de casa e o pai se entregou ao álcool e ao jogo. Deste modo, tomamos real consciência das dificuldades que as meninas passaram e os sacrifícios que fez para proporcionar um futuro à sua irmã. Percebemos também a forma como os erros dos seus pais a influenciaram e a fazem tomar algumas decisões que podem parecer estranhas para quem não conheça o seu passado.

O seu talento para fazer de cupido na vida dos outros afirma-se de forma mais clara e sem qualquer margem para dúvidas. Mas está longe de ser o seu único talento. A sua inteligência emocional também a torna capaz de resolver conflitos e encontrar soluções para problemas que parecem impossíveis de resolver para os seus intervenientes.

Por fim, a nossa protagonista sofre uma situação muito desagradável e traumatizante durante o tempo em que estava a trabalhar para o seu cliente de Junho e o livro termina com uma grande dose de incerteza quanto ao futuro que torna a vontade de continuar a leitura ainda mais premente. No fundo, é um gancho muito bem conseguido para nos prender ainda mais à narrativa.

"Tudo mostrava como os havaianos reverenciam os seus mortos. Num lugar que deveria estar cheio de morte e tristeza, senti-me cheia cheia de compaixão e amor."

Podes encomendar o Livro 2 na Wook, com 10% de desconto em cartão e portes grátis. 

#Livros - A Rapariga do Calendário, de Audrey Carlan

No terceiro trimestre do ano de Mia, os acontecimentos atropelam-se e levam a um caminho sem retorno. O trauma vivido no mês de Junho, faz com que a nossa protagonista perceba que tem de assumir os seus sentimentos e parar de negar o óbvio, antes que seja tarde de mais. Esse amor é a ajuda que precisa para ultrapassar o trauma e voltar a desfrutar dos prazeres da vida.

Curiosamente, ainda não falei de sexo nesta minha opinião. E não é por haver falta dele, posso assegurar-te. Mia é uma rapariga com muita vontade e vai encontrando homens bonitos e atraentes com muita frequência. As descrições e as cenas são construídas de uma forma cuidada sem, por isso, fugir ao erotismo necessário e esperado. A única parte que, efectivamente, não me agrada e me irrita um pouco é a forma como o sexo aparece como uma solução que resolve todos os problemas, até os traumas psicológicos que os personagens acumulam durante o desenrolar da história.

É neste volume que a família da Mia ganha uma maior atenção e mistérios do seu passado são desvendados, surpreendendo tudo e todos, incluindo a própria. É uma sucessão de surpresas que começam em Agosto quando descobre o passado da sua mãe e as pessoas de quem fugiu quando conheceu o seu pai. Quando tudo parece estar resolvido e tudo parecia correr bem, o seu pai tem complicações de saúde que o colocam entre a vida e a morte, ao mesmo tempo que o seu namorado desaparece na Ásia.

Mais uma vez, ficamos suspensos e com uma vontade imensa de perceber que mais peripécias irão surgir na vida da nossa protagonista. A leitura é imensamente fluída e o desejo de continuar, capítulo após capítulo, é incontrolável. Esta é uma saga que nos agarra e a vontade de a devorar até à última página é o factor determinante que levou a que tenha sido publicado e com tanto sucesso.

"Nunca serei capaz de compreender por que razão os homens como o Max achavam que podiam resolver todos os problemas do mundo com dinheiro. Tinha de estar relacionado com aquela treta da donzela em apuros e do cavaleiro de armadura reluzente que afectava todos os homens com quem estabelecia contacto nos últimos tempos." 

Podes encomendar o Livro 3 na Wook, com 10% de desconto em cartão e portes grátis. 

Finalmente, chegamos ao último livro desta saga e que vem fechar o ciclo que irá culminar em Dezembro. Quando tudo parece estar claro e sem surpresas à vista, as revelações ainda sucedem de forma inacreditável. A vida de Mia, ao lado do namorado, entretanto regressado, toma um rumo de rotina a dois e através do cliente de Outubro, Mia descobre um caminho que a poderá realizar profissionalmente e que nada tem a ver com o mundo das acompanhantes de luxo.

Para mim, é aqui que a história perde o seu cunho diferenciador e se transforma num romance comum e tradicional, com muito sexo à mistura. Não é que perca qualidade ou interesse porque, entretanto, já nos afeiçoamos à Mia e sentimos como nossos os seus problemas e as suas dores. Até porque este livro é narrado na primeira pessoa por ela e é fácil sentir empatia por uma miúda de 25 anos que passou por tanto na vida e ficamos a torcer para que tenha o seu final feliz merecido.

Agora que os problemas com a dívida estão ultrapassados, novos desafios surgem e Mia precisa de ajudar o namorado a reencontrar-se e voltar a ser quem era antes, ao mesmo tempo que procura descobrir o caminho que quer trilhar por si própria. Não é algo que se revele nada fácil, bem pelo contrário. Mas agora já não está sozinha a trilhar as suas lutas. Tem uma família maior que a suporta e amizades que fez nos meses anteriores de pessoas que continuam a fazer parte da sua vida.

Embora existam surpresas e revelações até ao último momento, o desfecho não se pode dizer que seja surpreendente. A minha parte favorita é que temos um final fechado, como eu gosto. Apesar de terminar em Dezembro, no final do livro ficamos a saber o que acontece na vida de todos os intervenientes num futuro mais longínquo.

"A vida era cheia de pessoas, relacionamentos, amor e medo. Como em tudo o mais na vida, fosse em que época fosse, tudo girava à volta do simples acto de amar ou do medo de qualquer coisa desconhecida." 

Podes encomendar o Livro 4 na Wook, com 10% de desconto em cartão e portes grátis. 

Esta foi uma leitura que me acompanhou em quase todo o mês de Junho e se revelou estar à altura das minhas expectativas. Em Portugal, só existem estes livros desta autora, mas pergunto-me se terá escrito mais coisas e sinto alguma curiosidade em perceber que caminho irá seguir depois desta saga de sucesso.

Quanto a ti, já leste A Rapariga do Calendário? Que opinião tens sobre literatura erótica? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter