expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 9 de julho de 2019

#Filmes - Pedro e Inês


#Filmes - Pedro e Inês

Sinopse

Uma conhecida história de amor contada em três versões e séculos distintos: no passado, no presente e no futuro. Pedro e Inês reencontram-se através dos tempos, uma e outra vez. Mas, quaisquer que sejam as circunstâncias e a época em que vivam, o seu amor é impossível...

Opinião

Queria muito ver este filme português, com um elenco de luxo, e com elementos históricos incontornáveis no nosso país. Queria tanto que já tinha referido esse desejo numa Banda Sonora da Semana do ano passado. Não fui a tempo de ir ao Cinema, mas tratei de o ver por estes dias. 

Confesso que esperava um pouco mais deste filme. O filme é bonito, com boas interpretações e com cenários muito bem filmados, só que é também muito confuso, especialmente nos primeiros vinte minutos, quando ainda não estamos acostumados com os saltos temporais súbitos. Leva algum tempo até que entramos nesse ritmo instável e compreendermos que o narrador, que ganha voz através de Pedro, fala da sua Inês como uma só personagem intemporal e eternamente ligada a si. 

Aliás, essa tornou-se na minha parte favorita de todo o filme pois contém frases lindíssimas, profundas e repletas de significado. Mais do que os enredos criados e o verdadeiro deste amor tão famoso e que ficou na História de Portugal, o Pedro narrador que parece falar com conhecimento do passado, presente e futuro, é o factor diferenciador. 

As histórias retratadas parecem servir como exemplo de duas almas que vivem a reencontrar-se ao longo dos tempos, noutros lugares, noutras circunstâncias, mas com o mesmo destino trágico. O preço a pagar por esse amor é sempre alto e irreparável, sem hipótese de redenção. Como se não estivessem fadados a viver um amor feliz e realizado na íntegra. 

Ainda assim, o filme conseguiu despertar-me a curiosidade para o livro, A Trança de Inês, de Rosa Lobato Faria, que serviu de base para a criação deste filme tão complexo e confuso. Apesar de nunca ter lido nada desta autora, tenho esperança que a mensagem tenha sido melhor passada nas páginas do seu livro, que a concretização tenha sido mais bem conseguida desse modo. 

Curiosamente, este livro já estava na minha lista de desejos quando, em 2017, o coloquei como uma das sugestões de livros para ler nas férias. Depois de ver este filme, passou para o topo da lista e conto agarrar um exemplar nos tempos mais próximos. Até porque, com o lançamento do filme, este livro ganhou uma nova edição e todo um novo interesse nasceu em torno dela. 

Pela minha parte, pretendo dedicar mais atenção ao Cinema português e ver mais filmes nacionais nos próximos tempos. Viste Pedro e Inês? Que opinião tens sobre este filme? 


Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter