expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

#Livros - Os Aromas do Amor, de Dorothy Koomson



Sinopse
Procuro a combinação perfeita de aromas; o sabor que eras tu. Se o encontrar, sei que voltarás para mim.


Agora, fazendo os possíveis para lidar com a perda, Saffron decide terminar Os Aromas do Amor, o livro de receitas que Joel tinha começado a escrever antes da sua trágica morte.

Quando, finalmente, tudo parece ter voltado à normalidade, a filha de 14 anos de Saffron faz uma revelação chocante que abala a relação entre ambas. E, ao mesmo tempo, cartas misteriosas lançam uma nova luz sobre a morte de Joel.

Será um grande amor capaz de sobreviver à maior das perdas?

Opinião
Já mencionei esta autora, por se encontrar entre as minhas favoritas e as que mais sigo atentamente o trabalho, muito embora tenha publicado apenas a opinião sobre o seu livro mais popular, A Filha da Minha Melhor Amiga. A verdade é que já li e tenho alguns títulos de Dorothy Koomson e gostaria de saber se te parece bem que fale deles. Que me dizes? Vale a pena publicar mais opiniões sobre os livros desta autora mais antigos? 

Passando ao livro de hoje, Os Aromas do Amor, que é também o título do livro que a nossa protagonista planeia escrever após ter perdido o seu marido e amor da vida num trágico assassinato que a todos deixou em choque. É um livro de receitas, paixão de Joel, que pretende manter a memória dos sabores e aromas que tanto o apaixonavam na gastronomia e que polvilhava com o amor que tinha pelas pessoas. 

É interessante que só conhecemos o Joel pelas memórias que nos são apresentadas pelos personagens que o conheceram e que sentem saudades e por isso mesmo o relembram. Toda a história gira em torno desta pessoa e do amor que todos lhe tinham e a falha que dele sentem. Seja a esposa apaixonada, os filhos que perdem o pai, a tia idosa extravagante, o melhor amigo e companheiro de aventuras, até mesmo a mulher frustrada que o matou num acto de loucura. 

No fundo, é uma história de perdas, de luto e da forma como cada um encontrou para lidar com o momento que estão a viver. Depois, quando parece que tudo acalmou e regressou a uma certa normalidade, voltam os problemas com a filha adolescente, com a tia problemática, com o trabalho que corre mal e com o melhor amigo que precisa de mais do que a nossa Saffron se sente capaz de dar. 

Embora não seja muito fã deste final, consigo compreender dado que as razões apresentadas são perfeitamente lógicas vindas de alguém que começa agora a aprender a viver sem o amor da sua vida. Claro que a vida amorosa não acaba, nem deve, para uma mulher tão jovem, mas existem limitações que podem ser intransponíveis. Não me quero alongar para não me arriscar a fazer spoiler, mas se leres o livro vais perceber do que falo. 

Esta autora tem alguns traços muito presentes na sua obra. A cultura negra, as formas de amar mais particulares e inusitadas e, por vezes, brinda-nos com cocktails de sabores e aromas que nos transportam para uma história com todos os sentidos activados. É totalmente o caso deste livro que, mais uma vez, corresponde ao seu estilo, embora a componente policial seja uma novidade para mim, e não desilude em nada os seus fãs e admiradores. 

Já leste Os Aromas do Amor? Qual o teu livro favorito de Dorothy Koomson? 

"Agora que tinha resolvido muitos dos problemas mais prementes, restava-me enfrentar o abismo de uma nova existência sem ele e percebi que este imediatismo físico, vital, era algo que me fazia falta. Precisava de sexo. No entanto, não podia dizer isto a ninguém porque não iriam entender. Pensariam que era monstruoso da minha parte estar, sequer, a considerar a questão depois de ter perdido o amor da minha vida. Eu própria pensava que era monstruoso da minha parte desejar tal coisa depois de ter perdido o amor da minha vida, mas o meu corpo pedia-me sexo, tinha absoluta necessidade disto. Ansiava pelo contacto físico, pela proximidade, cobiçava o alívio do orgasmo."

Podes encomendar o teu exemplar aqui, com 10% de desconto em cartão e portes grátis. 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter