Apesar de no dia de hoje se comemorar o Dia Nacional do Pijama, o assunto já foi tratado com o devido destaque ontem (se não viste o post, podes ver aqui). O que significa que este dia está reservado para mais um dos derradeiros temas do Desafio de Cinema, projecto incrível e que muito bem tem feito aos meus conhecimentos de cinéfila amadora e aspirante a crítica de Cinema.
Pronto, estava a brincar. Mas só no que diz respeito à crítica, ok? Posto isto, o tópico/tema que me era pedido tratava-se de eleger um filme premiado. Coisa difícil, pois pressupõe-se que filmes muito premiados são de grande qualidade, logo complicados de eleger apenas um no meio de tantos. Como continuo a procurar escolhas menos recentes, por acreditar serem menos conhecidas de muitas pessoas, fui puxar pela memória em busca do filme perfeito para se considerar um Premiado.
Curiosamente, encontrei a resposta ao visitar um blog - peço imensa desculpa mas não consegui encontrá-lo - onde a menina contava que, depois de tanto lhe falarem neste filme, decidiu ver e ficou rendida. Depois disso, ficou claro que esta categoria seria preenchida com O Silêncio dos Inocentes. Além de contar com um actor brilhante, Anthony Hopkins, tem um enredo tão bom e fascinante que é impossível assistir a este filme e não ficar totalmente seduzido por Hannibal Lecter.
É um filme icónico, que ganhou inúmeros prémios, dos mais óbvios aos menos conhecidos do grande público, e que marcou toda uma geração que colocou a fasquia do terror psicológico num outro nível. Tão boa era a história e tão rico era este personagem principal, que outros três filmes foram lançados. Uma sequela e dois prelúdios. Todos igualmente interessantes e bem feitos. No entanto, apesar de existirem filmes que contam como surgiu este vilão, acredito sinceramente que os estreantes devem começar por O Silêncio dos Inocentes para só depois descobrir onde se encaixam as restantes peças.
E tu, já conhecias este filme? Qual a tua opinião sobre ele?
Sinopse
Um psicopata está a raptar e a assustar jovens mulheres por todo o Midwest. Com o intuito de tentar perceber a mente do assassino, o FBI manda a agente Clarice Starling entrevistar um prisioneiro demente que poderá fornecer informações psicológicas, bem como pistas para o comportamento do homicida. Este prisioneiro, o psiquiatra Hannibal Lecter, é um canibal assassino e extremamente inteligente, que só concordará em ajudar Starling se esta saciar a mórbida curiosidade de Lecter com detalhes da sua complicada vida. Esta relação deturpada obriga Starling não só a confrontar os seus próprios demónios, mas também a encarar, face a face, um louco e horrendo homicida, uma tão poderosa encarnação do mal que ela poderá não ter a coragem ou força suficiente para o travar.
Acompanha o Desafio de Cinema - 52 Filmes em 52 Semanas e vê os próximos temas.
AMO este filme é sem dúvida alguma o meu filme favorito de sempre!!
ResponderEliminarNovo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/christmas-decor.html
Beijinhos ♥
É excelente mesmo!
EliminarE já viste os outros que se seguiram?
Beijinhos*
Nunca vi nenhum dos filmes ( eu sei, é um crime xD, principalmente o primeiro), mas vou tratar de o fazer :).
ResponderEliminarBeijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry
Vê porque vale mesmo a pena, sobretudo o primeiro que conta com dois actores de peso!
EliminarBeijinhos*