expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

domingo, 3 de janeiro de 2021

Top 5 - Melhores Leituras de 2020

 

Top 5 - Melhores Leituras de 2020

Apesar de ter sido um ano atípico, 2020 foi também um ano recheado de livros e leituras incríveis e devo dizer que não foi fácil escolher estes cinco que destaco hoje como os melhores do ano. Ao contrário de muita gente, não li mais por causa da pandemia, até porque estive sempre a trabalhar, ainda que durante algum tempo em casa, e o tempo livre não aumentou exponencialmente. 


Ainda assim, foi um ano muito produtivo em termos de leituras e levo comigo alguns daqueles que ficam para a vida. É, com toda a certeza, o caso de todos os que aqui venho colocar neste pódio e que não posso recomendar mais a todos vocês. Se ainda não os leste e tens aí em casa, coloca no topo da lista que não te vais arrepender. 


Vê também o Top 5 de Melhores Leituras de 2019


1. O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë 

Esta foi a leitura do ano e, quase me atrevo a dizer, da vida. Mesmo após terem passado semanas desde que terminei este livro, ainda me surgem reflexões sobre as personagens, sobre o enredo e não deixo de me sentir arrebatada pelo talento da irmã Brontë mais reservada. Asseguro-te que, quando terminares esta leitura, vais sentir que já devias ter lido há muito tempo. 


Lê a opinião completa sobre O Monte dos Vendavais


Wook | Bertrand 


Top 5 - Melhores Leituras de 2020 | O Monte dos Vendavais

2. Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa

Outra obra-prima da Língua Portuguesa que terminei em 2020 e que me apaixonou todos os dias sem excepção. É o livro certo para ter SEMPRE na mesa de cabeceira e ler de forma aleatória porque ele vai falar contigo e dizer-te coisas que precisas de saber ou surpreender-te ou arrebatar-te. Enfim, é um livro infinito que nos faz pensar e sentir, por vezes, sobre assuntos banais, outras, sobre temas polémicos. Se apenas leste poemas soltos de Fernando Pessoa na escola, precisas de ler isto e entender que a prosa também pode ser poética de uma forma inacreditável. 


Lê a opinião completa sobre Livro do Desassossego


Wook | Bertrand


Top 5 - Melhores Leituras de 2020 | Livro do Desassossego

3. D. Manuel I - Duas Irmãs para um Rei, de Isabel Stilwell

Isabel Stilwell volta a marcar presença num Top de leituras deste blog e com todo o mérito. Quanto mais leio romances históricos desta autora mais me rendo ao seu talento e relembro o quanto a nossa História é fascinante. Quero ler tudo, dentro do género, que esta mulher escreveu e só posso recomendar a todos os amantes deste género literário. Esta é até uma boa opção para começares visto que acompanhamos uma era dourada de Descobertas e tramas políticas. 


Lê a opinião completa sobre D. Manuel I - Duas Irmãs para um Rei


Wook | Bertrand


Top 5 - Melhores Leituras de 2020 | D. Manuel I, Duas Irmãs para um Rei

4. A Célula Adormecida, de Nuno Nepomuceno 

2020 foi o ano em que descobri o Nuno enquanto autor e não podia estar mais satisfeita com esta descoberta e agora só quero ler toda a saga do Afonso Catalão que, inclusivamente, tem livro novo a sair do forno e promete continuar a arrebatar-nos com o seu talento para a escrita. A prova de que se continua a escrever livros espectaculares em português e em Portugal. Se não conheces ainda o Nuno, dá-lhe uma oportunidade e prometo que não te vais arrepender. 


Lê a opinião completa sobre A Célula Adormecida


Wook | Bertrand


Top 5 - Melhores Leituras de 2020 | A Célula Adormecida

5. Rio das Flores, de Miguel Sousa Tavares

E para terminar em beleza, regressei este ano ao romance que me faltava ler de Miguel Sousa Tavares e voltei a ficar mergulhada no seu talento para nos criar ambientes, épocas e personagens inesquecíveis. Aqui acompanhamos uma família do Alentejo que acompanha três gerações e mudanças que afectam as suas dinâmicas, os seus sonhos e os caminhos que decidem percorrer. Eu sei que estamos perante uma personalidade polémica que reúne alguns ódios de estimação, mas tentem separar o autor da sua obra e descubram o trabalho incrível que o Miguel consegue fazer nos seus romances. 


Lê a opinião completa sobre Rio das Flores


Wook | Bertrand


Top 5 - Melhores Leituras de 2020 | Rio das Flores

É com muita alegria que constato que estamos com uma maioria de livros portugueses nesta lista, algo que aconteceu de forma espontânea e que só ao chegar ao final da construção deste top me apercebi. Agora só me resta desejar que tenhas tantas boas leituras quanto estas que partilhei e que o novo ano de 2021 nos traga a todos bons livros e tempo para ler todos os que desejamos. 


E não te esqueças, se utilizares os links acima para comprares os teus exemplares destes ou de outros livros, estarás a contribuir para as futuras leituras deste blog e, desde já, deixo o meu agradecimento. 


Agora, trata de deixar o teu comentário e conta-me se já leste algum destes livros e qual a tua melhor leitura de 2020! 

8 comentários:

  1. Pareceram ser todos leituras muito interessantes, mas já tenho O Monte dos Vendavais na minha lista há bastante tempo e quero ver se não passa deste ano. Também fiz no meu blog uma publicação sobre as minhas leituras preferidas de 2020 :)

    Beijinhos,
    Six Miles Deep

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de ler e depois contar tudo xD
      Vou espreitar as tuas melhores leituras de 2020
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. "O Monte dos Vendavais" já merece uma releitura da minha parte..
    Também descobri o Nuno Nepomuceno em 2020, li todos os livros! Os meus preferidos foram "A Célula Adormecida" e "Pecados Santos" :)
    Achei que 2020 seria o ano em que ia finalmente ler Isabel Stilwell mas não aconteceu :( tem de ser agora!
    Feliz ano novo! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda não consegui ler tudo do Nuno, mas espero que isso aconteça agora em 2021!
      Se bem me recordo, és fã de Philippa Gregory, por isso tenho a certeza que vais adorar a Isabel Stilwell ;)
      Feliz Ano Novo xD

      Eliminar
    2. Confere, sou fã de Philippa gregory :D Já me disseram isso, mas temos sempre tanto para ler que alguns vão ficando... é a vida, mas lá chegaremos :)

      Eliminar
    3. Pois, eu percebo-te bem. Essas foi a principal razão para ter demorado a conhecer a autora e outros tantos que me faltam descobrir. Dilemas dos leitores xD

      Eliminar
  3. Adorei ver suas leituras, estou bem em falta com isso, preciso voltar a ler.
    Me visita em meu canal. https://youtu.be/d_-urHgI3dA
    https://blogcarolarruda.blogspot.com
    @carolxarruda
    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter