expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

#Livros - O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë

 

#Livros - O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë

Sinopse

O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. 

Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singulariddade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura. 


Opinião

Devo dizer que ainda não acredito ter demorado tanto tempo para ler este livro e tenho de partilhar que, mesmo após ter terminado a leitura, ainda me ocorrem momentos desta narrativa invulgar e sou assaltada por pensamentos relacionados com estas personagens tão singulares. Só agora entendo as tantas opiniões que fui lendo ao longo dos anos e só posso concordar que os spoilers não perturbam em nada nem diminuem o interesse que sentimos ao longo da leitura. 


Em O Monte dos Vendavais, acompanhamos duas famílias: os Earnshaw e os Linton. A primeira um pouco decadente, embora com posses, a segunda com a melhor posição social e económica da região remota e isolada onde habitam. É neste círculo rural vitoriano, que chega Heathcliff, acolhido pelo patriarca dos Earnshaw que o adopta como se seu filho se tratasse. Recebido como um rival pelo filho legítimo, transforma-se no companheiro de brincadeiras da filha mais nova, Catherine. 


Podes ler também a minha opinião sobre Persuasão


É neste início que se criam as bases de toda a narrativa que segue ao longo de mais de vinte anos e que nos mostra a crescente ligação de um amor que nunca se concretiza entre Heathcliff e Catherine, bem como o ódio e o desejo de vingança que este sente por Hindley e que se transforma no motor da sua vida após perder definitivamente a sua amada. 


"Agora, casar-me com Heathcliff seria para mim aviltante; assim, ele nunca saberá o quanto o amo; e não o amo por ele ser belo, Nelly, mas porque ele é mais eu do que eu própria. Seja qual for a substância de que são feitas as nossas almas, a dele e a minha são uma só, e a de Linton é tão diferente como o raio de luar do relâmpago ou o gelo do fogo." 


O livro está dividido em duas partes, sendo que na primeira acompanhamos as relações de amor e de ódio entre estes núcleos complexos e na segunda somos dirigidos pelo caminho destrutivo da vingança. Entretanto. nesta segunda fase, surgem novos personagens, filhos dos protagonistas, que se cruzam para concluir o percurso da vingança à redenção final. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre O Grande Gatsby


É impossível não fazer o paralelo entre a obra e a sua autora, afinal estamos perante um livro intenso, obscuro, com protagonistas repletos de densidade. Por seu lado, Emily Brontë era uma jovem introvertida, que não gostava de sair do seu espaço nem de socializar e parece inacreditável que da sua mente tivesse saído um romance tão profundo e com uma carga psicológica tão forte. 


"O meu amor por Linton é como a folhagem nos bosques. O tempo irá alterá-lo, sei-o bem, assim como o inverno altera as árvores. O meu amor por Heathcliff assemelha-se às rochas eternas por baixo, que, embora fonte de escasso deleite visível, são indispensáveis. Nelly, eu sou Heathcliff! Estou sempre, sempre a pensar nele, não enquanto fonte de prazer, assim como os pensamentos acerca de mim mesma nem sempre me são agradáveis, mas porque ele é o meu próprio ser."


Outro aspecto fascinante desta obra é a quantidade de temas que ele nos entrega para debater, pensar e reflectir. Amores doentios e obsessivos, relações abusivas, distúrbios psicológicos e a dicotomia amor-ódio. O Morro dos Vendavais é um excelente ponto de partida para este e tantos outros assuntos pela riqueza do que se pode encontrar entre as suas páginas. Um Clássico da Literatura Universal fascinante e que deveria ser leitura obrigatória para todos em algum momento da vida. Também já te rendeste ao talento de Emily Brontë? 


Encomenda o teu exemplar usando os links abaixo e contribui para as próximas leituras no blog


Wook | Bertrand | Book Depository

2 comentários:

  1. Já adicionei à minha lista de livros a ler este ano. Já tinha curiosidade para lê-lo, mas agora ainda fiquei com mais vontade. Beijinhos,

    Six Miles Deep

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter